Positividade Tóxica

POSITIVIDADE TÓXICA

Não adianta fingir, tentar disfarçar ou esconder o que você está sentindo. Quando alguém muito querido morre, a dor do luto é muito forte e devastadora. Não existe “técnica” para você disfarçar isso. O SER HUMANO NÃO É UM ROBÔ PROGRAMADO! Deus nos fez de carne e ossos. Sentimos frio, calor, sede, fome, tristeza, alegrias, etc... Nós temos as nossas necessidades. O ser humano não é indestrutível, sentimos dor, choramos, entramos em desespero muitas vezes...

Hoje, muitos “coaches” estão vendendo seus cursos, querendo transformar as pessoas em “máquinas” que não tem nenhum sentimento. Esses profissionais tentam mostrar que é possível uma pessoa viver sem expressar seus verdadeiros sentimentos, e sendo assim, negar as suas fraquezas. E milhares de pessoas estão recebendo esses “treinamentos”, na expectativa de mudarem de vida, pensando que vão se transformar em “super heróis” indestrutíveis.

Uma música que tem feito bastante sucesso, da cantora SIA, e está associada à figura da Mulher Maravilha, se chama “UNSTOPPABLE”, cuja tradução em português é: INCONTROLÁVEL / IMPARÁVEL. E isso passa a ideia de uma pessoa forte que não se abala, que é valente, que enfrenta tudo, que é guerreira e indestrutível. Mas, será que existe um ser humano nessa qualidade? Será que existem pessoas que são indestrutíveis, que nunca se abalam com nada, que nunca choram, nem se entristecem com algo?

Outra canção famosa, dessa mesma cantora SIA com o DJ David Guetta, se chama: TITANIUM (TITÂNIO). No refrão dessa música, ouvimos a cantora dizer: "I'm bulletproof..." (sou à prova de balas) "I am Titanium..." (eu sou de titânio). Também transmitindo a ideia de força, coragem e invencibilidade. E esses terapeutas usam essas canções, com "frases de efeito", para estimularem ou despertarem nas pessoas, a vontade de serem imbatíveis, indestrutíveis, etc...

Mas a realidade de cada pessoa é diferente. E o que temos visto nestes últimos dias é o aumento assustador dos casos de suicídio e depressão. Então paramos para analisar: onde estão as pessoas feitas de titânio, que são fortes, guerreiras, imbatíveis e indestrutíveis? Tem psicólogos, psiquiatras, terapeutas, digital influencers, e muitos coaches, com depressão e cometendo suicídio. A mídia mostra isso, diariamente.

Onde está a força deles? Cadê a armadura indestrutível destes profissionais que prometem ajudar as pessoas a vencerem as suas crises, seus traumas, seus problemas ?

Qual ser humano pode bater no peito e dizer: “EU SOU FORTE, E NADA ME ABALA”?

Uma pessoa honesta e sincera reconhece as suas fraquezas e debilidades. Aliás, os filósofos gregos da antiguidade já diziam que existe virtude em reconhecermos as nossas fraquezas. Mas, nestes últimos anos surge uma classe de profissionais ensinando que o homem e a mulher podem ser pessoas “indestrutíveis”, se aprenderem a esconder suas fraquezas. Isso se chama: POSITIVIDADE TÓXICA!

Querem ensinar que é vergonhoso chorar? Querem ensinar que uma pessoa não pode se sentir um fracasso em algum momento de sua vida? Querem passar a deia de que ser fraco é um defeito, uma coisa ruim? Querem fazer as pessoas “engolirem o choro”, num momento delicado de suas vidas, como o luto em família, por exemplo? Onde essa gente está com a cabeça?

A bíblia nos ensina que até Jesus Cristo chorou! João, o apóstolo deixou isso registrado em seu evangelho. Até Jesus Cristo, que é Deus, o Todo-Poderoso, um dia, Ele chorou. Sim! JESUS CHOROU! (João 11:35)

• Qual ser humano é mais sábio ou mais forte do que o Senhor Jesus?

• Qual ser humano pode afirmar que é mais valente do que o Senhor Jesus?

• Qual “coach” tem mais sabedoria do que o Senhor Jesus?

Em Romanos 12:15, o apóstolo Paulo ensina o seguinte: “Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram...” - Romanos 12:15

Para a psicologia, o choro é um reflexo psicogênico resultante da interação entre as áreas do sistema límbico do cérebro que regulam a experiência consciente das emoções internas e das respostas fisiológicas. Acredita-se que o choro possibilita o retorno da homeostase do organismo através da liberação de neurotransmissores e hormônios.

E os psiquiatras afirmam que chorar faz bem para a saúde. Segundo a opinião destes profissionais, o que não é saudável é “reprimir o choro”, como alguns querem ensinar, pensando que tal atitude poderá trazer benefícios. Mas, ninguém se torna “indestrutível” só porque reprime seus sentimentos e não chora. Precisamos ter em mente que, o “Super-Homem”, a “Mulher Maravilha”, o Homem de Ferro”, o “Incrível Hulk”, são super heróis que só existem na ficção. A vida real é outra coisa!

Desde cedo, os meninos escutam os seus pais dizendo a eles: “HOMEM NÃO CHORA!” Mas, isso é um grande engano. O homem chora da mesma forma que as mulheres também choram. Por uma questão de cultura, as mulheres são vistas como “manteiga derretida” e “choronas”.

Mas, Deus fez o homem e a mulher iguais! Ambos têm a mesma capacidade, a mesma inteligência, tem as mesmas fraquezas, e estão sujeitos às mesmas paixões. Para Deus, o homem e a mulher são iguais!

Portanto, não existe “curso” que transforma o ser humano em um “super herói indestrutível”. Esses profissionais estão ganhando muito dinheiro enganando as pessoas com falsas promessas. Da mesma forma que os falsos profetas, religiosos charlatões, estão nas igrejas iludindo aqueles que se deixam levar pela sua ignorância e falta de conhecimento.

Não existe um meio de disfarçar os nossos sentimentos. Quando chega a hora de chorar a gente chora. Quando é tempo de sorrir e se alegrar, a gente se alegra. Desde que o mundo é mundo, as coisas tem sido assim, e isso nunca vai mudar. Enquanto estivermos neste mundo, cheio de injustiças, guerras, desigualdades, covardias de toda espécie, violência e mortes, o sofrimento continuará fazendo parte de nossas vidas. Não é um “curso” ou uma “técnica” que vai nos transformar em robôs sem coração.

Jesus Cristo disse: "NO MUNDO VOCÊS TERÃO AFLIÇÕES, MAS TENHAM BOM ÂNIMO, POIS EU VENCI O MUNDO"

"Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". - João 16:33

Deus não criou o homem como um ser programado, semelhante a um computador. Ele deu livre arbítrio ao homem e a mulher. E esse livre arbítrio nos permite fazermos nossas escolhas. Sem essa liberdade de escolhas, seríamos robôs programados, e sendo assim, todos seriam iguais. Não haveria dores e lágrimas, nem morte, nem destruição. Estaríamos condicionados a viver a eternidade sem fazermos nossas escolhas. O sofrimento, muitas vezes, vem de nossas escolhas. O homem faz as suas escolhas e ele mesmo colhe os resultados. E muitas lágrimas poderiam ter sido evitadas se a pessoa fizesse uma escolha diferente. Mas, com tudo isso, entendemos que Deus nos deu liberdade de escolha. E evitar todo tipo de sofrimento é praticamente impossível. Por natureza, após o pecado de Adão e Eva, somos herdeiros de males e de consequências negativas.

Foi feita uma escolha no jardim do Éden, quando Eva desejou comer do fruto proibido, e foi justamente essa escolha que arruinou toda a humanidade. De modo que o ser humano passou a ter sofrimentos diversos, tais como doenças, pragas, pestes, vírus, anomalias em animais e no ser humano; surgiu o ódio, a raiva, a ira, a tristeza, a melancolia, a depressão (considerada pela OMS – Organização Mundial da Saúde, como o mal do século), os homicídios, os suicídios, as guerras e toda sorte de violência e maldade na terra.

Como poderiam os profissionais “coaches” ou terapeutas comportamentais, resolverem todos esses problemas? Esse caos, essa desordem ou bagunça na humanidade, jamais poderão ser consertados com um simples “curso de motivação”. POIS NÃO SE TRATA DE ENGANAR A SI MESMO E FINGIR QUE ESTÁ TUDO BEM.

A depressão está solta pelo mundo, ceifando vidas, encarcerando e aprisionando pessoas em suas prisões invisíveis. E os casos de suicídio só aumentam a cada dia. Até crianças estão cometendo suicídio, aqui no Brasil, nos Estados Unidos e em outras partes do mundo, por causa do bullying nas escolas.

Então, depois de analisarmos tudo isso que escrevi, precisamos entender que, a “POSITIVIDADE TÓXICA” não pode transformar a vida das pessoas, como essa gente pensa e vem apregoando na mídia. Esses profissionais estão oferecendo uma solução fácil, como num passe de mágica.

Em programas na TV, no rádio e na internet, vários profissionais estão dizendo que tem a “solução eficaz” para transformar a vida das pessoas. Prometem fazer um mendigo moribundo se transformar num empresário de sucesso, da noite para o dia! Mas, a causa é espiritual, e isso muita gente se recusa a entender. Nestes últimos dias o que temos notado é que, o homem quer “curar a si mesmo”, sem a ajuda de Deus. Sem ajuda externa. Sem uma mãozinha que venha do céu. E isso, nós sabemos que é impossível.

Não estou dizendo que a cura está numa religião. Mas, reconhecer que está fraco, debilitado, e caído, já é um grande passo para alcançar a luz no fim do túnel. Mesmo aqueles que não acreditam em Deus, se reconhecerem que a humanidade está perdida, e que a suposta evolução nunca aconteceu de fato, pois o homem está cada vez pior e não melhor; aí a coisa começa a mudar de figura. Mas, se continuarem querendo buscar a cura, fingindo que são durões e não devem derramar lágrimas, só estarão indo, cada vez mais, para o fundo do poço...

© Junior Omni - 2023

JUNIOR OMNI
Enviado por JUNIOR OMNI em 08/07/2023
Reeditado em 09/07/2023
Código do texto: T7831749
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.