Não espere por "Milagres"

Muitas pessoas religiosas aprenderam, de forma equivocada, que elas devem esperar sempre por um grande “milagre de Deus” em suas vidas. E assim, vão vivendo na expectativa de serem surpreendidas com um acontecimento divino que mudará as suas vidas, “da água para o vinho”. Mas, observando a conduta de muitas pessoas que esperam por “milagres”, notamos que elas não estão fazendo o que deveriam fazer. Tais pessoas se acomodaram com tantos sermões e discursos religiosos em suas igrejas, dizendo a elas que “Deus está no controle de tudo”, “Deus proverá”, “Deus tarda, mas não falha”, e outras frases de efeito que são usadas frequentemente por padres, bispos, pastores, etc...

Mas, o que há de errado em esperar um milagre de Deus? Onde estaria o pecado nisso? Será que é ruim confiar nas promessas de Deus, contidas na bíblia sagrada? De modo nenhum! E aqui, quero deixar claro que não se trata de nenhum tipo de “rebeldia” contra Deus e sua palavra. Não se trata de revolta ou ódio contra religião nenhuma. O que estou tentando explicar é que, Deus está no céu e nós estamos aqui nesta terra. E o próprio Deus, certa feita, disse: “ESFORÇA-TE, TENHA BOM ÂNIMO E EU SEREI CONTIGO...” Josué 1:9

Essas palavras foram ditas por Deus a Josué, o escolhido para substituir Moisés em sua jornada, cuja missão era liderar o povo hebreu, que saiu da escravidão no Egito. Para Josué, ainda jovem, receber a missão de ser o líder de Israel, não era nada fácil. Mas, Deus que observa todas as coisas, sabia que em Josué havia sabedoria, coragem, determinação, valentia, garra, convicção e muita fé. Por isso, ele foi escolhido. E Deus nunca erra em suas escolhas. Mas, precisamos entender que Josué não ficou de braços cruzados, esperando “milagres do céu”. É nesse ponto que eu quero chegar. Centenas ou milhares de pessoas religiosas, vivem na expectativa de “milagres”, quando na realidade, tais milagres poderiam ser provocados por elas mesmas se, assumissem uma posição de fé e coragem, diante das adversidades da vida.

Por exemplo, um pai de família que se vê cheio de problemas financeiros, e já não sabe como governar sua casa; pode optar por “esperar um milagre”, de braços cruzados, ou decidir arregaçar as mangas, estudar, se qualificar, se profissionalizar, para receber uma promoção na empresa onde trabalha. Ou, se está desempregado, essa poderá ser uma boa hora para ele mostrar o seu lado empreendedor para toda a sua família. E, uma vez ele abrindo o seu próprio negócio, seja ele qual for, nunca mais vai desejar voltar atrás para ser, novamente, um funcionário numa empresa. Lembrando que não existe nada de errado em ser funcionário numa empresa. Todo trabalho, sendo honesto, limpo e digno, é bem visto por Deus. Não é vergonha nenhuma trabalhar para alguém. Só mesmo os socialistas que “demonizam o trabalho”, porque eles pregam que o estado deve bancar todas as pessoas com o “assistencialismo” que só gera mais miseráveis. Vale lembrar que, nos países onde o comunismo foi implantado e o sistema econômico socialista passou a imperar, os resultados foram catastróficos. Só se viu desemprego, fome, escassez, miséria e mortes...

Deus deixou registrado em sua palavra, que cada pessoa deve se esforçar e trabalhar para alcançar os seus objetivos. Ninguém pode ficar só esperando “milagres”, sem fazer nada. Esse é o caso de muitas pessoas que se entregam a uma vida vazia, medíocre, sem sentido. Quando elas poderiam acreditar em si mesmas, em sua capacidade, para conseguir ganhar dinheiro com o suor do rosto, com esforço, com garra, com perseverança e fé. Só ter a fé e cruzar os braços não faz milagres. Ficar esperando Deus fazer um milagre, não é uma atitude sábia. Até aquelas pessoas que não acreditam em Deus, se trabalharem com toda dedicação, terão ótimos resultados. Lembrando que, para uma pessoa conseguir alcançar a prosperidade, ela não depende de religião, nem depende de fé em Deus. Porque existem milhares de pessoas que não tem religião nenhuma, e não esperam nada de Deus, no entanto, conseguiram fazer grandes fortunas com o seu trabalho.

A prova disso são as celebridades milionárias que se dizem ateias, sem nenhuma religião. Essas pessoas se tornaram famosas e ricas, pelo seu esforço e muito trabalho. Conseguiram acumular riquezas, sem esperar pelo suposto “milagre de Deus” que as pessoas religiosas tanto esperam, e não saem da uma vida de miséria. Entra ano, sai ano, e as pessoas religiosas, que cruzaram os braços, esperando um milagre de Deus, continuam na mesma vida chata, sem nada novo. E onde está o problema? Está no comodismo, na preguiça, no desânimo, na falta de fé verdadeira. Pois o que existe nessas pessoas é uma falsa fé. Uma fé morta que não traz resultados.

Não estou dizendo que as pessoas só serão realizadas na vida, se elas se tornarem milionárias. Não é isso. Mas, passar fome, ter os filhos espalhados nas ruas pedindo comida, viver pegando dinheiro emprestado toda semana, todo mês, todo ano, isso não é o plano de Deus para ninguém. O próprio Deus disse: “TÚ EMPRESTARÁS E NÃO TOMARÁS EMPRESTADO...” Deuteronômio 28:12. A princípio, essa promessa foi feita para o seu povo hebreu. Mas, depois essa promessa passou a todo o que crê em Jesus Cristo. Mas, não é só crer, ou falar que crê, da boca para fora. É crer, realizando ações, trabalhando, estudando, se profissionalizando, correndo atrás do prejuízo. Dizer que crê num futuro melhor é uma coisa, trabalhar duro para esse futuro melhor chegar, é outra coisa, totalmente diferente. Qualquer pessoa pode afirmar que vai comprar um navio, um helicóptero ou uma Ferrari luxuosa. Mas, trabalhar bastante para realizar esse desejo, é outra história. Portanto, esperar por “milagres do céu”, sem fazer nada, é burrice!

Se queremos ter sucesso, devemos fazer esse sucesso acontecer em nossas vidas. Sem descartar Deus, claro! Mas, não podemos depender somente da intervenção divina. A nossa parte, Deus não vai fazer! Ele espera de todos nós, esforço, coragem e ousadia. E, em resposta a essas atitudes de fé e coragem, Ele nos presenteia com sua bençãos, quer sejam espirituais, quer sejam materiais. As bençãos chegarão se tivermos fé, juntamente com a força de vontade para trabalhar duro.

Em comunidades e favelas, o que predomina é a violência e a pobreza, porque as pessoas (nem todas, é claro), se acomodaram e se entregaram àquela situação. Mas, sempre tem casos verídicos de pessoas que batalharam bastante e conseguiram mudar de vida. Elas continuam morando no mesmo lugar, porém, com uma mentalidade diferente. Muitas pessoas que moram em favelas e comunidades, já tiveram suas vidas transformadas. E com uma mentalidade de vencedor, tais pessoas tentam ajudar muita gente, mostrando que é possível vencer na vida.

O milagre vem se as pessoas trabalharem pra valer. Não me refiro a milagres relacionados à cura do corpo físico. Falo sobre mudança de mentalidade. Falo sobre trabalhar para se manter na vida, sem precisar mendigar o pão, se humilhando em busca de dinheiro e comida por toda parte; e até causando constrangimento nos familiares. Temos grandes exemplos de empresários que começaram sem nada, no fundo do quintal. E hoje, temos o testemunho verídico de muitos homens e mulheres que começaram do zero e fizeram fortuna com seu trabalho árduo.

Só depende de nós!

______________________________________________

© Junior Omni - 2023

JUNIOR OMNI
Enviado por JUNIOR OMNI em 14/07/2023
Código do texto: T7836412
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.