Depressão (Mal do Século)

A depressão tem "várias faces", ou melhor, tem "várias máscaras". Ela consegue se instalar até mesmo naquela pessoa que vive sorrindo o tempo todo e fazendo os outros sorrirem também. Nas pessoas que apresentam bom humor, que são alegres, divertidas, fica mais difícil de alguém perceber onde está a depressão. O que quase ninguém percebe é que, por trás daqueles sorrisos e gargalhadas, existe alguém pedindo socorro, de forma silenciosa. É por isso que só os especialistas que estudam o comportamento humano, em especial a saúde mental, são capazes de detectar essa doença nas pessoas extrovertidas, carismáticas e muito falantes. Uma pessoa comum ou familiares, dificilmente perceberão algo estranho nessas pessoas. É preciso um olho clínico para descobrir onde está o problema.

Tanto a pessoa tímida, como a divertida, extravagante, alegre, podem ter depressão e ninguém desconfiar disso. Por isso, eu afirmo que essa doença tem "várias máscaras". Mas, é preciso lembrar que, nem todo momento de tristeza ou angústia significa que é depressão. Porque o ser humano tem vários sentimentos dentro de si. E, sentir-se triste por algum motivo, é normal. O que não pode deixar acontecer é esse período de tristeza se instalar por vários dias, semanas ou meses, e a pessoa não procurar ajuda dos médicos especializados em doença mental.

Muitas pessoas que cometeram suicídio estariam vivas hoje, se elas tivessem buscado a ajuda corrreta; ou se alguém tivesse buscado por elas, com insistência e perseverança. Sim, pois, para lutar contra um inimigo forte é preciso ter perseverança, paciência e muita força de vontade.

A depressão é uma doença silenciosa e perigosa! Portanto, todo cuidado é pouco.

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde)

A depressão é um transtorno mental frequente. Em todo o mundo, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram com esse transtorno. A depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui de forma importante para a carga global de doenças.

Depressão

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/depressao

### Se Você precisa de ajuda, ligue 188 - CVV - Centro de Valorização da Vida.

Encontre ajuda.

Fale com um dos nossos voluntários hoje.

Disponível 24 horas por telefone e no seguinte horário por chat:

Dom - 17h à 01h, Seg a Qui - 09h à 01h, Sex - 15h às 23h, Sáb - 16h à 01h

* Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma associação civil sem fins lucrativos brasileira, de caráter filantrópico, fundada em 1 de março de 1962 na cidade de São Paulo.

________________________________________________

© Junior Omni - 2023

.

.

.

JUNIOR OMNI
Enviado por JUNIOR OMNI em 14/07/2023
Reeditado em 15/07/2023
Código do texto: T7836854
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.