Mensagem aos meus irmãos, Tadeu e Mauro.

 

NOTA DO AUTOR: Meus irmãos!!!!! Depois do infarto, tenho exercitado a escrita com mais veemência... é um texto um pouco longo, portanto, leiam com calma e num momento que estiverem sossegados em casa. Sei que a questão já foi superada, portanto, não tenho a intenção de promover celeumas, e nem de preocupá-los com questões sobre minha saúde... apenas estou dando conhecimento a vcs sobre um texto que escrevi logo após tomar conhecimento do ocorrido, mas que só agora estou dando ciência a vcs.... 

 

Antes de qualquer coisa, vou passar uma situação que estou vivenciando e que não informei a vcs... há cerca de 4 meses apareceu em mim uma hérnia inguinal. Acordei certo dia e percebi aquele "calombo" na região pubiana, do lado direito. Em suma, a hérnia é comum aparecer em homens de meia idade. Parte do intestino tende a querer sair por um ponto de fraqueza nos músculos da parede abdominal, formando um calombo (protusão). O tratamento é simples: Cirurgia... e pronto!

Falei do problema para minha Cardiologista e ela me falou sem rodeios... "seu Marcus, seu infarto foi recente, o tratamento dessa hérnia é somente cirúrgico, seu coração ainda está fraco e não sabemos se ele aguentaria uma cirurgia com anestesia, além do que, o senhor é hipocoagulado, ou seja, o senhor toma medicamento para manter o seu sangue "fininho", evitando o surgimento de trombos, e portanto, não pode sofrer sangramentos." (falei com o Léo, que é anestesista e ele me disse a mesma coisa). Então, a médica disse que eu precisaria aguardar pelo menos 1 ano de infartado para, após análise das minhas condições cardiológicas, decidir se opera ou se aguarda mais um pouco. Enquanto isso eu vou vivendo com a hérnia, evitando qualquer tipo de esforço (prolongados e/ou de moderado a grande), não carregar peso, alimentação regrada, evitar estresse, entre outras medidas paliativas. Simples, né! Quem dera! Caso aconteça alguma das situações acima, pode haver uma pressão maior do intestino para que passe por esse espaço de fraqueza nos músculos, formando uma "alça" e passe a ser "estrangulado" pelo excesso de seu extravasamento, passando a dificultar o fornecimento de sangue e oxigênio. Caso isso aconteça, terei que ser operado às pressas!!

Como eu já havia pesquisado e conversado com o Léo, fiz a pergunta óbvia à cardiologista: "Dra., e se ocorrer o estrangulamento antes de 1 ano? Resposta: "Seu Marcus, o senhor terá que ser operado de imediato e a CARDIOLOGIA SE RESPONSABILIZARÁ PELO QUE OCORRER...". ou seja, se eu morrer durante a cirurgia, ela será encarregada de "justificar" que tive que operar porque estava com uma hérnia inguinal estrangulada. Simples assim... caso encerrado e segue o enterro. (DEUS ME LIVRE!!!!!)

Esta é a minha situação atual... acontece que tenho uma vida pra viver agora, tenho uma família para cuidar e coisas a resolver... não posso ficar na cama o dia todo... tenho filho especial para cuidar... percebem????

Meus irmãos!! quando a gente passa por uma experiência de quase morte, a vida nunca mais será a mesma!! Tudo agora tem outro sabor pra mim... acreditem! Todo dia agradeço a Deus por estar vivo... o que é uma dádiva! a médica disse que várias coisas aconteceram ao mesmo tempo para que eu fosse salvo, pois o meu infarto foi muito grande. A coronária obstruída foi a principal (são três). Na frase... "várias coisas aconteceram ao mesmo tempo"... leia-se Deus!!! e eu creio! Segundo a médica, no meu caso, era pra ser infarto fulminante dada a gravidade, e só não foi fulminante porque sobrevivi.

Contra a vontade da Márcia, levanto todos os dias às 06:00 h, para preparar o café da manhã da minha filha Ana e o lanche que ela leva diariamente... FAÇO QUESTÃO!!! e eu faço tudo com tanto amor e me sinto feliz por estar vivo ali cuidando da minha prole, sendo pai!!. Valorizo cada abraço que dou no Davih, na Ana, na Márcia. Sou grato a Flávia por está aqui ajudando por puro altruísmo, já que deixou a sua vida no Brasil. Na verdade, agora, diariamente, antes de dormir, procuro abraçar meus filhos e a cada abraço... sem exageros meus irmãos! eu digo: "gratidão Deus, por ainda estar aqui cuidando dos meus...". Meu filho João Marcus, como sabem, já está aqui em Portugal... ele pediu!... quer estar comigo!... tinha medo que eu partisse sem que a gente se visse novamente... quer ajudar a cuidar de mim e do Davih. Quando saio para resolver algum problema, sempre vou com uma bolsa térmica gelada presa na cueca, pressionando a hérnia, e vou bem devagar, sem pressa, feliz da vida! Meu cunhado, Dr. Léo, liberou as caminhadas... E são coisas que não consigo explicar... sou feliz agora como nunca fui... por estar vivo... por morar aqui... por poder cuidar dos meus... pela "ajuda" que ainda recebo de nossa mãe.

Eu Infartei!!... tenho uma hérnia inguinal!! e daí??? Estou vivo!!!! Maximizo o que me é de bom e minimizo o que é de ruim. Não posso ver um banco de praça, que geralmente eu me sento, não para descansar, mas para apreciar todo o meu entorno que é lindo!... E perceber a brisa balançando a copa das árvores... os passarinhos trinando e brincando por entre seus ninhos... sentir o calor do sol ou os pingos de chuva na pele... tudo é lindo pra mim... estar vivo é maravilhoso... Acredito que vcs consigam perceber isso!!!!!!!

Mas, a finalidade deste texto é sobre o fato de não haver ainda me posicionado acerca da situação que ocorreu quando da visita do Tadeu ao Mauro no Rio de Janeiro, ressaltando que, trata-se de uma situação única e que, provavelmente nunca mais irá ocorrer, então valorizem os momentos bons da vida e as situações equivocadas, que sirvam de aprendizado ou de crescimento pessoal e espiritual... ou então deletem... esqueçam!... não vale a pena!... a vida passa depressa demais... basta um se colocar no lugar do outro para percebermos o quanto somos seres humanos limitados e falhos. Os equívocos ocorreram de ambos os lados... e, como eu disse... foi uma situação "sui generis" que, com certeza nunca mais irá ocorrer... reações se deram no calor das emoções... não houve previsibilidade de ambos os lados, portanto, perdoem-se verdadeiramente! (É BÍBLICO!!!!)... Até sei, com a graça de Deus, que isso já ocorreu... e saibam vocês dois que, de nós três, o mais impetuoso e falho nas ações e pré-julgamentos, sou eu!!!!!... mas aprendi muito com vcs dois e com as adversidades da vida... portanto, sigamos em frente irmanados e cada vez mais unidos!!! Você, João Tadeu, o irmão mais velho, com toda a sua serenidade, sapiência e senso de organização... Mauro Fernando, o "cara família", o que tem o coração a frente da razão, e um carinho especial por aqueles que ama, e que não cabe dentro de seu peito... E eu, o irmão "caçula"... o "brabo"... o mais imprevidente e com a língua mais afiada... mas que hoje, sou só mansidão e amor no coração... Saibamos nós que, depois da partida de nossa mãe, que eu espero que ainda demore muito... seremos só nós três... mas, por enquanto, D. MERIAN, segue como matriarca, capitaneando a família "Alves Miranda", com a graça e a misericórdia de Deus-pai!!!!! Amo vocês igualmente e com todo o meu coração!!!!! Obrigado por todo amor e cuidado para com nossa mãe... nosso "tesouro" maior!!!!!!

 

Ps: Por que está escrito: Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. Vivo eu, diz o senhor, que todo joelho se dobrará diante de mim, e toda a língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós prestará contas de si mesmos a Deus. Assim não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito, não pôr tropeço ou escândalo ao irmão. (Romanos 14: 10 a 13).