A ESSÊNCIA DO NATAL - Sydney de Carvalho

Queridos amigos,

Como todo ano, desejo escrever algumas palavras....

Novamente, o mundo enfeita-se de esperanças e a voz silenciosa de Deus se faz presente nos corações. Revolvemos as areias dos séculos, buscando um tesouro que não multiplicará algarismos em nossas contas bancárias, não enfileirará tijolos, materializando o sonho da casa própria, não preencherá nossa garagem com o último modelo de veículo que nos traria a sensação vertiginosa de vencermos as distâncias em reduzido tempo, transpirando elegância e conforto.... Não.

Com o olhar voltado para 2000 anos atrás, buscamos a presença de alguém que soube compreender nossas misérias morais, acendeu a luz da fraternidade onde a escuridão do preconceito reinava soberana. Ensinou o perdão, onde o ódio era o combustível que incendiava os relacionamentos humanos. Estendeu conforto aos que se debatiam na poeira do mundo, amargando exclusão e abandono.

Vestiu-se de caridade, onde a noite do crime e da intolerância lançava as pedradas da violência. Falou de amor, quando os lábios se acostumavam a proclamar o reino do egoísmo. Exemplificou humildade, onde vestes, rituais e templos soberbos, louvavam mais o orgulho religioso do que a simplicidade da consciência alinhada com o bem. Recebeu em seus braços de luz, pobres, enfermos, leprosos e aleijados, onde a sociedade criava o vale dos imundos para sepultar o proprio semelhante, no esquife do esquecimento e da solidão.

Sorriu para os tristes, mesmo vergado ao peso das calúnia e da ingratidão. Varreu o sopro gelado da morte espiritual, onde a vida era confundida com a entrega aos prazeres embriagantes dos sentidos físicos. Apresentou a verdade, onde o hálito da hipocrisia exalava o odor da arrogância. Por fim, por dizer que possuíamos todos a mesma paternidade, como ele, concebidos pela graça do mesmo Deus, foi conduzido entre ironias à cruz do martírio, exalando em seu último suspiro de dor, um pedido aos céus para que o Pai não nos imputasse mais esse erro, reconhecendo nossa condição de criaturas ainda ignorantes e infelizes.

Mas, ressurge glorioso do sepulcro que não pode conter-lhe a grandeza, para retornar ao nosso convívio, escorando-nos os passos das sombras para a luz. Sim, é esse amigo presente que procuramos nestes dias, onde comemoramos e recordamos seu nascimento e sua história, do berço simples, à tragédia do calvário. Para que possamos encontrar tão precioso tesouro, precisaremos remover os entulhos de presentes que se amontoarão sobre a árvore enfeitada de conceitos americanos, precisaremos vasculhar a mesa farta e elegante mas, principalmente, abrir caminhos de fé, no deserto em que se transformou nosso coração.... Ele estará lá !

Para todo aquele que desafiar os próprios enganos. Que ousar proclamar a gratidão, o reconhecimento, a renúncia, a resignação, a beleza do altruísmo a um mundo corrompido, ameaçado de ruir nas falsas e frágeis bases materialistas em que apóia seus ídolos frios e mudos do individualismo, na fantasia de um sucesso venenoso. Sim, qdo fizermos esses ídolos de pedra rolarem do seu pedestal de ruinosas ilusões, deixaremos de dançar em torno do bezerro dourado para encontrarmos o Cristo divino, na desconhecida terra de nós mesmos !

E o Natal será, enfim, o sublime encontro com aquele que é, que foi e que sempre será para todos nós, o caminho a verdade e a vida eterna ! E os reinos da imortalidade se desdobrarão frente ao nosso futuro, nos caminhos da eternidade .... Avante, pois, todos nós que continuamos acreditando, sofrendo e lutando por uma humanidade que, no dizer de Luther King, já aprendeu a voar como passáros, nadar como peixes, mas ainda não aprendeu a viver como irmãos....

A vocês que, mais um ano me aceitaram com todas as deficiências de que ainda sou portador, e que continuam sonhando e acreditando no singelo trabalho que o mais Alto nos concedeu, meu profundo agradecimento e reconhecimento sincero. Certamente, esta existência não é o encontro, e sim o reencontro de almas unidas por antigos laços de ideais e compromissos, lutando para gravitarem, juntas, nas mesmas asas de solidariedade, para os infinitos mundos de luz que nosso Pai semeou nos espaço infinito....

Muito Obrigado !

São palavras modeladas muito mais pelos sentimentos do que pelo raciocínio que muitos estão habituados a ouvir de mim....

Feliz Natal e que em 2009 sigamos no rio de nossas lutas, na mesma embarcação de otimismo e felicidade com que nos despediremos de 2008 !

Fiquem com Deus !!!!!

Boas Festas....

Grande abraço no coração de todos !!!!

Do amigo de sempre,

Sydney de Carvalho

"Spes Messis in Semine"

JUNIOR OMNI
Enviado por JUNIOR OMNI em 23/12/2008
Código do texto: T1350185
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.