Onde foi parar o Espírito do Natal?

Minha pequena sobrinha de apenas 07 anos de idade, me fez ontem a seguinte pergunta:

_ Tia porque os homens são tão cruéis uns com os outros?

_ Eu queria tanto tia, que neste Natal não existisse mais guerras, violência, sofrimento, roubos, tristezas, crianças morrendo de fome e dormindo no relento.

_ Sabe tia, quando eu tenho dinheiro da merenda sobrando eu sempre pago um lanche ou um bombom pra um das minhas amiguinhas da escola. Elas ficam tão felizes!

Eu fiquei a olhar o pequeno rostinho moreno e singelo da minha sobrinha e também me fiz esta mesma pergunta: porque será que os homens são realmente tão cruéis? Porque não podem ser gentis e educados uns com os outros?

Onde foi parar o Espírito do Natal que, quando éramos crianças, conseguíamos sentir pelas ruas da cidade? Saíamos pra fazer compras no centro comercial e as pessoas se olhavam e sorriam, desejavam “Feliz Natal” pra todos. Sentíamos um sentimento de felicidade, de alegria, de paz entre as pessoas... um espírito de liberdade, de tranqüilidade e harmonia.

Agora nem uma única música de natal a gente consegue ouvir por aí. Geralmente são aquelas músicas de axé e forró denegrindo geralmente a imagem das mulheres, chamando-as de todos os nomes e formas, e muitos aplaudem e gostam deste tipo de música.

O Espírito do Natal está “DETURPADO”. Virou uma “cruel forma de comercialização de bens”. A grande maioria das crianças de hoje não sabem o verdadeiro significado do natal, que deveríamos celebrar o NASCIMENTO DO MENINO JESUS. Que tal espírito nos remete a paz entre os homens e os povos, a esperança de momentos melhores para todos.

O que aconteceu com as famílias brasileiras? Que já não se preocupam mais em dar bons exemplos de vida para as crianças? Seguem um modismo “desenfreado” de compras generalizadas sem o verdadeiro sentido do ato de compartilhar, dividir as coisas entre o próximo. Fazer caridade e fazer o bem.

As pessoas mal se olham hoje em dia, passam uma pelas outras e não dão nem bom dia. Fazem de conta que o outro nem existe. Às vezes nem sabem que são seus vizinhos do lado.

Os valores humanos hoje em dia estão muitos avessos, onde uma bunda de uma mulher com nome de fruta dá mais ibope do que a fila para cirurgia do SUS.

Preocupamo-nos tanto com a violência urbana que acontece hoje em dia, mais somos incapazes de ajudar alguém que nos pede ajuda. Não conseguimos enxergar que nossos jovens cada vez mais cedo se envolvem com às drogas, e que o fumo e a bebida são os primeiros passamos para experimentar as drogas mais nocivas. Na maioria das vezes o exemplo de fumar e beber vem dos próprios pais que fazem isso sempre em festas familiares.

Onde estão os bons exemplos, que irão fazer as crianças se espelharem e seguirem no caminho certo e correto?

Temos que nos melhorarmos como pessoa, ficarmos mais atendo as coisas, sermos mais paciente, tolerantes, participar mais da vida em grupo, deixarmos de ser egoístas, participar mais de serviços sociais pra ajudar aos que tem menos que nós.

Eu sempre me pergunto: o que EU faço pra melhorar meu dia a dia, e também pra melhorar a vida de meu vizinho, de minha família, de meus amigos e conhecidos?

Temos que agir agora! Tentar mudar este mundo com pequenos ou grandes gestos de solidariedade, de carinho e atenção com o próximo, sermos mais humildes e humanos com o próximo e deixar que o verdadeiro ESPIRITO DO NATAL transborde em nossas vidas e nos espelhemos no menino Jesus, que nos ensinou a “amar uns aos outros”.

Se, queremos ser amados, vamos amar!

Se, queremos ser respeitados, vamos respeitar!

Se, queremos ser felizes, façamos os outros felizes!

...Antes que o GALO cante três vezes.

Manaus, 13.12.2010 às 15:08