O melhor presente de Natal

Está se aproximando o Natal e, naturalmente, sentimos esperanças e ansiedade em relação às festas de fim de ano, afinal, é uma época de transição para um ano novo e, tudo que é novo, enche-nos de medo e, ao mesmo tempo, dá-nos o desejo de que seja tudo melhor do que o foi no ano que se encerra. Por isso, perguntemo-nos: o que é mais importante no Natal? Sempre que se aproxima, invariavelmente, pensamos em Papai Noel vindo deixar presentes, na árvore de Natal e na comida deliciosa mas Natal, originalmente, é bem mais do que isso. Natal significa passagem para uma era de amor e esperança, em que as pessoas devem esquecer seus desejos egoístas e pensar no seu próximo. Não se está dizendo que é errado receber um belo presente, apenas que não devemos pensar que Natal se resume a isso. Em vez de pensar em receber presentes, pensemos em dar. Quanto mais damos, melhores nos tornamos. E qual o melhor presente de Natal a se dar? Aquele que faz o presenteado perceber que você se importa com ele. Você pode dar um presente material ou, então, dar a si mesmo, transmitindo esperança, otimismo, palavras de boa vontade, praticando atos de solidariedade, indo até a pessoa que está sofrendo com solidão ou sentimentos de tristeza, mostrando-lhe que a felicidade é para todos. Portanto, celebremos o Natal dando o melhor de nós mesmos.