O Samurai

Vou me valer de uma fábula que li há alguns anos para transmitir minha mensagem de Natal deste ano.

Um Samurai que já havia conquistado tudo em sua vida, fortuna, mulheres, fama por ter vencido todas as batalhas em que participou e tudo mais o que havia almejado, entrou em profunda depressão e não conseguia mais ver sentido na vida. Por isso, acabou por ordenar ao seu barbeiro, que usasse a navalha para acabar com sua vida, isso deveria ser feito numa manhã quando fosse lhe barbear, exigiu uma única condição do barbeiro; ele não deveria anunciar o dia em que faria isso.

A partir do momento em que deu a sinistra ordem, o Samurai passou a viver a expectativa da morte, levantava-se pela manhã e enquanto aguardava a chegada do homem que faria sua barba ou o mataria, caminhava pelo jardim imaginando que poderia ser àquele o seu último passeio pelo seu palácio. Passou a olhar mais de perto os detalhes daquele imenso jardim, o colorido e o perfume das flores, as majestosas borboletas e o canto dos pássaros. Nunca se dera conta da beleza daquele lugar, sempre deu mais importância às guerras, às lutas, às suas concubinas ou à sua fortuna.

Tomado por uma nova visão da sua vida, resolveu suspender a ordem que dera ao barbeiro, o qual ficou aliviado e feliz por não ter que executar a macabra tarefa. O Samurai apegou-se às coisas simples às quais nunca havia dado a devida importância, apesar de viver entre elas. Seu coração se encheu de felicidade novamente, a tristeza foi embora.

Nós também acabamos por fazer grandes planos, traçar loucos objetivos e quase sempre nos frustramos quando não os alcançamos, nos esquecemos de coisas simples que estão à nossa disposição, só lembramos dessas “coisinhas” quando nos defrontamos com algum problema grave ou insolúvel. Temos que visitar o nosso “jardim” para refletir e enxergar as coisas simples, mas de grande valor que estão ao nosso lado. Ouvir os filhos e amigos com mais assiduidade, deixar de lado algumas rusgas, tendo ou não razão, visitar aquele familiar que raramente vemos, praticarmos a caridade, isso nos tornará um “Samurai” poderoso e feliz.

Desejo a todos um Feliz Natal, e que a alegria desse dia esteja presente em todos os dias de 2013. Temos que lembrar que mesmo quando algumas nuvens mancham o céu, o velho e bom sol continua brilhando atrás delas.

Laerte Russini
Enviado por Laerte Russini em 19/12/2012
Reeditado em 29/12/2012
Código do texto: T4043933
Classificação de conteúdo: seguro