O Natal e a Solidariedade

Fala-se muito em solidariedade, ser solidário, ato solidário. Pensa-se que a solidariedade é praticada quando há alguma tragédia de grandes proporções e que nos afetam a todos, seja fisicamente, seja sentimentalmente. Passada a tragédia, com o início da recomposição da rotina, a iniciativa solidária vai declinando até esvanecer-se por completo. É muito bonito e reconfortante saber-se que existem pessoas sempre prontas a colaborar nos eventos trágicos.

O Natal, o seu simbolismo nos traz uma dimensão maior da solidariedade. Algo que se sobrepõe ao trágico e que se materializa em nossos pequenos atos diários, cotidianos. Um bom "bom dia" dado ao vizinho, ao porteiro.; o abrir uma porta ou segurá-la para uma outra pessoa, não importando a idade, sexo, cor; o respeitar a faixa de pedestre; a fila; o atendimento educado, atencioso; jogar o lixo numa lixeira, não no chão da rua; não estacionar em fila dupla, tripla, mesmo que por alguns segundos, se tal não for permitido; abdicar do tal "jeitinho brasileiro" em benefício próprio e ou de amigos e parentes; o aperto de mão sincero, leal; a palavra amiga, encorajadora dita no momento adequado e no tom apropriado; o sorriso para um bebê no colo de um desconhecido; no pedir desculpas por algum incômodo que possa ter causado a outro; no dizer um "obrigado" para algo em que lhe atenderam ou auxiliaram; no pedir um "por favor" para uma simples informação de hora. Esses atos são todos a expressão máxima da solidariedade, pois a solidariedade é rotineira, comum, espontânea. A solidariedade é sinônimo de amor, de respeito, de consciência. Por isso, o Natal representa tão bem o ser solidário, pois o nascimento de Jesus, atraiu tantos atos solidários como na visitação dos Reis Magos e a entrega dos presentes úteis a um recém nascido de família pobre, no acolhimento por simples pastores e seus animais, na oferta de abrigo numa noite fria, na esperança de um Deus amoroso na redenção de seus filhos criaturas humanas de seus desejos desviados e soberbos, através da entrega de Seu próprio filho ao nosso convívio.

O Natal é solidariedade. Quando se vive realmente o espírito do Natal estamos sendo plenamente solidários. O exercício da solidariedade faz do ser humano um ser mais pleno, completo e próximo de Jesus Cristo. Não é necessário esperar por alguma grande tragédia para sermos solidários. Podemos ser solidários tão simplesmente em nosso viver cordial.

Feliz Natal! Viva o espírito de Natal. A solidariedade guiará o seu existir.

Um grande abraço e um novo ano pleno de sabedoria e solidariedade.