SONS DO NATAL! O NATAL DE ONTEM, HOJE E SEMPRE!

Nesta época especial, quando celebramos o nascimento de Jesus Cristo, ouvimos muitos sons por onde quer que passemos e até mesmo estejamos. Quer seja na rua, em casa, no carro, na praça, no shopping, nas lojas, etc. através da TV, do celular, da net, da sonorização de rua, dentre muitos outros meios de comunicação. Também, ouvimos os sons do natal nas múltiplas apresentações realizadas mundo afora pelas orquestras e corais tocando e entoando musicais e cantatas que são produzidos anualmente visando contar um pouco da história de como se deu o nascimento do filho de Deus. Quem nunca ouviu ou até mesmo cantou e tocou, nos sons do natal, “Rei de Amor” “O Natal dos Anjos”, “Príncipe da Paz”, “Magnificar”, “A Canção de Gabriel”, “Venha Celebrar a Criança Luz”, “Porque Um Menino nos Nasceu”, “Alegria”, “Dádiva de Amor” e muitos outros musicais e cantatas?

De que adiantaria ouvir os SONS ecoando nos ares de que Deus prometeu que viria um que esmagaria a cabeça da serpente, se o Messias prometido não tivesse vindo? Além do valor poético, qual significado teria escutarmos tão belos SONS como na mensagem narrada por Isaías no Velho Testamento que em uma mensagem de esperança ao mundo anunciou: “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel” e também propagando, “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”, se na verdade não pudéssemos hoje usufruir da presença do Emanuel, do Deus Conosco? De que valeria ouvir nos SONS DO NATAL que fora escolhida por Deus de uma maneira tão especial, como Maria foi, para ser a mãe do Salvador, se isso não se cumprisse na vida dela? Por que os pastores largariam os seus rebanhos no campo e iriam dar ouvido AOS SONS DO NATAL por meio do anunciado pelos anjos e assim iriam adorar ao menino Deus, se a promessa não se cumprisse? Qual a finalidade de se ofertar ouro, incenso e mirra, como os magos fizeram, se isso simbolizasse apenas uma oferenda ou dádiva aquele que viria a ser o Reis dos Reis e Senhor dos Senhores? Que valor teria todos esses acontecimentos preditos e anunciados nos SONS DO NATAL se o Filho de Deus tivesse encerrado a sua jornada em uma humilde manjedoura, discutindo no templo com os doutores da lei, realizando milagres e prodígios extraordinários e morrendo em uma rude cruz?

Graças a Deus, todos esses SONS DO NATAL fazem parte de uma história: da belíssima história do amor de Deus por nós! Uma narrativa de promessas, de realizações e que não terminaram no anúncio, no nascimento, na vida, na missão, na trajetória do próprio Jesus, na sua morte, na sua ressurreição e ascensão, mas que ONTEM, HOJE E SEMPRE são e serão significativas na minha e na sua vida se o Cristo, Filho de Deus, for o meu e o seu Salvador e Senhor. Assim, nos SONS DO NATAL, ouviremos a melodia maravilhosa através do cumprimento da promessa Dele feita a nós e se realizando na minha, na sua vida e na vida daqueles que receberem a Jesus como Salvador: “Eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos.” Amém!

João Marcos de Sousa Soares
Enviado por João Marcos de Sousa Soares em 25/12/2012
Código do texto: T4052420
Classificação de conteúdo: seguro