Tributo a Instituição Familiar no Dia de Natal

Simplificando a definição de Família, ela é o conjunto de pessoas que possuem algum grau de parentesco. Contudo, para se atingir o melhor dessa definição é preciso que haja uma interação entre as pessoas envolvidas de forma que se tenha uma mistura de muitas alegrias, tristezas e principalmente amor para com o outro. Fazendo com que o grau de parentesco seja tão irrelevante que se torna muitas vezes dispensável.

Assim, em uma vida repleta de rumos, onde nós temos que constantemente decidir qual caminho é o melhor a seguir, ter um porto seguro, que nos faz lembrar quais são as raízes que fizeram parte da construção de tudo que somos hoje, é de fundamental importância em nossas vidas. E é ai que o natal entra como um farol, que nos indica onde se localiza esses momentos, momentos esses que vão além de coisas concretas como o amigo secreto ou jantar, estando instalado no coração de cada um que se esforçou para construir o natal e marcar presença nele.

É claro, que devido às circunstancias muitas vezes os fatores não são favoráveis para marcar presença, contudo quem foi que disse que o comparecimento só se faz vindo a festa? De vez em quando as pessoas nem estão fisicamente, mas ajudaram tanto na construção deste espirito natalino familiar, que desconsidera-los é uma afronta não só ao passado, mas também ao presente e consequentemente ao futuro da manutenção dos valores criados.

Valores que cada vez mais são distorcidos e modificados para um individualismo que exclui, ou muitas vezes, nega toda a importância da família na concepção da sociedade. Logo, o que fazemos nessa noite é uma revolta, revolta essa que vai de encontro a tudo que reduz a instituição familiar e seus preceitos. Mas evidente que tudo esta em constantes mudanças e a família não é uma exceção a regra, porem o que chamo a atenção, é para o extermínio dessa instituição, na construção dos indivíduos.

É valido ressaltar, que impossível não falar de amor de família, sem antes destacar a mulher responsável por esse feito, que foi a minha amada, adorada e querida vó. Que mesmo não tendo uma educação formal, soube muito bem ensinar a todos a linguagem do amor, amor no olhar, na palavra amiga, na benção dada e principalmente no abraço apertado, que todos recebiam mesmo sem necessariamente terem sido criado com a mesma.

Sendo assim, desejo a todos, tudo de melhor que a vida possa proporcionar, mais também, anseio muitas dificuldades, obstáculos e complicações, que consequentemente vocês possam vim a superar e crescer, não em tamanho, nem tão pouco em largura, mas em maturidade. Uma vez que, por mais que as pessoas possam aconselhar sempre aprenderemos melhor com as atribulações da vida.

Finalizo meu texto, pontuando uma última coisa, que nem tenho tanta propriedade para falar, que é sobre o nascimento de cristo, momento representativo de uma nova era para o cristianismo. Por mostrar uma renovação de como enxergar as pessoas, por uma lupa de alteridade e respeito, sempre se colocando no lugar do outro antes de agir, julgar ou fazer qualquer coisa que possa vim a atingir alguma pessoa.

Will Rozendo
Enviado por Will Rozendo em 09/01/2015
Código do texto: T5095613
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.