A fidelidade para aguardar o cumprimento da promessa

A fidelidade para aguardar o cumprimento da promessa

Josué 14. 6-14

Números 14.24

Como temos aguardado as promessas de Deus? Temos sidos fiéis a Deus, temos buscado saber a sua vontade para as nossas vidas? Temos ouvido os conselhos da Palavra de Deus, ou os conselhos dos ímpios, será que estamos olhando para a promessas de Deus ou para os gigantes que estão à nossa frente?

Calebe perseverou em seguir ao Senhor e não escutou o conselho da maioria dos homens que espiaram a terra de Canaã, preferiu seguir conforme Moisés lhe falara usado por Deus e perseverou fielmente confiando na promessa que o Senhor havia feito por intermédio do seu servo Moisés.

Calebe recebeu a promessa de possuir a terra de Canaã com a idade de 40 anos, um homem jovem e disposto que esperaria 45 anos para receber o cumprimento da promessa. Com ele, subiram a espiar a terra outros homens, que ele diz em Josué 14.8 que fizeram derreter o coração do povo. Ou seja, nem todas as pessoas perseveram em seguir a Deus e esperar pelas promessas feitas por ele, outros mesmo estando em posição de liderança se deixam motivar pelo sentimentalismo, pelos gigantes que se afiguram e acabam desistindo e fazendo o povo de Deus retroceder do alvo das promessas divinas.

O que o Senhor tem te prometido? O que você tem pedido a Jesus? Existem inúmeras promessas na Bíblia reservadas para aqueles que crêem e perseveram no Senhor, para aqueles que não vão pelos conselhos da maioria, pelas tradições dos homens e pelos caminhos dos ímpios. O Senhor promete que aquele que o confessa tem a vida eterna, que tu e a tua casa servirão a Ele, que o teu nome é escrito no livro da vida, que tem reservado para ti coisas tão lindas que nenhum olho já viu, que se tu fores a Ele aliviará o teu jugo, carregará o teu fardo, te dará a paz que excede todo e qualquer conceito de paz humana, que te dará, cuidará de ti e proverá alimento, vestimentas e água, assim como veste os lírios dos campos, que te dará os dons do Espírito Santo para tu usares na obra d’Ele, e muitas outras promessas que existem ao longo da Bíblia de Gênesis a Apocalipse.

O que mais resta o Senhor te prometer? Ele também usa os servos dele em profecias para te prometer coisas pessoais que estão reservadas para ti, e o que tu tens a fazer? Espera confiantemente, sê fiel a Ele, busca incessantemente ao Senhor, vem pra sua Casa de Oração, dá testemunho, usa teu tempo em buscar ao Senhor, se dispõe a contribuir com teus dons e talentos, com tuas finanças. Sim com as tuas finanças, pois Deus ama ao que dá com alegria. Usa o que tu tens de melhor para glorificar a Teu Senhor, se tens talento, usa, se tens tempo usa, se tens estudo ensina, se tens dinheiro investe, se tens oração, ora, mas não cessa de agradar a Ele, de se render a Ele.

Calebe é grato a Deus por ter cumprido a promessa depois de 45 anos de espera, um tempo consideravelmente longo, uma vida inteira, ele já estava agora com 85 anos de idade e afirma que guarda o mesmo vigor de outrora, que ainda tem força para a guerra, para sair e para entrar. Como você tem esperado a sua promessa? Murmurando? Exausto, com a demora, parado debruçado sobre os cotovelos? Você tem se afastado dos trabalhos do Senhor? Deus tem sido a sua prioridade? A obra dele tem sido seu objetivo de vida? Ou Deus tem sido apenas um escape em dias de angústia? Como você tem esperado a promessa de Deus?

Contar a história do presidente da Coréia quando chega no gabinete de um pastor e ele está orando. Deus é a sua prioridade.

Que possamos rever nossas prioridades e esperar confiantemente pelas promessas do Senhor, sabendo que para receber a promessa precisamos estar na posição de servos, engajados no trabalho do Senhor. Sem busca, sem oração, sem temor, sem decisão e sem reverência, sem Cristo ser a prioridade da sua vida não é possível dizer que está esperando a promessa. Deus se agrada dos servos que esperam as promessas prontos para recebê-la e glorificar o seu nome.

Diana Inácio
Enviado por Diana Inácio em 04/02/2017
Código do texto: T5902307
Classificação de conteúdo: seguro