A Luta pela Vida

A vida corre e transcorre pelo tempo da nossa existência, sem que ao menos tenhamos o controle do seu curso ou mesmo do destino que estamos a percorrer. Aceitar as imposições do tempo requer sabedoria e força para lutar, sem se cansar ou deixar que o desanimo tome conta do nosso ser. Na lida de todos os dias, querendo ou não, a vida navega para o Grande Mar e, no máximo, podemos viver plenamente os dias ofertados pelo Senhor de tudo, o Tempo.

Vivemos um momento na humanidade que está nos exigindo uma atenção redobrada em muitos sentidos da vida. Por exemplo, com relação a moral, a ética, a educação, a fraternidade, a saúde, a economia, a segurança, o meio ambiente e quantos outros aspectos ainda poderíamos citar. Tudo nos leva a uma grande reflexão da nossa vida e como temos contribuído para a melhoria do estado de coisas em que se encontra a nossa sociedade.

Quando paramos e refletimos um pouco, podemos ver que somos muito pequenos diante da grandeza do Universo e da imensidão do Tempo. A única coisa que pode nos engrandecer nessa vida é o Amor doado e recebido, a Humildade desenvolvida e a nossa Fé naquele que é o Grande Arquiteto de toda Vida. Pois, nas horas mais difíceis, quando o sofrimento invade o nosso ser, naqueles momentos de aflição é quem pode nos valer, nos elevar e nos perdoar. Essa é a nossa única esperança quando nada mais é possível fazer e assim podemos vencer a própria morte e derrotar os infortúnios da vida.

Um fio invisível separa a vida da morte, a morte que também é vida em outra dimensão. A dimensão espiritual é uma realidade pouco apreciada pelas pessoas hoje em dia. O materialismo, a modernidade, a força do capitalismo, o consumismo e o imediatismo tomou conta de todos os espaços na esfera humana. Parece que não existe mais espaço na cabeça das pessoas para os bons valores morais e espirituais. Somente quando a coisa aperta na vida de uma pessoa é que ela se lembra que existe algo a mais do que os prazeres da vida. Quando o medo do outro lado da Vida se aproxima de uma pessoa é que ela geralmente costuma se lembrar da existência de Deus. Mas, já dizia Madre Tereza d’ Ávila “para gente espiritualizada não há o que temer, pois acredita na força do espírito e muito mais naquele que tudo supre e tudo governa”.

A medida que desenvolvemos em nós a espiritualidade compreendemos melhor a vida e o nosso destino nesse planeta. Um ser humano que não compreende o que significa o mundo espiritual vive a esmo, sem saber para onde vai. Em algum momento da vida a pessoa se perde ou a própria vida fica perdida para aquele que não procurou o caminho do desenvolvimento espiritual, do acordar para a consciência universal.

Quando o espírito tem um tempo de meditação consciente antes de partir dessa vida, seus dias vividos desfilam perante sua consciência, como um filme a passar na tela da sua existência. É quando o ser humano mais sofre pelas coisas ruins que fez ou por aquelas boas que deixou de fazer, por sua omissão ou pelas suas ofensas, pelos momentos que foi machucado ou pelos seus próprios pecados. É quando alguma Luz chega até a pessoa e ela pode sentir a dor profunda de todos os atos que praticou contra sua própria natureza e os atos praticados contra o seu próximo. Quando a pessoa tem o tempo para essa reflexão é possível ainda advir o perdão Divino daqueles seus praticados, pois Deus é a bondade infinita e está sempre disposto a perdoar seus filhos quando a dor é sincera.

Fico pensando como é difícil a pessoa saber que está indo embora dessa vida quando ainda é cedo na vida, quando ainda não realizou-se plenamente. Quantas coisas passam pela cabeça de uma pessoa que sabe que vai morrer, antes que ela faça a passagem dessa vida terrena? Estaremos realmente preparados para esse momento impar? Teremos tempo de ser perdoados de todos os pecados cometidos nessa vida? Teremos perdoado todos aqueles que nos ofenderam ou tenham alguma dívida conosco? Quantas perguntas povoarão a cabeça de alguém que sabe ou pelo menos desconfia que está indo embora desse mundo e na maioria absoluta das vezes nem sabe para onde vai? Penso que essas perguntas deveriam povoar as ideias de uma pessoa enquanto ela ainda tem tempo suficiente de se corrigir dos seus pecados e redirecionar sua vida para um plano superior.

Naqueles momentos também fica claro o quanto vale um dia de vida, enquanto ainda podemos respirar e viver com saúde. Quando ainda resta alguma esperança em viver é onde o ser humano se agarra a vida com toda força e fé que possui. Enquanto isso, muitos jogam fora sua própria vida, nas mais diversas perversões humanas, nos mais fúteis e levianos objetivos. Morrem ainda vivos e muitas vezes nem se acordam para o viver.

Cuidemos pois da nossa saúde para que a vida não seja breve e possamos prolongar nossa jornada de maneira saudável, com uma melhor qualidade de vida. A dor de quem está indo, muitas vezes, é grande mas, termina quando a pessoa se vai desse plano. No entanto, para quem fica e vive a dor da partida de alguém que ama, não é tão fácil. A saudade é inevitável e a conformação só é possível quando lembramos dos bons momentos vividos juntos e das boas obras que foram edificadas ao longo do tempo, do amor plantado, das boas colheitas edificadas.

Penso que será melhor fazer logo uma reflexão a respeito de como temos direcionado nossa vida, nossos atos e nossas palavras. É bom sabermos o quanto temos sido útil a nós mesmos e principalmente ao nosso próximo. O quanto temos contribuído pelo bem estar da sociedade, da natureza e daqueles que nos procuram por qualquer motivo que seja. Temos que fazer com que a balança do Bem esteja com algum crédito com o Criador de todas as coisas. Aproveitar as horas e os dias para crescer e se entregar ao Bem. Não virar as costas aos que nos procuram, não negar o nosso sorriso e estender sempre a mão a quem precisa.

Devemos desejar que Deus esteja no coração de todos e que sempre esteja no nosso coração todos os dias, pois Ele está com todos, mesmo aqueles que não O procuram. Mesmo na escuridão e no sofrimento, podemos chama-Lo e Ele sempre atenderá, podemos bater a porta e ela se abrirá, como disse Jesus. Pois, Ele não se foi, sempre esteve e sempre estará presente. Por menor que seja a fresta de Luz e a esperança de vida, devemos nos prender a ela. Por maior que seja o sofrimento e a dor devemos lembrar que existe um Salvador e chamar por Ele. Por maior que seja a vontade de despedir-se dessa vida, devemos lembrar que Ele é a própria Vida e portanto nos entregarmos em suas Mãos.

Nós não temos culpa nenhuma da nossa ignorância e de sermos tão pequenos, mas podemos aproveitar todos os momentos da nossa vida para compreendermos a razão de tudo que vivemos, inclusive o próprio sofrimento pelo qual passamos. Não podemos jogar fora essa grande oportunidade que a vida nos oferece para poder compreender a própria vida. Por pior que seja o sofrimento humano, ainda assim, a vida é preferível e pode ser superada enquanto há esperança em viver. Jó, nos deu uma grande lição de superação e um exemplo de Fé, de Paciência e Obediência. Procuremos por ele nos momentos que são preciso para que venha a calma e a serenidade necessária.

Enquanto restar algum brilho em nossos olhos, podemos ainda superar a dor e o desespero. Há em nós forças adormecidas que podem superar toda a escuridão que em algum momento é sujeito nos envolver. Devemos lembrar da nossa infância, das horas alegres em que vivemos, dos nossos amigos e das coisas boas que fizemos. Podemos ser fortes com aquele que tudo pode e em tudo nos fortalece, crermos em nós mesmos e no Salvador, que Ele virá de alguma forma em nosso socorro.

Nos momentos mais difíceis não podemos deixar os dias passarem sem que tenhamos feito uma oração, sem que tenhamos feito um pedido, sem que tenhamos feito um esforço para se encontrar com a força da Salvação. Abrir o nosso coração para que Ele possa habitá-lo e retirar o desencanto e o desespero, restabelecendo a vontade de viver. Limpando tudo em nós e ao nosso redor.

Há muitas pessoas que gostariam de ter mais um minuto de vida, mais um dia, mais um mês ou um ano de vida. Dariam tudo por isso, devemos sempre lembrar disso. Daquelas pessoas que sofrem muito mais do que o nosso próprio sofrimento, que estão, muitas vezes, em condições muito piores do que a nossa. Pessoas que perderam seus entes queridos, pessoas que perderam sua saúde e pessoas que perderam até mesmo as condições de mobilidade, presas em uma cama ou numa cadeira de rodas. Mesmo assim, elas querem continuar a viver e ser felizes, e quantos conseguem isso a despeito de todas as dificuldades e adversidades.

Muitas vezes, nós temos tudo que uma pessoa gostaria de ter: uma família que gosta da gente; um corpo bonito, saudável e em condições de andar, cantar e viver; condições de estudar e ser feliz e; mesmo assim, reclamamos da nossa condição e negamos tudo isso. Precisamos lutar pela vida enquanto há vida, não desistir de nós mesmos e acordar para a Vida! Amar e ser feliz.

Que a Luz Divina possa habitar o nosso Coração e nos dar a compreensão e a Paz tão necessária a nós seres humanos em busca de evolução espiritual.

Porto Velho, 22 de março de 2018, Lua Crescente