Ein od milvado - desvendando o código de Deus e o caminho da verdadeira fé

Parte I - O que significa "ein od milvado"?

Na parashat Va'etchanan (dt 3;23- dt 7;11) encontramos a maior pérola da torah: EIN OD MILVADO. Para os iniciantes no estudo da torah pode parecer algo estranho,mas essa palavra significa "não há mais nada além dELe" .

Nesta parasha,lemos o início do discurso de Moisés no seu último dia de vida. Moisés relembra ao povo,as vezes que Deus o fez ver Sua Mão contra os reis caananeus,contra os idólatras no seio de Israel e como o povo viu o Eterno descer vestido de nuvens escuras envolto de raios,fogo,shofar e as palavras dos Dez Mandamentos ditadas por ELe aos seus ouvidos. Moisés então diz:"Atah ha'aretah lada'at ky YHWH hu ha'Elohim; ein od milvado",traduzindo:" A ti te foi mostrado para que soubesses que YHWH é o Deus;não existe mais nada além dele." . Geralmente as porcas traduções em português traduzem como "não há outro como Ele",mas a frase em hebraico - אין עוד מלבדו - possui o VAV no final,indicando que a frase é finalizada com pronome pessoal de possessão no masculino na terceira pessoa do singular. Mais do que falar,ein od milvado deve ser sentido,isto é,perceber que tudo é o Eterno e nada ocorre fora dele e tudo que ele faz é para o bem. É a emunah confiança em Hashem como tiveram os patriarcas,Moisés e os profetas e a chave para aqueles milagres revelados.

Vinícius Santos
Enviado por Vinícius Santos em 14/05/2020
Código do texto: T6947357
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.