Ein od milvado - Contemplando a Emanação de Deus em tudo

A exemplo de toda palavra ou frase da Torah,Ein od milvado também não foi deixado ou escrito à toa;seu objetivo é expresso na própria parashat que,tem por fim levar o estudante da torah ao relacionamento mais íntimo com o Eterno. Essa frase nada mais é do que (também) o resumo de toda a bíblia. Ela deve estar sempre em nossa boca mas,a torah vai mais além: no verso 39 do capítulo 4 de deuteronômio repete que devemos refletir em nosso coração que não existe mais nada além do Eterno:"pelo que hoje deves saber e refletir no teu coração que IHVH é Deus em cima no céu e embaixo na terra;não há mais [nada além dele]" (dt 4;39).

Esta frase não é um "mantra" ou "comando espiritual especial",mas remoê-la leva o coração a contemplar a Omnipresença de Yahweh em toda a criação. Ao contrário dos mantras que visam fazer o meditante materializar o que deseja ou adentrar mundos espirituais usando a repetição da frase (ou determinadas rezas),Ein od MilvadO tem o objetivo de primeiro fazer o meditante ir para dentro de si. Ou seja,internalizar o conhecimento expresso por esse verso da Torah tem seu primeiro efeito sobre o mais íntimo do ser,do centro de suas emoções e percepções. É o que chamo de "efeito lekh lekhá" ,a saber, o ser humano vai para dentro de si próprio e passa a contemplar que Deus não é o "velhinho barbudo sentado em um trono no meio do nada",mas a Força,o Poder que move absolutamente tudo no universo: desde a explosão de uma supernova até uma formiguinha andando pelo piso da nossa casa. Daí o homem contempla que tudo isso é emanação do Criador,que em tudo e a todo momento está emanando Sua Presença por toda terra,e consegue ver que sem ELe nem mesmo ele poderia existir pois nota-se que cada batida do coração,cada respiração,cada movimento que faz é uma emanação de YHWH,pois sem Sua Permissão nada ocorreria.

Quando o homem medita em "ein od milvado" e compreende tudo isso em seu coração,torna-se como um anjo - pois como tal - está a contemplar o Fluir de Deus por toda a parte. Isso eleve seu nível de fé do simples "acreditar",para a Confiança Plena no Criador e neste nível deixa sua Confiança torna-se como as dos emblemáticos profetas da bíblia,e não de um simples religioso que "acredita que Deus existe". A pessoa vê que tudo (até mesmo coisas aparentemente pífias para nos) é um agir de Deus,e agora começará a experimentar milagres. E verá que tudo que Deus faz é para o bem,ainda que ELe faça o mal. Mas como assim Deus fazendo mal,isso não é coisa do diabo? Deus criou o bem e o mal,a luz e as trevas,a tranquilidade e o caos. Ele fez o "dia de sorte" e o "dia de cão" em oposição um ao outro tal como - numa linguagem mais formal - o Rei Salomão explica:"Alegre-se no dia da prosperidade,mas no dia da adversidade reflita;Deus fez este em oposição àquele" (Eclesiastes 7;14). E por que Deus fez isso? A começar que o mal não é um fim em si mesmo. Quando se entra na perspectiva de Deus e começa-se perceber Sua Emanação em tudo e o mal,nesta perpectiva é um decreto amargo onde se há uma baixa Revelação de Deus,ou seja,quando Deus faz (ou permite) que algo ruim ocorra,é por que nesse momento ELe está enviando algo de extrema santidade e brilho diretamente do mais alto dos céus e,aquilo irá se abrindo aos poucos como uma flor.Ou seja,se você está passando dificuldades,pessoas tem feito intriga a seu respeito,perdeu um parente ou está com alguma enfermidade,isso não é "espírito de miséria,espírito da doença,espírito da fofoca etc" como ensinam algumas religiões por aí. Muito pelo contrário,esses ensinamentos de que os demônios ou Satanás luta contra Deus ou tem poder comparável ao dELe são considerados IDOLATRIA.

Essas coisas amargas também são uma revelação de YHWH que,mesmo de forma amarga,Ele quer se dar a conhecer a você,portanto,reconheça-O e pergunte a si próprio:"O que Deus quer de mim? O qur quer me ensinar com isso?" E tenha consciência de que tudo o que ELe faz é para o bem,não importa se a priori na nossa perpectiva humana pareça ser algo ruim,como diz o Rei Salomão outra vez:"melhor a tristeza do que o riso,pois a tristeza torna melhor o coração....melhor o fim de uma coisa do que o princípio dela" ( Eclesiastes 7;3 e 8). E por que é necessário fazer perguntas a mim mesmo sobre o que Deus quer de mim e me ensinar? Se Ele faz algo amargo tendo o bem por finalidade,como escapar disso? Isso é um auto-julgamento,uma investigação de si mesmo que tem por fim trazer à tona do consciente a resposta,por isso,Paulo de Tarso diz:" Examine pois o homem a si mesmo....se julgássemos a nós mesmos,não seríamos julgados,mas quando somos julgados somos castigados pelo Senhor,para não sermos condenados com os ímpios." ( I Coríntios 11;28,31 e 32).

Portanto,"ein od milvado" tem por objetivo contemplarmos a emanação da Presença Divina em absolutamente tudo e Confiança sólida em Deus como teve Abraão,Isaque,Jacó,Moisés,Elias e etc, ele te faz gerar milagres e adentrar na Perspectiva de Deus,como será abordado no próximo estudo.

Vinícius Santos
Enviado por Vinícius Santos em 20/05/2020
Código do texto: T6952870
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.