Limites

A Palavra nos ensina que devemos "reconhecer a Deus em todos os nossos caminhos, e Ele endireitará as nossas veredas" (Provérbios 3:6), e o que ocorre é o seguinte: nós, diante das dúvidas e incertezas ante as circunstâncias cotidianas que nos assediam, somos tentados a ignorar essa revelação e, inclusive, a questionar a "inércia" de Deus diante delas.

Vemos pessoas no exercício de cargos públicos (contratadas, eleitas, concursadas), que ali estão para cumprirem suas funções em favor da sociedade, agindo, no geral, de forma a atender os seus próprios interesses; enveredando pelos caminhos da corrupção que, atualmente, salta os nossos olhos e abrange todos os setores da administração.

Por outro lado, temos também a crescente onda de violência que, de há muito, oprime o povo, inclusive ceifando vidas - uma verdadeira guerra urbana; o uso indiscriminado de drogas, cujos efeitos interferem, não só na qualidade de vida daqueles que delas se utilizam, mas compromete o dia a dia de todos os cidadãos, pois são apontadas, geralmente, pelas autoridades, como uma das principais motivações para a prática de crimes.

O que dizer das obscenidades que se tornaram práticas imorais tão corriqueiras, desagregadoras e que constrangem até pessoas incrédulas?!

E esta pandemia, então, que vem ceifando incontáveis vidas mundo afora, dentre elas, muitos parentes, amigos e conhecidos nossos?! E o sofrimento daqueles que perderam entes queridos e ainda ficaram sem emprego, impossibilitados de suprir do básico a si próprios e aos seus?!

ONDE ESTÁ DEUS NISSO?!
SERÁ QUE ELE NADA VÊ?!
POR QUE ELE NÃO AGE?!
ATÉ QUANDO SERÁ ASSIM?!

São questionamentos que têm como base os fatos que se vêem, portanto coerentes e compreensíveis. Entretanto, como cristãos, não podemos viver pelo que vemos, mas, sim, firmarmo-nos na Fé de que algo maravilhoso está por vir.

Desde que a graça do Senhor me alcançou, eu sempre acreditei que existe um limite estabelecido por Deus para todas as coisas, pois "a Justiça e direito são o fundamento do teu trono; o governo dEle se baseia em verdade, em equidade e em graça" (Salmos 89:14). Nisso, recai sobre o ser humano a responsabilidade por suas ações e omissões e, igualmente, pelas consequências dessas.

Deus nunca perdeu o controle e nada jamais poderá surpreendê-lo. No momento oportuno - momento dEle - o Senhor agirá. Assim Ele o fez por ocasião do dilúvio, quando o pecado chegou ao seu limite, oportunizando a arca para o escape de quem cresse na pregação de Noé; em Sodoma e Gomorra, quando o mau cheiro do pecado chegou ao seu ápice, Ele enviou anjos e, após resgatar os seus, fez Justiça; decretou o fim daquelas cidades.

Cristo Jesus é o nosso Anjo resgatador, Guarda de Israel, o qual foi enviado a nós e já decretou o fim do pecado, dando-nos a Si próprio como Arca da salvação, para nos livrar do bravio mar pecaminoso; Ele consumou na cruz a obra em nosso favor. ELE NOS RESGATOU DO IMPÉRIO DAS TREVAS PARA O REINO DO SEU AMOR.

Em um certo momento, Deus, em conversa com Abrão, após ter confirmado todas as promessas anteriormente feitas, assim disse ao seu servo:

… "E tu irás para os teus pais em paz; serás sepultado em ditosa velhice. Na quarta geração, tornarão para aqui; PORQUE NÃO SE ENCHEU AINDA A MEDIDA DA INIQUIDADE DOS AMORREUS". (Gênesis 15:15-16).

Ou seja, NO LIMITE DA INIQUIDADE DOS AMORREUS, prometeu Deus, os israelitas serão libertos do cativeiro e regressarão à terra que o Senhor os havia dado.

HÁ UM LIMITE EM QUE DEUS AGE. PRECISAMOS CRER E DESCANSAR NESSA VERDADE. ELE É SENHOR DO TEMPO!