Enfrentando a Dor do Luto

"E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas..." - Apocalipse 21:4

Muitas pessoas entram numa depressão profunda após a perda de um ente querido. E muita gente assim já não quer mais viver. É como se o mundo perdesse a graça, e nada mais fizesse sentido após a morte de alguém especial. Isso acontece porque a maioria das pessoas não consegue compreender que a nossa vida tem começo, meio e fim. E um dia, mais cedo ou mais tarde, vamos deixar esse mundo.

O apóstolo Paulo, por exemplo, depois de muitas lutas e tribulações, escreveu que tinha esperança de partir dessa, para a outra vida. Ele sabia que havia recebido do Senhor Jesus uma grande missão (Atos 9). E também sabia que, após a morte do corpo físico, ele teria outra vida na presença de Deus. (2 Timóteo 4:6)

Aos Filipenses, Paulo escreveu assim: "Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor..." - Filipenses 1:23

__________________________

As pessoas que sofrem menos com a morte de um familiar, ou de um amigo muito próximo, são aquelas que, no decorrer dos anos, aprenderam a desenvolver um equilíbrio emocional, de tal maneira que, mesmo sentindo a dor do luto (que é algo ruim, talvez a pior coisa nessa vida) conseguem manter as suas expectativas. Continuam sonhando, trabalhando, fazendo planos, etc...

Quando a pessoa consegue ter autocontrole, o que nada tem a ver com “frieza” na hora do luto, fica mais fácil erguer a cabeça, sacodir a poeira de dar a volta por cima. O luto, a morte, é realmente um grande baque! Infelizmente, todos nós vamos passar por isso algum dia. Quer seja rico, quer seja pobre, quer seja branco, quer seja negro, não importam as diferenças de cor, credo religioso ou financeira. TODOS SOFRERÃO A DOR DO LUTO ALGUM DIA!

Essa é uma coisa, da qual ninguém consegue escapar. Mas precisamos entender e compreender que, A MORTE NÃO ESTAVA NOS PLANOS DE DEUS. Ele não fez o ser humano para vê-lo num caixão, sem vida. Esse nunca foi o plano do Supremo Criador.

__________________________

“Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam...” – Salmos 23:4,5

__________________________

Quando Deus criou o homem e também a mulher, Ele queria que eles tivessem vida eterna, e nunca ficassem doentes, enfermos, tristes, amargurados ou depressivos. Mas, por causa do pecado de rebeldia, ou seja, por causa da desobediência de Adão e Eva, toda a terra foi contaminada pelo pecado.

A transgressão causou grandes estragos. E o maior deles foi a separação do homem e seu Criador. Por isso, toda a humanidade ficou doente e moralmente caída. Os homens passaram a matar sem misericórdia, começaram a roubar uns aos outros. Inventaram mentiras, trapaças, para tirarem vantagens uns dos outros. Começaram a se prostituir, fabricar ídolos pagãos, sacrificaram seus filhos aos falsos deuses. E assim, a ira de Deus veio sobre toda a terra.

O homem criado a imagem e semelhança de Deus, perdeu a sua identidade, corrompeu-se, desviou-se de seu propósito. E esquecendo-se de seu Criador, praticando o que não convém, recebeu o castigo pelas suas obras más.

As Escrituras narram o primeiro homicídio da história da humanidade, quando Caim matou Abel. Então Adão e Eva sentiram na pele o que era a terrível dor do luto. A morte apresentou-se a eles, sem piedade, sem misericórdia, levando um de seus filhos.

O justo Abel foi brutalmente assassinado pelo seu irmão Caim, cujo coração pertencia ao maligno; segundo escreveu o evangelista João em sua epístola: “E não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e assassinou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas.” - 1 João 3:12

__________________________

A MORTE ENTROU NO MUNDO ATRAVÉS DO PECADO!

Foi a desobediência que trouxe ao mundo a morte, a tragédia, a dor, o luto, a tristeza, a angústia, a depressão, o suicídio, a violência, os assassinatos, etc...

Toda espécie de males teve origem no pecado de Adão e Eva, o primeiro casal humano. E os seus descendentes herdaram grandes maldições, de modo que não conseguem viver sem pecar. Assim como existe a “metástase” na linguagem da medicina, para se referir ao espalhamento de um câncer sobre todo o corpo humano. Da mesma forma, existe a “metástase do pecado”; que espalhou-se para todos os seres humanos.

Por isso, sabiamente o apóstolo Paulo escreveu: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus...” - Romanos 3:23

__________________________

TODOS PECARAM!

Então, o que é a Morte?

Ora, a morte é a consequência do pecado. O salário do pecado é a Morte. O pagamento que os seres humanos recebem, por serem pecadores, é a Morte!

O mesmo Paulo escreveu isso na sua carta aos romanos, dizendo:

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor...” - Romanos 6:23

__________________________

Como podemos ver, o apóstolo Paulo, usado por Deus, não nos deixou sem esperança ao falar sobre a morte. Pelo contrário, ele explica que o Senhor Jesus Cristo pode nos dar, gratuitamente, a vida eterna. E essa jamais cessará, jamais terá fim. Nem poderá ser destruída.

Então, você meu irmão, minha irmã, que está enfrentando a dor do luto nesse momento. Confie em Deus, sem questioná-lo, sem julgá-lo, sem condená-lo. Como fazem os ateus, que blasfemam e até xingam a Deus, porque eles querem entender certas coisas e não vem a iluminação em suas mentes. E não compreendendo certas coisas, eles decidem xingar a Deus e afirmam que não existe um Ser Supremo nos Céus, que observa tudo o que se passa aqui na terra. Mas, eles estão enganados, e em seus discursos vazios deliram acerca da Divindade.

Deus é Jesus Cristo. Ele Se fez carne para sofrer em nosso lugar. Deus escolheu assim e fez assim. Pois não existia na terra um homem santo, capaz de suportar a morte de cruz para salvar toda a humanidade. Foi preciso o próprio Deus, ESVAZIAR-SE DE SUA GLÓRIA (grego: Kenosis); assumindo a forma de servo (ser humano).

E assim faria o sacrifício perfeito em nosso lugar. Eu e você não poderíamos salvar toda a humanidade corrompida pelo pecado, porque também somos pecadores. Um pecador não pode salvar outro que está manchado, sujo, impuro... Mas Jesus Cristo nunca cometeu pecado, e por isso foi levado até a cruz do Calvário, para que fosse assassinado, de forma cruel, em nosso lugar.

O profeta Isaías, narrando profeticamente a crucificação de Jesus Cristo, escreveu assim:

“Não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.

Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos...” - Isaías 53:2-6

__________________________

A MORTE NÃO VENCEU O SENHOR JESUS. PELO CONTRÁRIO, A MORTE FOI DERROTADA POR ELE!

Jesus Cristo morreu na cruz, para salvar toda a humanidade. De modo que, todo pecador pode encontrar perdão e salvação nele. Mas é preciso confessar os pecados e desejar viver uma nova vida. É necessário que o velho homem morra para esse mundo, para que um novo homem possa nascer segundo a vontade de Deus. O Senhor Jesus é a Porta das ovelhas. Certa feita Ele disse assim: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas...” - João 10:9-11

__________________________

Disse Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá. E quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?" - João 11:25

__________________________

Você que ainda não entregou a sua vida para o Senhor Jesus Cristo, faça-o agora mesmo! Aceite esse convite maravilhoso e comprove por você mesmo que o Senhor é Bom!

O Salmos 34:8 diz: “Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.”

__________________________

Muitas pessoas continuam com medo da morte porque falta-lhes a certeza de vida eterna. Elas sentem que o luto traz desespero e muita angústia, porque ainda não aprenderam a confiar inteiramente em Deus. Ser religioso não resolve o problema. Não se trata de religião. Aliás, a palavra religião vem do latim, e significa: “religaré” (religar). Mas ninguém é capaz de se “religar” a Deus através da força do braço. Nem fazendo sacrifícios, rituais religiosos, pagando promessas, etc... Nada disso funciona!

Só existe um meio de se religar a Deus: JESUS CRISTO!

Só através de Jesus Cristo é possível o homem e a mulher se reconciliar com o Criador. E Ele espera por cada pessoa, de braços abertos. Pois Ele é o autor da vida. Qualquer pessoa poderá receber, gratuitamente, a vida eterna. Basta aceitar Jesus Cristo com um coração sincero. E a partir desse momento tudo pode mudar!

Aquele que roubava vai deixar de roubar. Aquela mulher que se prostituía, vai abandonar a vida na prostituição. Aquele traficante não vai mais usar garotos tão jovens para carregar drogas, enquanto ele ganha dinheiro de forma ilícita. O político corrupto, após receber Jesus em sua vida, vai parar de roubar, vai abandonar a corrupção. E todas essas pessoas terão suas famílias honradas e abençoadas por Deus, se realmente quiserem trilhar novos caminhos. Pois Jesus oferece uma nova oportunidade ao pecador que está vivendo em desespero, angustiado e com medo da morte.

Então, você que acabou de perder um ente querido, creia que Jesus Cristo o trará de volta na ressurreição dos mortos. E você poderá reencontrar essa pessoa que partiu deste mundo e deixou muita saudade. Eu mesmo já senti a dor do luto muitas vezes. Quando três tios muito queridos, e minha avó paterna, faleceram há alguns anos atrás. E agora, recentemente, nos despedimos da matriarca da família, a minha avó materna, que nos deixou aos noventa anos de idade.

Sentimos muita dor e tristeza, principalmente por estarmos nessa pandemia de Covid-19, e não conseguimos vê-la pela última vez. Muitas famílias estão de luto, enterrando seus entes queridos. Isso é lamentável, é muito triste, porém, não podemos perder a fé em Deus. Nesse período de dores, lutas e grandes provações, precisamos, como diz um lindo hino da harpa cristã, “GUARDAR O CONTATO COM O SALVADOR”.

“Queres, neste mundo, ser um vencedor?

Queres tu cantar nas lutas e na dor?

Queres ser alegre, qual bom lutador?

Guarda o contato com teu Salvador”

Guarda o Contato ( Hino 77) | Harpa Cristã

__________________________

Precisamos manter a fé. Precisamos conversar com Deus. Precisamos falar com os nossos familiares. Não podemos deixar o desespero tomar conta de nossas vidas. A angústia surge em nossas vidas, como surgiu na vida dos profetas e apóstolos do passado. Eles foram homens sujeitos as mesmas paixões que todos nós.

O ser humano sempre foi a mesma coisa em qualquer tempo, no sentido de sofrer angustias e provações. Todos nós somos tentados pelos nossos próprios desejos, assim diz a palavra de Deus. Por isso, uns persistem até o fim, outros, infelizmente cometem o suicídio, pensando que assim terão os seus problemas resolvidos. Mas o suicídio nunca foi a vontade de Deus para o homem. Procurar um “atalho” para fugir dos problemas, nunca foi a solução.

Devemos encarar a realidade, com foco, força e fé em Deus. Sabendo que as mesmas coisas estão acontecendo com nossos irmãos no mundo inteiro. Não é só você que está de luto. Não é só você que perdeu um familiar, um amigo, o cônjuge, o noivo, a noiva, o namorado, etc... Existem milhares de pessoas que, nesse exato momento está enterrando um ente querido. E mesmo nesse momento difícil, entre lágrimas, sentindo fortes dores em sua alma, DESEJA CONTINUAR VIVENDO E REALIZANDO SEUS SONHOS, COM FÉ EM DEUS!

O apóstolo Pedro escreveu assim: “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.

Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.

Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.

"O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido por pouco tempo, os restaurará, os confirmará, os fortalecerá e os porá sobre firmes alicerces.” - 1 Pedro 5:7-10

__________________________

Que Deus conforte os corações enlutados nesse momento. E que as riquezas do Céu sejam derramadas nos corações dos aflitos. Que a graça e a paz de Cristo abunde poderosamente sobre a alma das pessoas depressivas e angustiadas. Que o Espírito Santo fortaleça aqueles que desejam parar na caminhada, por causa das lutas e das provações. Continuem marchando rumo ao reino celestial. Continuem guerreando e lutando nessa guerra que, em breve, vai acabar. Fiquem todos na paz do Senhor Jesus Cristo, nosso Deus e nosso Salvador.

__________________________

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com vós todos. Amém.” - 2 Coríntios 13:13

__________________________

IN NOMINE CHRISTI AMEN

.

.

.

© Junior Omni - 2021

JUNIOR OMNI
Enviado por JUNIOR OMNI em 27/05/2021
Reeditado em 28/05/2021
Código do texto: T7265608
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.