Carta a um coração em conflito

“É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada . Mas a graça das graças é não desistir nunca" Dom Helder Câmara

O ser humano ao longo da sua jornada enfrenta muitos problemas e dificuldades. Essa luta e suas vivências é o que forma sua bagagem de experiências, que o transforma e lhe fortalece, dependendo de como extrai os ensinamentos de tudo aquilo que ele vive e observa ao redor de si. Segundo um provérbio chinês tudo que chega até a gente tem um propósito, precisa é descobrirmos qual é esse propósito.

A felicidade é um dos pontos centrais e de maior importância para a humanidade aqui na terra - "essa felicidade que supomos... toda arreada de dourados pomos" diz Vicente de Carvalho, mas que "está sempre apenas onde a pomos, e nunca a pomos onde nós estamos". Ou como diz Huberto Rohden “a felicidade existe, sim, NÃO fora de nós, onde em geral a procuramos, mas dentro de nós, onde raras vezes a encontramos”.

Todos querem ser felizes na vida, mas nem sempre a pessoa planta as sementes adequadas para colher essa dádiva infinita e maravilhosa que é ser feliz. Se queremos receber alguma dádiva e nos alegrarmos com a vida é preciso fazermos o movimento adequado para que isso aconteça.

A pessoa caminha um tanto na vida e parece que tudo vai bem, até que em determinado momento vive um conflito intenso e não sabe como sair e nem sabe como e porque entrou dentro daquele turbilhão. Assim é a vida, nem sempre alegre, nem sempre feliz. Assim como a felicidade, a tristeza existe sim e as vezes dói e as vezes custa um pouco a ir embora. A dor faz parte da caminhada do ser humano, pois, quem nunca sentiu uma dor no fundo do seu coração, também não sabe, em sua plenitude, o que é a alegria e nem a felicidade.

Em algum momento da vida é sujeito iniciar um movimento onde as joias mais raras são substituídas por situações e problemas pessoais, ou mesmo os problemas e situações de outras pessoas, que as vezes nos afastam da Fé e da Esperança. É preciso ter muito cuidado em nossa caminhada para não afastarmos das nossas crenças e dos nossos princípios, custe o que custar. Tem coisas que não se pode abrir mão nessa vida.

Quando nada conhecemos da espiritualidade e em nada acreditamos, o sentido da vida corre sem que percebamos. Mas, quando entra alguma Luz na nossa consciência e adquirimos alguma Fé, se a perdemos e se deixamos que a Esperança fuja de dentro de Nós, ficamos em um redemoinho de pensamentos e tristezas que é sujeito levar a pessoa para lugares perigosos no fundo de si mesma.

Sempre precisamos verificar em que fonte estamos alimentando nossos pensamentos. Não devemos ser influenciados negativamente por pensamentos de outras pessoas que tem alguma ascendência sobre nós, mas que às vezes não está bem sintonizada ou harmonizada com o Bem ou com a vida. Tem pessoas que reclamam de tudo e parece que tudo está ruim ou fora do seu lugar, sendo que na verdade é a própria pessoa que está fora do seu lugar ou em uma sintonia de desequilíbrio. Tudo isso é sujeito prejudicar a saúde e o equilíbrio da pessoa, todo cuidado ainda é pouco.

Digo com convicção, pois já estive ao ponto de achar que estava meio doido da cabeça, por situações de estresse, muito trabalho e pouco repouso. Pensando que as coisas não estavam dando certo por isso e por aquilo, pessoas que não colaboravam, acontecimentos que me desestabilizavam. Mas hoje tenho certeza que nada, nada mesmo, está do lado de fora da gente que possa abalar a nossa Fé. Tudo, tudo mesmo acontece dentro da gente, sempre é o Eu que sente e o único responsável por aquilo que guarda dentro de si e isso influencia tudo ao nosso redor. A maneira que estamos sintonizados é que determina como recebemos e como transmitimos nossa irradiação de pensamentos, palavras e atitudes.

Nada justifica a pessoa ficar sofrendo com a situação dos outros ou por aquilo que não compreendemos em outras pessoas ou até em nós mesmos. Às vezes estamos no Paraíso e não sabemos. Tenhamos cuidado para não passar aqueles sentimentos ruins para nossos filhos ou pessoas ao nosso redor, eles precisam de nós, com equilíbrio, com Fé e Esperança.

O verdadeiro tesouro está nos céus, mas podemos e devemos adquirir aqui essas pérolas raras, que são os ensinamentos, os bons Conselhos, ou seja a palavra de Deus. “Não só de pão vive o homem, mas também da palavra do Senhor”, disse Jesus.

É sempre bom lembrar o Salmo 23, que nos conforta e nos consola nas horas que é preciso: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará. Ele me faz descansar em pastos verdejantes e me leva a águas tranquilas. O Senhor me renova minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo, me guarnece, me diriges e me consola. Mesmo diante dos problemas e das dificuldades, eu confio em Ti, Senhor, pois sei que estarás comigo todos os dias da minha vida e irás me guiar para o caminho da Vitória! Amém!”

Brasília, 30/11/2020