Carta de Esperança a um mundo melhor

Amigos,

Eu hoje acordei com o coração leve e a paz de espírito de alguém que cumpriu seus deveres, pagou as suas dívidas e está disposto a caminhar no caminho do Bem. Alguém que já passou por alguns sofrimentos na vida e algumas tempestades, sabendo perfeitamente que aqueles dias sempre passam e fica o aprendizado e o necessário amadurecimento.

Alguém que conheceu algumas decepções, recebeu algumas flechadas pelas costas, por traições de falsos amigos, por palavras malditas de línguas inconsequentes, mas que venceu as críticas e se manteve no seu centro, sem perder o seu equilíbrio e a sua Paz.

Que alegria é a gente ser vitorioso em uma missão e assim crescer devagarinho em nossos propósitos. Sempre com o objetivo maior de edificar uma fortaleza em nós, onde possa reinar o Amor, a Paz e o conhecimento espiritual.

Construir Deus em nós ou descobrir Deus em nós, a verdadeira grandeza do homem. A palavra que edifica e constrói um mundo melhor, que alimenta o espírito e dá brilho em nossos dias.

O tempo passa com rapidez e não tem volta, procuro aquilo que é essencial ao espírito, que pode realmente me certificar que vivi, que valeu a vida vivida, que me alçou em voo às alturas junto ao meu Pai Celestial.

Que minha palavra possa ter a firmeza suficiente para me conduzir e conduzir meus irmãos em um caminho de Luz.

Estou aqui na lembrança do que vivemos, no aprendizado que ficará para sempre, nessas palavras impressas, expressas sem pressa, presa nesse tempo em que vivo.

Olho ao meu redor, me parece que o povo está meio perdido e acreditando que estão certos em seus desacertos na vida e mesmo dentro das religiões, um lugar sagrado, onde deve prevalecer sempre a luz da compreensão e do amor. Que não poderia nunca acontecer a radicalização e o choque das diferenças de ideias e opiniões.

Lembro de Ruben Alves em seu texto “eu tenho razão” ele diz o seguinte:

“Esgrimindo esta frase: eu tenho razão,

Desfazem-se os casamentos,

Perdem-se os amigos,

Pais e filhos se afastam,

Os povos vão à guerra,

As discussões se estendem e azedam,

Destroem-se os diálogos,

Matam-se os homens.”

Somente quando percebemos que não temos toda a razão é que podemos nos aproximar uns dos outros sem enfrentamentos e brigas. Somente quando olharmos mais para o alto e enxergar o Mestre que é o dono da Verdade absoluta é que podemos saber que não sabemos de nada e assim crescer dentro do Seu Caminho. Somente quando dermos as mãos e sabermos que somos todos irmãos apesar das diferenças é que encontraremos essa Verdade.

As diferenças nunca foram para separar, dividir ou afastar uns dos outros. A principal habilidade do nosso Guia Espiritual sempre foi, desde criança, unir as pessoas, unir os diferentes. Pessoas das mais diferentes crenças e ideias se encontraram dentro do mesmo caminho de Luz e construíram fortes amizades.

Assim meus amigos eu desejo que nesse novo ano que se inicia, possamos encontrar a Luz do Caminho e segui-la em União. Possamos dar as mãos para construirmos verdadeiramente a Paz que nosso Mestre quer de nós.

Com Luz Paz e Amor.

Paulo Afonso Condé

Florianópolis, 3 de janeiro de 2023, Lua Crescente