Aos colegas professores

Parceiros de todas as horas

Colegas, sinto que, em cada passo que dou como pessoa engajada, estou avançando no processo de enobrecimento de minha alma ou espírito, sem ser âncora, mas sendo leme. Desse prisma, entendo que a vida em si e o tempo são os melhores professores nossos.

Nessa conexão, como profissional, desvio, quando preciso, de radicalismo pétreo para enxergar, valorizar ou acolher a pluralidade possível dos conceitos, das versões, nascidas do individual. Tal posição remete à ideia análoga da importância de não ser, jamais “um homem de um livro só”. Por isso, defendo, ferrenhamente, que escolas não devem nunca ser gaiolas, mas ser asas e que gestores, professores e demais envolvidos na Educação têm que se permitirem entender que educar é ensinar a pensar a realidade com valores edificantes da alma. Logo, é patente a ideia de que, antes de ser um exímio profissional, tem que ser um exemplar ser humano.

Por essa linha tramita a pirâmide de aprendizagem, marcada por particularidades e por novos desafios inerentes às metodologias ativas e alternativas mais dinâmicas no processo ensino-aprendizagem, para a vivência prazerosa do aluno em sala de aula. Tal pirâmide contempla: ler, observar, ver, ouvir, discutir com os outros, praticar, ensinar aos outros. Dessa forma, valorizam-se as capacidades comportamentais do aluno, como: autonomia, inteligência socioemocional, criatividade, protagonismo social. Realidade que implica na promoção do seu próprio aprendizado e na conscientização de sua responsabilidade como agente transformador de si, do outro e do contexto em que está inserido. Nessa ambientação de abordagem mais horizontal, com estímulos dinâmicos e multifuncionais ou com recursos pedagógicos diversificados e de melhores qualidades, com a tecnologia em ação, o aluno permanece motivado em sala de aula. Nesse patamar, ganham o aluno, a gestão, o professor, o mundo.

Colegas, pelo dito popular, sabemos que “nem todo lápis vem acompanhado por uma borracha”, mas o lápis existe, portanto, vamos continuar a escrever, com parceria e sob os propósitos de Deus, a nossa linda história na gestão? “Bora” compor uma nova página? Obrigada.

Dulcinéia Oliveira de Paula Machado
Enviado por Ranon Machado em 31/03/2024
Código do texto: T8031613
Classificação de conteúdo: seguro