DEUS E OS HOMENS

Em um pequeno planeta do sistema solar, em meio a tantos outros sistemas planetários dentro da galáxia, que por sua vez errava pelo espaço em meio a miríade de outras galáxia muito maiores e mais ricas, surgiu um ser que adquiriu conhecimento de si mesmo. Ele ficou maravilhado com a imensa descoberta, passou a se chamar de homem e numerar tudo o que o diferenciava dos outros seres, esquecendo que todos os seres são diferentes.

Mas junto com este dom veio um tormento. Ao descobrir que existia, descobriu também que deixava de existir e que um dia simplesmente não existiu. E aquilo o fez sentir-se pequeno, o fez sentir-se triste, inútil e desesperado. Perguntava-se de onde veio e pra onde ia. Então ele inventou um outro ser; pensante como ele, que o recompensaria após a sua morte com uma outra vida eterna e feliz. E aquilo o fez sentir-se bem. Então o ser pôs nesse outro ser tudo aquilo que nele havia de mais valioso: a sabedoria, o poder, a compaixão, a bondade, a justiça... tudo isso ao infinito. Mas também o egocentrismo, a crueldade para com os inimigos, o menosprezo pelas mulheres e por tudo que é diferente... E disse que além de dar uma outra vida infinita e feliz, este ser também o tinha criado, então lhe chamou “Pai”. Então ele comunicou a “descoberta” aos outros seres, iguais a ele. Sem questionar eles aceitaram. Sem perguntar, passaram adiante.

E os homens se sentiram mais felizes. Agora estavam salvos para sempre. Não teriam mais que enfrentar a dura realidade, que eles eram passageiros como tudo aquilo que desprezavam. E este pai foi se tornando cada vez mais presente. Ergueram casas para abrigá-lo, queimaram incenso para agradá-lo e quando ele estava furioso, eram-lhe oferecidos sacrifícios. Quando eles não tinham terra, dizia que seu Pai lhes permitia tomar de outros. Quando fracassavam, era porque não tinham agradado seu Pai tão misericordioso. De fato ele era muito grande, mas tinha a mania de se preocupar com coisas pequenas. Costumava observar se seus filhos estavam olhando para a esposa de outro, se estavam guardando os dias santos, se estavam comendo o que lhes foi ordenado, se estavam orando para ele, se acreditavam nele, se dobravam seus joelhos a estátuas... de fato era um pai muito ciumento.

Eles acreditavam cegamente que esse pai que é tão superior e deve ser também muito ocupado os recompensaria se eles fossem bons e os puniria se não o obedecessem, como se isso fosse uma moeda de troca, algo que esse mesmo pai precisaria não se sabe por qual motivo, que estava o tempo todo observando cada passo que eles davam e que de fato era o dever destes filhos salvar todos os outros. Então eles se esforçaram para que todos fossem salvos, mesmo que para isso tivessem que força-los a salvarem-se. Obrigaram todos a serem salvos e aqueles que não queriam foram salvos à força. Achavam-se realmente no direito de julgar e de defender seu Pai, sendo que este nunca reclamou de nenhuma ofensa contra sua pessoa, nenhuma das três. Tomando as dores dos pais os homens castigavam impiedosamente quem dele duvidasse.

Mas o tempo passou e os homens cresceram. Descobriram muitas coisas e outras eles inventaram e viram que muitas coisas que seu Pai dizia eram mentiras. Seu Pai lhes tinha dito – ou pelo menos disseram que ele disse – que o mundo era plano; os homens inventaram navios e viram que não era. Seu Pai havia dito que eles eram sua mais importante criação, mas eles ficaram profundamente tristes quando descobriram que seu pai havia posto o mundo em que eles habitavam para giram em torno de uma estrela ignóbil. Seu Pai havia dito que eles foram criados a sua imagem e semelhança, mas eles descobriram que são descendentes de seres que muito desprezavam, e que estes seres se deram conta de si mesmos e inventaram o Pai. Mesmo assim ainda há quem pense que este Pai de fato existe... eles fecham seus olhos para as evidências e querem que todos pensem como eles, fazendo questão de esquecer que estão em um pequeno planeta do sistema solar, em meio a tantos outros sistemas planetários dentro da galáxia, que por sua vez errava pelo espaço em meio a miríade de outras galáxia muito maiores e mais ricas.

Igor Roosevelt
Enviado por Igor Roosevelt em 16/07/2008
Código do texto: T1083167
Classificação de conteúdo: seguro