Recordação

*Só tem lembranças no futuro quem viveu o presente. Viva o hoje para recordá-lo amanhã!*

Em 1999, quando essa frase fluiu eu não pensei em recordá-la em 2006. É muito interessante essa coisa de presente, passado, futuro...

1999 - passado. 2006 - futuro?

07/2/2006 - 19:07h - presente. Daqui à um minuto, será passado...

Afinal, o que é passado, presente e futuro? A cada minuto nossa relação com esses três tempos se transforma. Eu já estou no futuro! Que tênue é a linha que separa o presente do passado e do futuro!

O importante é saber viver cada minuto pois cada um deles é o presente que se apresenta para nós. Planejar o futuro? É bom... A gente precisa ter sempre algo à alcançar. Ninguém chega ao topo da escada se não mover o pé para o próximo degrau...

Em minha vida eu exercitei a persistência e o firme propósito. Tudo o que eu desejei realizar, eu realizei. Não caiu nada do céu, foi tudo com muita persistência e perseverancia. E, agora, recordando, vejo que remei um bocado contra a maré... No "ginásio", quando eu disse - vou ser assistente social! Minha mãe riu e disse: "sonha...sonhar não paga imposto". Ela só impôs o "Curso Normal" para que eu tivesse uma profissão. Não discuti, fiz o curso mas nem cheguei a lecionar pois no mesmo ano que terminei, passei no vestibular para Serviço Social!

E prá pagar a faculdade? Minha mãe viu mil e um impecílios, mas eu já tinha planejado o meu futuro... Pego o "Crédito Educativo", terminando eu faço um concurso público, passo e trabalhando pago a minha faculdade!

Prá encurtar a história, não fiz o concurso porque na época os concursos estavam suspensos mas como eu fui estagiária dois anos num orgão público, quando precisaram de assistentes sociais para trabalhar na periferia contrataram todo o grupo de estagiárias.

Trabalho duro, insalubre, perigoso...Mas para mim que queria realmente ser assistente social, muito prazeiroso e gratificante. Mais da metade do grupo desistiu e nós que resistimos bravamente, fomos efetivadas!

E eu paguei meus estudos, trabalhei ainda um tempo naquelas condições mas quando meu trabalho foi reconhecido passei para uma área melhor e finalmente cheguei à diretoria!

Hoje estou aposentada. Feliz, recordo o passado, vivo intensamente o presente e para o futuro quero é viajar muito!

E sempre que vejo alguém dizer: "isso é muito difícil de acontecer...", eu dou risada e digo - nada é difícil quando se tem um firme propósito!