Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Recordação

*Só tem lembranças no futuro quem viveu o presente. Viva o hoje para recordá-lo amanhã!*

   Em 1999, quando essa frase fluiu eu não pensei em recordá-la em 2006. É muito interessante essa coisa de presente, passado, futuro...
   1999 - passado. 2006 - futuro?
   07/2/2006 - 19:07h - presente. Daqui à um minuto, será passado...
   Afinal, o que é passado, presente e futuro? A cada minuto nossa relação com esses três tempos se transforma. Eu já estou no futuro! Que tênue é a linha que separa o presente do passado e do futuro!
   O importante é saber viver cada minuto pois cada um deles é o presente que se apresenta para nós. Planejar o futuro? É bom... A gente precisa ter sempre algo à alcançar. Ninguém chega ao topo da escada se não mover o pé para o próximo degrau...
   Em minha vida eu exercitei a persistência e o firme propósito. Tudo o que eu desejei realizar, eu realizei. Não caiu nada do céu, foi tudo com muita persistência e perseverancia. E, agora, recordando, vejo que remei um bocado contra a maré... No "ginásio", quando eu disse - vou ser assistente social! Minha mãe riu e disse: "sonha...sonhar não paga imposto". Ela só impôs o "Curso Normal" para que eu tivesse uma profissão. Não discuti, fiz o curso mas nem cheguei a lecionar pois no mesmo ano que terminei, passei no vestibular para Serviço Social!
   E prá pagar a faculdade? Minha mãe viu mil e um impecílios, mas eu já tinha planejado o meu futuro... Pego o "Crédito Educativo", terminando eu faço um concurso público, passo e trabalhando pago a minha faculdade!
   Prá encurtar a história, não fiz o concurso porque na época os concursos estavam suspensos mas como eu fui estagiária dois anos num orgão público, quando precisaram de assistentes sociais para trabalhar na periferia contrataram todo o grupo de estagiárias.
   Trabalho duro, insalubre, perigoso...Mas para mim que queria realmente ser assistente social, muito prazeiroso e gratificante. Mais da metade do grupo desistiu e nós que resistimos bravamente, fomos efetivadas!
   E eu paguei meus estudos, trabalhei ainda um tempo naquelas condições mas quando meu trabalho foi reconhecido passei para uma área melhor e finalmente cheguei à diretoria!
   Hoje estou aposentada. Feliz, recordo o passado, vivo intensamente o presente e para o futuro quero é viajar muito!
   E sempre que vejo alguém dizer: "isso é muito difícil de acontecer...", eu dou risada e digo - nada é difícil quando se tem um firme propósito!    
Tetê
Enviado por Tetê em 07/02/2006
Código do texto: T109111

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Tetê
Araruama - Rio de Janeiro - Brasil, 61 anos
6 textos (644 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 07:51)
Tetê