Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Cultivando a humildade

A humildade é uma nobre virtude que está oculta nos mais profundos recantos do coração humano. Encontrá-la e potenciá-la a um elevado grau são condições indispensáveis para atingirmos a sabedoria e sermos humanos no sentido pleno da palavra.

Mede-se a sabedoria de um homem pela humildade com que ele revela seu conhecimento, e não pelo conhecimento que ele aparenta ter.

Cavalgar furiosamente sobre os sentimentos dos outros, vasculhando falhas e tecendo-lhes críticas, é uma atitude mesquinha, que provoca mágoa e ressentimento, bloqueando os efeitos que mais desejamos. Porém, cultivar a humildade, reconhecendo — através do elogio sincero — as capacidades e esforços alheios, nutre-nos com a doce admiração das pessoas e abre horizontes para que nossas palavras e desejos de mudança tenham eco, materializando-se.

Orgulhoso e ensimesmado, um palestrante subiu ao palco para falar à plateia. Concentrou sua falácia no quanto os "outros" estavam errados, no quanto precisavam mudar.
O tempo todo procurou chamar a atenção do público sobre sua "extraordinária" capacidade de detectar falhas e, consequentemente, consertar o mundo.
Nesse meio tempo, a incongruência falou mais alto. As máscaras da arrogância e da falta de humildade romperam-se, desnudando-o. E, sentindo que suas palavras não tiveram eco, desceu cabisbaixo.
Um velho sábio, que a tudo assistia, disse-lhe:
— Meu caro, se você tivesse subido como desceu, certamente teria descido como subiu.

A humildade é o último degrau da sabedoria.



Fonte: Orvalho para a alma - Litteris Editora - RJ
Autora: Maria Aparecida Giacomini Dóro
Maria Aparecida Giacomini Dóro
Enviado por Maria Aparecida Giacomini Dóro em 20/02/2006
Reeditado em 30/12/2015
Código do texto: T114305
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Maria Aparecida Giacomini Dóro). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre a autora
Maria Aparecida Giacomini Dóro
Bituruna - Paraná - Brasil
446 textos (130382 leituras)
53 e-livros (13675 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 06:42)
Maria Aparecida Giacomini Dóro

Site do Escritor