CONSCIÊNCIA POLÍTICA

Sou uma pessoa romântica que acredita nas pessoas e na política.

O ser humano é, por natureza, um ser político. E como ser político, não deveria se abster da política como um processo de evolução da sociedade.

Vejo e ouço com tristeza quando pessoas dizem que não gostam de política, ou que são apolíticos. Dizem que a política é suja e desonesta.

Como cidadão, que sonha com a sociedade mais justa e fraterna, não consigo encontrar outra alternativa de construir uma sociedade menos egoísta senão através de atitudes políticas.

Todos os avanços da sociedade, da ciência, da tecnologia e da informação só foram possíveis porque houve uma vontade política para que isso se tornasse realidade.

Quando alguém fala dos políticos corruptos, eles existem e são cânceres que habitualmente estão em nosso meio. É necessário que façamos uma reflexão sem paixões.

Estamos em plena eleição municipal, onde iremos escolher as pessoas que conduzirão os destinos das cidades onde habitamos.

O voto é o único instrumento no qual o cidadão tem o poder de escolher os seus governantes. No entanto, nós ainda não somos uma sociedade com filosofia coletiva. Ainda se vota com interesses de caráter pessoal. Esse é um dos nossos erros. É nesse aspecto que elegemos os corruptos.

Só para se ter uma idéia, hoje, alguém me perguntou se algum político poderia pagar uma consulta para ela. Eu respondi que isso não poderia ser feito. Qualquer político que agir assim, poderá ter sua candidatura cassada. Mesmo assim, essa pessoa me respondeu que pediria e ficaria calada. O que ela deseja é ter seu problema pessoal resolvido. Quando um eleitor pensa assim, como será possível moralizar a atividade política? Somente desenvolvendo uma consciência política comprometida com a coletividade.

Se existe político corrupto, é porque eleitores corruptos elegem.

Não é a política que é suja, são as pessoas que são sujas e, nesse caso, existem aqueles que usam a política para se promover e existem eleitores que votam a custa de um favor ou benefício pessoal.

Enquanto votarmos dessa maneira, teremos sempre escândalos de corrupção entre os mandatários desse país! Espero, sinceramente, que os eleitores mudem de postura e, de fato, exerçam o poder de votar