O Mentiroso e seu Destino

Ontem, dia 16 de setembro de 2008, observei um mentiroso mentir. Aconteceu num ponto de parada para os ônibus. O mentiroso a meu ver deve ter aproximadamente cinqüenta anos de idade, enquanto ele esperava o ônibus que o levaria ao seu destino, seu celular tocou, nem imagino quem era do outro lado da linha, mas sei que próximo de mim o mentiroso atendia.

Ele dizia que estava na Cidade de Domingos Martins no Estado do Espírito Santo, e que estaria descendo à Vitória para cumprir com algum compromisso que ele tinha com a pessoa do outro lado da linha. Não sei se o senhor mentiroso, tinha dificuldades com a nossa geografia, mas ele não estava em Domingos Martins, o ponto de ônibus que estávamos fica situado em Vitória-ES.

Poucos minutos após o ônibus que eu esperava chegou, e por coincidência o mesmo ônibus servia para o senhor mentiroso. Meu destino se aproximou, e eu desci. O senhor que não sei o nome, apenas sei que mentiu, continuou no coletivo.

Fico a imaginar, para onde aquele senhor estaria indo? Qual o destino dele? Onde ele vai parar? É isto que chama minha atenção. Pelo que falamos e fazemos é possível saber aonde chegaremos.

Se cultivar hábitos ruins meu fim será colher conseqüências horríveis. Quem sabe que está mentindo, sabe também que não pode se firmar em suas afirmações.

O que quer o mentiroso com a mentira? Fugir de uma realidade, ou de suas responsabilidades? O que pode deixar você triste neste momento, não é a falta de razões para a mentira, mas os vários motivos que ela apresenta como saída. Só que nenhum deles são bons o suficiente para aplacar sua consciência.

Ouço dizer que a verdade dói, mas para quem se firma nela é alívio. Nada pode doer mais do que a consciência martelando forte.

Escolha sempre a verdade, ela sim tem bons frutos. “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida”. João 14:6.