Receita

Atendendo a pedidos (rsrsrs), transcrevo a receita original da torta salgada que, atrevidamente, tentei poetizar. Sinto informá-los, mas a receita não é criação minha. Aprendi a fazê-la em um curso ministrado por culinaristas da empresa "Farinha Dona Benta", que deu-lhe como título: "TORTA DE FRIOS".

Ingredientes para a massa:

*2 xícaras (de chá) de farinha de trigo especial (se preferir, utilize a farinha com fermento)

*1 xícara (de chá) de óleo

*3 ovos

*2 xícaras (de chá) de leite

*1 xícara (de chá) de queijo parmesão ralado

*1 colher (de sopa) de fermento em pó (caso não use a farinha com fermento)

*1 colher (de chá) de sal

Ingredientes para o recheio:

*4 tomates médios, cortados em cubinhos - ou em rodelas finas

*1 cebola média, picadinha

*1/2 xícara (de chá) de azeitona picada

*200 g de mortadela fatiada - ou ralada

*200 g de queijo prato fatiado - ou ralado

*azeite de oliva, a gosto

*pimenta-do-reino moída, a gosto

MODO DE PREPARO:

* Coloque o forno para aquecer em temperatura moderada (180°).

Bata no liquidificador a farinha de trigo, o óleo, os ovos, o leite, o queijo ralado, o fermento e o sal.

* Unte uma assadeira média e enfarinhe. Despeje metada da massa.

Distribua o tomate, a cebola, a azeitona, a mortadela e o queijo prato (em camadas).

* Regue com fio de azeite e polvilhe a pimenta-do-reino a gosto.

* Cubra com a massa restante e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até dourar a superfície.

RENDIMENTO: 16 A 20 PORÇÕES.

Dica: se preferir ralar o queijo prato e a mortadela, deixe-os no congelador até que fiquem mais firmes.

BOM APETITE A TODOS!

* * * * * *