Uma questão de oportunidade - " Autoria de Stéfani Nascentes da Silva"

Esse texto foi escrito por minha filha há quatro anos.

Em dezembro, ela concluirá o curso de Administração com ênfase em Marketing.

Sua formatura será no dia 17 de dezembro de 2008. Ela é uma vencedora.

Com o texto de minha filha, desejo compartilhar com meus amigos recantistas, (poetas, poetisas e leitores) a felicidade que sinto nesse momento tão belo.

Uma questão de oportunidade

*Stéfani Nascentes

No Brasil existem milhares de pessoas que sonham com um futuro melhor. Melhores salários, boa casa, alimentação, conforto, qualidade de vida, cidadania e educação para os filhos. Porém, para obter tais coisas, ou atingir sonhos dessa natureza, é preciso, em primeiro lugar, de conhecimento o qual abrirá o caminho para a vitória.

Em muitos pensamentos, o conhecimento é mais problema que solução; é um problema porque é caro e inacessível para a grande maioria das famílias brasileiras que se encontram alijadas de qualquer possibilidade de ofertar aos seus filhos educação de qualidade e superar os entraves que dificultam a inserção social. O sistema brasileiro de ensino privilegia uma pequena parcela de estudantes que são destinados ao sucesso. Tudo isso acontece em decorrência das desigualdades sociais vivenciadas pela maioria dos estudantes e trabalhadores que não podem priorizar seus estudos e nem sequer sonhar com o acesso à educação superior, tanto por causa dos custos quanto pela má qualidade do ensino ofertado para os desfavorecidos do Brasil.

Fica difícil pagar a universidade e, mais difícil ainda é entrar em uma universidade pública que, em nosso país, é elitista e só beneficia a elite brasileira. Os privilegiados fazem toda educação básica em escolas particulares renomadas; podem dedicar todo o tempo aos estudos; têm acesso aos melhores materiais didáticos de que necessitam sem qualquer dificuldade, por isso, são melhores preparados para entrarem na universidade pública; nesse aspecto, como os menos favorecidos podem competir com esses alunos? É uma competição desigual e injusta. Sendo assim, fica praticamente impossível chegar lá.

Por mais que digam: só quem quer realmente chega lá, não é a mesma coisa de quem já está lá! Para os assalariados não é uma questão de querer. Eles têm suas obrigações, famílias para sustentar, contas a pagar, filhos para, precariamente, educar. Como uma família de baixa renda pode tirar 400 ou 500 reais todo mês para financiar a faculdade do seu filho ou filha? Por isso, não é tão simples assim.

Contudo, surge uma esperança no horizonte: O PROUNI, um projeto do nosso Excelentíssimo Presidente Sr. Luis Inácio Lula da Silva. Parece que a história começa a tomar um novo rumo. Com esse programa, o governo federal está dando oportunidade a muitos que, realmente, não têm condições de pagar para acessar à educação superior e, certamente, não terão possibilidades de entrar em universidades públicas. É a realização do sonho de muita gente, porque o governo oferece bolsas integral e parcial para estudantes da rede pública, dando esperança de um futuro melhor. Entretanto, em toda boa ação, existem aqueles do contra e criticam o programa sem analisar que assim o país vai evoluir e ao invés de criticarem, deveriam apresentar idéias e sugestões para melhorar e ampliar as oportunidades para que a educação seja um bem de todos. Ao afirmarem que o governo está apenas jogando dinheiro fora e beneficiando escolas privadas em prejuízo da universidade pública, estão negando o alcance social do projeto. É um equívoco de quem não deseja ver o país evoluir.

O Ministro da Educação Sr. Tarso Genro diz: “...o governo está abrindo um espaço público em escolas privadas... – É aí que entramos... Devemos nos orgulhar pelo fato de existirem pessoas que desejam ver o Brasil andar para frente. Fazer o país evoluir com o mundo, abrindo as portas para o desenvolvimento dos pensamentos, das idéias, da tecnologia, do conhecimento cientifico e intelectual. O PROUNI é uma janela aberta para um mundo de possibilidades e possibilidades no mundo.

*Stéfani Nascentes é estudante pré-selecionada no PROUNI.