AS CHUVAS EM SANTA CATARINA

As chuvas em Santa Catarina

Nos últimos dias, as chuvas que caíram sobre o estado de Santa Catarina vieram em uma quantidade jamais vista, Choveu se tanto que não há outra expressão mais exata para definir o que está acontecendo. Uma verdadeira tragédia! Milhares de pessoas desalojadas, perderam tudo que tinham, muito possuem apenas a roupa do corpo. É uma sensação que não podemos imaginar, tudo que se tinha foi destruído, e quem acusarmos? Casa, carro, projetos, sonhos... É uma dor que só quem sente sabe. Pior ainda que perder tudo são os infelizes muitos casos daqueles que perderam as pessoas que amavam. Vi a entrevista de um homem que perdeu a casa, foi levada pelas águas, fugiu com a mulher, sogra e a filha para casa da irmã, quando as deixou lá, quis voltar pra tentar recuperar algo, no momento em que chegou a rua, a casa da Irma foi soterrada pela lama, o pobre homem olhou pra trás e ainda ouvindo um grito de socorro da filha que brincava na varanda, tentou salvar mas não conseguiu. Perdeu casa com tudo que tinha, a mulher, a sogra e a filha de seis anos. Ele tinha uma expressão tão angustiada, sofrida, acabada, como se com os olhos ele perguntasse ao repórter: ‘ e ae? Tenho mesmo algum motivo pra viver?’ E todos os dias, novos corpos, mais vitimas. Um estado inteiro de luto, chorando dia e noite suas perdas. Dilacerado pelas forças da natureza e que pede a Deus a todo tempo força pra recomeçar.

Recomeçar? De onde? Como? A maioria deles não faz idéia. É o que temos visto. Mas a certeza que nos passam o tempo todo é de que não desistiram, pessoas que perderam a casa nem pararam pra contar os prejuízos, se prontificaram a ajudar aquelas que sofreram danos maiores. Teve também a historia de uma empresaria que parou a produção de toda sua fabrica para emprestar seu único gerador de energia elétrica ao hospital da cidade onde mora. Seu prejuízo diário é altíssimo, mas ela não se êxito em ajudar. Em declaração, afirmou que devemos agir de maneira que ninguém espera, ou seja, fazendo pelos outros algo maior que o beneficio próprio.

Porque ela afirmou que isso é o que ninguém espera? As pessoas, não só aqui no Brasil, mas no mundo, a humanidade no geral, a cada dia que passa está ainda mais egoísta, mesquinha, se vendendo por cada vez menos, explorando do outro cada vez mais, estamos de uma maneira cada vez mais consistente nos acostumando que realmente somos egoístas e ruins. Insensíveis a dificuldade alheia, imóvel e perplexos a acontecimentos que por piores que sejam se não exercem influencia direta na nossa pele.. Pouco nos importa. Infelizmente é a isso que estamos acostumados. É essa a geração que estamos deixando para crianças de hoje, o cada um por si!

Por isso a empresaria afirmou que devemos agir da maneira que os outros não esperam de nós, pois infelizmente já estamos acostumados a sempre receber do próximo uma ação negativa.

E para todas as pessoas que assim como ela, querem ser diferentes, agir o certo que é nesse momento sem dúvida alguma ajudar aqueles que tanto precisam o meu muito obrigado. Obrigado por se levantar e fazer com que em nenhum momento parece de chegar doações para aquelas pessoas, obrigado por se colocar naquela situação e imaginar como deve ser frustrante ver tudo destruído, e então se motivar a ajudar. Você que saiu de longe para ajudar voluntariamente aqueles que precisam de todos. Obrigado aos soldados, engenheiros, agentes e todos os responsáveis que trabalham incansantemente no resgate de vitimas e recuperação dos bens destruídos.

O povo brasileiro mais uma vez se mostra solidário, não todos, mas mostra que sua essência é construída com bases em uma nação de bem, de paz, que realmente ama o solo e seu povo, suas origens. Porque ser patriota vai mundo além de assistir todas as equipes nas olimpíadas ou votar nas eleições, ser patriota é ser ativo quando se vê um irmão em dificuldades, e sente a dor da tristeza na pele como se fosse com ele mesmo, ser brasileiro é isso, e em meio a tanta tristeza e tanta dor, fico orgulhoso de mais uma vez ver qual a essência de minhas raízes nacionais.

Thiago Paiva Moreira
Enviado por Thiago Paiva Moreira em 03/12/2008
Código do texto: T1317023
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.