(Re) Fletindo sobre o Natal (nem sininhos, nem blinblão)

Estamos encerrando o ano... É muito bom abraços, sorrisos, churrascos de confraternização etc...

Creio que será ainda melhor pensar qual a verdadeira energia que nos move, numa época em que nos queixamos tanto de violência, insegurança, corrupção e injustiça.

Qual o nosso movimento na direção oposta a tudo isso?

Alguns questionamentos elementares:

Compramos presentes para presentear a quem não necessita, ou por obrigação?

Fazemos “amigo oculto” para confraternizar, mas reclamamos do que recebemos de presente?

Estamos com as pessoas para transmitir-lhes, alegria e votos de saúde e paz ou nos aproximamos delas por conveniências pessoais?

Tratamos melhor aos nossos chefes imediatos, do que aos companheiros de lida?

Discriminamos pessoas porque elas não pensam como nós?

Antipatizamo-nos com outros por não fazerem parte de nossa “turminha”, não serem interesseiros ou dissimulados o bastante para com atitudes ou idéias que diferem das suas?

Compramos o presente mais caro, às vezes com sacrifício de nosso orçamento, apenas para ficar “bem na fita” perante um grupo social?

O que do verdadeiro espírito de natal tem mobilizado a nossa ação?

Essas reflexões podem ser consideradas inconvenientes, porque nos tiram do lugar comum, de uma tendência a não encarar o que realmente importa, num perfeito exemplo de complexo de avestruz.

Entretanto, cedo ou tarde, nos depararemos com nossas inconsistências e incoerências...

Porque não fazer esse enfrentamento agora e transformar o ano novo, em novo mesmo, porque nós crescemos, amadurecemos e mudamos aquilo que gostaríamos que os outros mudassem neles mesmos...

Um feliz Natal com mais amor, paz e sinceridade e não apenas blinblinblão(rsrs)

Um bjo carinhoso a todos que visitam esse recanto.