CONFIDÊNCIAS ... BIOGRÁFICAS? (73): O verdadeiro sorriso

Priscila Lisboa publica no RdL (28/01/2009.- T1409441O) o pensamento, frase, intitulado «Verdadeiro sorriso». Gosto da expressão singela, quase sempre acertada e sugerente, talvez porque eu não consigo delineá-la com jeito; por isso talvez reparei neste pensamento:

O verdadeiro sorriso é o caminho principal da felicidade.

...........................................................................................................

Começo a comentar a frase e não acho maneira de dizer melhor o que nela diz Priscila. Apenas sou capaz de ligar "sorriso" e "felicidade", colados (sic) por "caminho".

Com o qual a frase pode ser entendida de dous modos, pelo menos:

1.º É no sorriso que a felicidade se amostra.

2.º O sorriso, bem sentido, acaba por semear felicidade.

(Interrompi a tarefa e continuo...)

Seja como for, qual é o "verdadeiro" sorriso? Dizem que o rosto é o espelho da alma. Sendo certo, o verdadeiro "sorriso" transpareceria a inocência, a espontaneidade, a ingenuidade do sorridente, da alma do sorridente. Mas acontece assim?

Porque há sorrisos que parecem "verdadeiros" e, não obstante, abrolham de indivíduos indesejáveis, dúplices, falsos. Existe uma "verdadeira" arte de sorrir enganosamente... Experimentamo-lo dia a dia com muitos entes humanos dedicados ao que eles denominam política.

Mas é certo: O sorriso verdadeiro, aquele que surge de espíritos sem dobrez, esse justamente conduz e traz a felicidade por caminho certo, aliás, principal.

Concluo. Cara Priscila, tens toda a razão: «O verdadeiro sorriso é o caminho principal da felicidade.»