E QUANDO TUDO DÁ ERRADO?

Aprendemos como crentes a desde cedo utilizarmos certos determinismos diante de Deus para que tudo possa dar certo. Se vier algo de ruim, logo dizemos: “ta amarrado!”; se é coisa boa: “eu tomo posse!”. É quase sempre assim, “amarrando” e “tomando posse”, vamos espiritualizando pensamentos positivos.

Muitas vezes dizemos que queremos ser dirigidos por Deus, e que a vontade dele é a melhor pra nós. Quanto à primeira afirmação, acredito que Deus não quer ser motorista de ninguém. Quando nos utilizamos de frase semelhantes a essa, na verdade, o que estamos desejando é transferir responsabilidades que são nossas, para Deus. “Deus, que profissão eu vou ter? Onde vou morar? Com quem vou me casar? Quantos filhos eu vou ter?”. Pra esse tipo de crente, tudo na vida Deus é quem decide. E a razão de ser assim é apenas uma: para que, se no final, tudo der errado, o crente possa dizer, “Deus, por que você me trouxe até aqui, se essa rua era sem saída?”. A culpa nunca foi dele, a decisão errada ele nunca tomou, mas ele também nunca viveu, pois viver é tomar decisões. Viver é ter coragem de decidir. No livro do Gênesis está escrito que nós somos conforme a imagem e semelhança de Deus; não a física, pois Deus é espírito. Fisicamente somos a cara da Terra, por que dela fomos formados. Mas o nosso espírito é semelhante ao de Deus, no que diz respeito a nos identificarmos como homens, assim como Deus se identifica como o grande Eu Sou. Eu não sou Deus, mas eu sou o fulano de tal, que foi dotado de capacidades, dons e inteligência para realizar as melhores escolhas.

Quanto à segunda afirmação, de que a vontade de Deus é a melhor pra nós, eu não tenho a menor dúvida disso, e sei que essa é a mais pura das verdades. Deus não fez nada para ser pior, o padrão de qualidade dele é bem alto. Nem o diabo foi feito para ser pior, ele foi quem decidiu ser assim, e só se tornou a pior das criaturas por que não soube se identificar como anjo, mas preferiu brincar de ser Deus. O que vier de Deus será sempre o melhor, mesmo que para nós esse “melhor” esteja um pouco estranho.

Mas e quando tudo dá errado? Eu decidi e quebrei a cara, ou nem decidi, simplesmente nada deu certo até agora. “Nada deu certo para que o nome de Deus fosse glorificado”. Será que você pode dizer isso? Ou será que o nome de Deus só será glorificado se você passar em um concurso público ou for curado de uma doença gravíssima? Acredito que o nome de Deus é glorificado quando nada deu certo ou quando tudo deu errado. Quando não é Deus quem agi sobrenaturalmente, quem o faz é o diabo, porque tem poder pra isso. Sendo assim, a glória vai pra ele. O diabo vai de encontro à maré, Deus vai no balanço do mar. Às vezes o mar está revolto, às vezes está calmo; às vezes as ondas são grandes, às vezes apenas marolas, mas o mar continua sendo mar, e Deus continua sendo Deus.

Quando nada do que eu sonhei deu certo em um determinado período de tempo, quando o planejamento não foi alcançado; eu reconheço e me identifico como homem, como um ser que erra, como alguém que não consegue realizar o que está além da sua capacidade natural. Nesse momento só é possível sentar e esperar. Esperar sentado no colo do Pai, bem calmo, sereno e tranqüilo. Nada aconteceu, mas e será que ainda precisa acontecer? Eu já descobri que a vontade dele sempre é a melhor, e como é melhor estar sentado no colo do Pai do que qualquer outra coisa que eu possa querer nessa vida. Daqui de cima eu nem olho pra baixo, minha cabeça nem desgruda do peito de Deus; com ele tudo já deu certo. E é então nesse momento que Deus diz: “Pronto meu filho, agora você já pode caminhar sozinho e descobrir o que eu tenho preparado pra você”.