Mestre das ovelhas sem pastor

Mestre das ovelhas sem pastor

Mc 6,30-34

Os apóstolos voltaram e contaram a Jesus tudo o que tinham feito e ensinado. Havia ali tanta gente, chegando e saindo, que Jesus e os apóstolos não tinham tempo nem para comer. Então ele lhes disse:

- Venham! Vamos sozinhos para um lugar deserto a fim de descansarmos um pouco.

Então foram sozinhos de barco para um lugar deserto. Porém muitas pessoas os viram sair e os reconheceram. De todos os povoados, muitos correram pela margem e chegaram lá antes deles. Quando Jesus desceu do barco, viu a multidão e teve pena daquela gente porque pareciam ovelhas sem pastor. E começou a ensinar muitas coisas.

LEITURA ORANTE

Hoje, convidamos para orar conosco, uma pessoa tão expressiva na Igreja do Brasil: Dom Hélder Câmara (* Fortaleza, 7 de fevereiro de 1909 - + Recife, 28 de agosto de 1999) . Hoje Dom Helder faria cem anos. Foi arcebispo de Olinda e Recife (PE), um dos fundadores da CNBB, grande defensor dos direitos humanos e da paz - O Dom da Paz!

O Evangelho de hoje fala de um sentimento de Jesus que era próprio de Dom Helder diante das pessoas. Também ele sofria ao ver as pessoas como ovelhas sem pastor.

1. Leitura - O que a Palavra diz?

Jesus sentiu que os apóstolos precisavam descansar e os convidou para um lugar afastado. O povo vai atrás do Mestre e dos apóstolos. Jesus que havia feito uma proposta de descanso, teve pena, acolheu a todos e começou a ensinar-lhes muitas coisas.

Dom Hélder dizia: "As pessoas te pesam? Não as carregue nos ombros.

Leva-as no coração."

2. Meditação - O que a Palavra diz para mim?

O trecho do Evangelho de hoje termina dizendo que Jesus começou a ensinar muitas coisas às multidões.

Dom Hélder dizia que "a maneira de ajudar os outros é provar-lhes que eles são capazes de pensar."

Pergunto-me:

- Prefiro dar uma esmola ou ajudar alguém a crescer com seu próprio esforço?

- Valorizo as pessoas com quem me relaciono, aponto-lhes caminhos melhores, ajudo-as a crescerem como gente? Ou as ignoro, não me envolvo?

3. Oração - O que a Palavra me leva a dizer a Deus?

Reze com Dom Hélder a

Oração a Nossa Senhora dos cuidados Humanos

Mãe, me alegra tanto

ver o globo em tuas mãos!

Mas é globo muito pequeno

e temo que dentro dele

nossas grandes angústias

sofram muita redução.

Olho de novo e descubro:

o globo pequeno

tem justamente a virtude

de reduzir ao tamanho exato

os dramas que nos parecem imensos

e no entanto cabem e sobram

na concha de duas mãos . . .

4. Contemplação - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?

A exemplo de Jesus que acolhe a multidão, faça hoje também como Dom Helder que dizia:

"Não te irrites com o eco.

Agradece, ao contrário que tudo na terra bata em teu peito

e vire oração ou canto..."