Amadurecimento; Desabrochar de nosso ser

O amadurecimento é o desabrochar de nossas buscas conduzindo a uma visão da meta que arde dentro da alma.

Quando a pessoa se torna adulta torna-se responsável pelas suas escolhas, relacionamento, trabalho afeto, saúde, enfim – de sua própria existência.

Percebe-se que o amadurecimento não é a contagem de idade, mas em anos de experiências que somam sorrisos existentes, depois de muitas lágrimas derramadas.

Não é mais um indivíduo no meio da multidão desprovido de identidade totalmente reduzido a autômato fazendo o que todo mundo aspira.

Preocupa-se mais com seu caráter do que com a sua reputação.

"O caráter é como uma árvore e a reputação como sua sombra. A sombra é o que nós pensamos dela; a árvore é a coisa real." (Abraham Lincoln).

"Eu não me importo com o que os outros pensam sobre o que eu faço, mas eu me importo muito com o que eu penso sobre o que eu faço. Isso é caráter." (Theodore Roosevelt).

A consciência atinge a plena conquista, quando o ser amadurece no seu processo psicológico de evolução. Esse amadurecimento é o resultado de um contínuo esforço em favor do autoconhecimento e da coragem para enfrentar-se, trabalhando com esforço íntimo as limitações e os processos infantis que sempre predominam.

Não sabendo superar as frustrações, torna-se sua vitima do inconsciente, fugindo para os mecanismos da irresponsabilidade toda vez que se vê a braços com dificuldades e enfrentamentos

O homem ou mulher amadurecido reconhecem que não se alcança objetivos sem combate a forças oponentes. Sua luta é leal, não é presunçoso, mas austero em atitudes.

O amadurecimento é o desabrochar de nossas buscas conduzindo a uma visão da meta que arde dentro da alma. É como uma árvore que não apressa a sua seiva e permanece confiante durante a tempestade da primavera, sem o temor de que o verão não possa vir depois.

O tempo não se ocupa em realizar as nossas esperanças: faz o seu trabalho e voa.

Voa como estivesse nas nuvens, junto com os pássaros!

O melhor presente é o tempo presente, por isso é preciso aproveitá-lo bem. Há uma ciência para utilizar o tempo. Não se trata de fazer as coisas correndo, mas de não desperdiçá-lo com coisas sem sentido.

Para viver bem é preciso saber usar o tempo; é nele que construímos a nossa vida. Cada momento de nossa existência tem consequências nesta vida e na eternidade. Por isso, não podemos ficar “matando o tempo”; pois seria o mesmo que estar matando a nossa sua vida aos poucos.

Uma batalha real certamente faz um homem amadurecer bastante é árdua, dolorosa, mas pior seria sofrer a dor de ver a própria vida sendo guiada por impulsos incontroláveis! É descobri que o mundo é assombrado por dúvidas nas quais não existem verdades. Existem apenas escolhas. É colher o verde com a mesma vontade que descasca o maduro.

Tudo tem seu tempo, seu lugar, e toma seu rumo! Tudo é feito pra nos fazer amadurecer; Se rejeitarmos tais oportunidades haverá atraso em nosso ser em um todo

É difícil este período, e dói, mas o fruto é bom, pior seria sofrer a dor de ver a própria vida sendo guiada por impulsos incontroláveis,

Não há pausa para maturidade! Ela possui um compasso que exige maior amadurecimento em todos os minutos e segundos.

O tempo envelhece o corpo, mas não envelhece o carinho, o sentimento, a emoção!

Saberes são sabores que advêm das vivências capazes de amadurecer o espírito, a mente, o caráter, para que o corpo não passe pelo mundo como casca inútil cuja polpa nunca teve dulçor.

Crescer, amadurecer e aprender faz de cada ser um empreendedor de si mesmo.

Quem ama com amadurecimento, plenifica-se com a felicidade do ser amado e beneficia-se pelo prazer de amar.

Há nele uma compreensão de liberdade que alcança os patamares elevados da renúncia pessoal, em favor da ampla movimentação e alegria do ser amado.

O que hoje não consegue, semeia em esperança para o amanhã.

Marília
Enviado por Marília em 26/02/2009
Reeditado em 30/07/2014
Código do texto: T1459056
Classificação de conteúdo: seguro