Foto: pbase.com

               Amigos,
     
     Desde que entrei no Recanto das Letras há quase um ano que passei a pesquisar os poemas curtos. 
     Antes eu pensava que qualquer poema curtinho era POETRIX, e  quando percebi meu equivocado pensamento, fui buscar em livros e sites apropriados, aprender sobre o tema. 
     Foi aí que me encontrei e, me  encantei com os haicais, e, gostei tanto deles que já tenho uma porção publicada no Recanto. 
     Também, por gostar do tema, sempre que alguém posta um texto na categoria haicai,eu corro para ler. Isso tem me deixado muito triste, porque há uma infinidade de textos que não são haicais, e, quando fazemos um comentário, tentando ajudar os colegas, os comentários são deletados. 
     Afinal, para que serve o espaço do comentário senão para que possamos comentar com lisura o texto lido? 
     Acabei de ler uma frase onde o autor coloca na categoria dos haicais. Eu confesso que ando perdendo o interesse de ler o Recanto... Também ando aborrecida com tantos erros de português, e tantos textos mal colocados.(eu também cometo muitos erros, mas quando percebo, me apresso em corrigí-los)...Eu sei que nada,  ou quase nada sei, mas sei que antes de me aventurar num determinado tipo de poema, procuro conhecê-lo primeiro. Foi assim com os poetrix e com os haicais.Eu fui pesquisá-los, e, mesmo os sonetos, que eu já conhecia, careci da ajuda de poetas como Nathan de Castro de Paulo Camelo, para aprimorá-los, e me ajudaram em muito, in off, escovando-os, como diria Luiz Guerra.
     Meus caros amigos, não é vergonha não saber escrever determinado tipo de poema, mas é muito triste saber que nosso site é lido em várias partes do mundo, e talvez percamos o crédito, por conta desse tipo de deslize. 
     A maioria de nós é amador,eu sei, mas isso não quer dizer que tenhamos que postar tantos textos errados. Não vamos confundir falta de conhecimento com licença poética. 
     Para os amadores como eu, estou sugerindo que leiam com atenção nossa Teoria Literária, e procurem pesquisar sobre os poemas de que mais gostam. 
     Façam isso por amor ao Recanto, mas sobretudo por amor a vocês mesmos e também à Literatura Brasileira. 
     Que tal? Vamos escrever haicais?



 

Lili Maia
Enviado por Lili Maia em 18/05/2006
Reeditado em 17/06/2015
Código do texto: T158600
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.