A escola da vida

Nessa minha vivência de quase sessenta anos de idade já aprendi um bocado de coisas que a vida me ensinou. Aprendizado que em outros tempos me faria um homem altamente capacitado para exercer várias atividades que nos dias atuais fazem parte do passado. Hoje os tempos são outros, e a própria experiência ensinou-me que a escola da vida, infelizmente, não conseguiu acompanhar a correria da evolução do tempo. Tudo evolui numa velocidade espantosa a cada segundo. O que era moderno ontem, hoje, já é algo ultrapassado. E quem ainda pensa que aprender apenas o que a vida ensina já é o suficiente para sobreviver esta redondamente enganado. A escola da vida, sozinha, nos dias de hoje, é uma entidade falida. Ela tem grande valia quando acrescida de estudos e conhecimentos profissionalizantes. Quando a pessoa se forma em alguma área de ensino e com o passar do tempo a escola da vida o torna um profissional altamente capacitado.

Infelizmente o que estamos vendo hoje são jovens e mais jovens abandonando os estudos, conforme pesquisas que apontam uma evasão enorme de alunos nas escolas públicas. Qual o futuro desses jovens? A resposta é uma certeza tão evidente que não tem como se errar: “Eles simplesmente não tem futuro, pois a escola da vida, hoje, ensina outras coisas”.

E se os jovens são o futuro da nação... Então?