"COM LULA É OUTRA COISA, ¿NÄO? II"

"COM LULA É OUTRA COISA, ¿NÃO? II"

Mohammed Bin

A carne bovina e outras "carnes vermelhas" tem em seus preços embutidos o custo da criaçäo dos animais, que väo ser abatidos / mortos posteriormente: alimentaçäo, vacinas, salário dos trabalhadores, água (dizem os ecologistas que a produçäo de carne requer um grande consumo de água causando e também danos ao meio ambiente), etc.

Já o pescado "artesanal" (=tradicional) näo tem esses custos. O custo é bem menor, pois os peixes säo diretamente pescados do mar e dos rios.

Entretanto o preço do peixe para o consumidor colocar na mesa é alto e para o pescador é muito barato. ¿A causa? Os atravessadores...

Lula quando candidato a presidência da república prometeu acabar com o "atravessamento", essa distorçäo... , criar o Ministério da Pesca, dar infraestrutura ao pescador artesanal, etc. e tal.

Que bom, que com Lula é outra coisa: sem atravessadores os pescadores podem vender o peixe um pouco melhor, melhorando o padräo de vida de sua família, e os consumidores pagam um preço bem menor do que quando havia atravessadores.

O consumidor sai ganhando duas vezes: no bolso por economizar dinheiro e na saúde pois um grande consumo de "carne vermelha" näo é saudável.

"Atravessamento" é exploraçäo. Sem exploraçäo ganho o pescador / o trabalhador e o consumidor.

Quem merece sai ganhando...

Mohammed Bin
Enviado por Mohammed Bin em 17/05/2009
Reeditado em 16/09/2009
Código do texto: T1599532
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.