A CORRUPÇÃO NO BRASIL -

A CORRUPÇÃO E SUAS CONSEQÜÊNCIAS - ( O desabafo de um Brasileiro )

No mês de Julho de 2007, ouvi no rádio uma notícia contando que na Tailândia, o ministro da agricultura foi flagrado em negociatas. Foi encaminhado à Câmara, responsável pela apuração do fato e. ficou comprovado que, realmente, o indivíduo aproveitou-se do cargo e ganhou um bom dinheiro por fora. Ainda na Câmara que estava reunida para solução do caso,o ministro pediu licença e, se dirigiu ao banheiro e, deu um tiro na cabeça morrendo ali mesmo, com certeza, muito envergonhado pelo seu ato. Passados alguns dias do mesmo mês, ouço, novamente, algo semelhante. Agora, na China. O chefe da agência responsável pela distribuição de medicamentos para o povo, foi também flagrado em corrupção. Foi julgado e condenado à morte e executado em praça pública, para servir de exemplo, por ter recebido = R$1.800.000,00, por facilitar a introdução de remédios duvidosos, favorecendo a indústria produtora. Só que com o uso dos mesmos mais de dez pessoas morreram.

E, daí eu me pergunto, como pode o nosso país estar entregue à pouca vergonha da corrupção, nada acontecendo para impedi-la e, pelo contrário, está se tornando uma grande endemia, como se fosse a gripe espanhola de anos atrás, ou a dengue , ou a gripe A (H1N1), de agora, que vem espalhando-se pelo mundo, não havendo vacina ou outra invenção preventiva que a impeça de contaminar cada país onde chega. Sim, o modelo político de corrupção saiu do planalto em Brasília e está contagiando todos os Estados e Cidades brasileiras, nos vários setores governamentais e, em meio ao próprio povo que é o mais atingido pelos seus efeitos.

No primeiro caso que narrei acima, o indivíduo, ficou tão envergonhado que preferiu tirar a própria vida, por saber que a Constituição do seu país o cobraria com a sua morte. No segundo caso, o indivíduo , gozando de todos os direitos da própria Constituição do seu país, foi julgado, comprovada a sua culpa, foi, sumariamente, condenado à morte e foi executado em praça pública, para servir de exemplo.

Duas soluções diferentes que nos mostram, na primeira, a retomada de atitude do indivíduo ,de acordo com a moral que ele havia transgredido, pelo que envergonhado, achou melhor suicidar-se. Na segunda, aconteceu a cobrança, de acordo com a lei que ele conhecia e a infringiu pelo ato corrupto com agravante das mortes de cidadãos e cidadãs e, daí a tomada de atitude da justiça, também conforme, manda a Constituição do País.. Nos dois casos houveram as devidas cobranças pelos crimes, uma pelo, próprio praticante do ilícito e a outra, a Justiça, sem vendas nos olhos como a do nosso País, cumpriu a sua obrigação legal, condenando-o à pena de morte, que lá, deve constar na sua constituição. Mas aqui, em nosso país, nada acontece. Nem a condenação à morte, pelo fato de não estar na nossa constituição e, pela formação (graças a Deus) do nosso povo, que não a aceita. Mas, e as apurações dos fatos. E os julgamentos, porque não caminham conforme às provas e conforme as leis ? Porquê só os miseráveis, os pobres, os negros, são sumariamente presos quando cometem ilícitos penais ou, até quando são inocentes e ficam presos dias e meses, mesmo tendo já comprovada a sua inocência ?

E porque, quando se trata de pessoas com posses, os seus advogados conseguem habeas corpus, ou outros meios, rapidamente, não deixando sequer o seu constituinte dormir uma noite na prisão, embora tenha cometido até crimes de morte? Será que nunca teremos as atualizações necessárias no nosso código penal, obsoleto, já de há muito fora das realidades atuais? Fala-se muito nas brechas existentes nas próprias leis, usadas por advogados muito espertos, que impedem o Juiz de condenar os acusados e, mesmo sendo culpados, voltam para a rua e nada lhes acontece. E, alguns criminosos, conforme, também informam os meios de comunicação, chegam a Ter 15, 20, 30 passagens pela polícia e, favorecidos por leis obsoletas, sempre assaltam, estupram ou roubam, mais alguns, a cada saída e continuam a soltar os meliantes e, tudo se repete, até quando ??????

Não se falando ainda da caminhada lenta dos processos que permanecem intocáveis, sem que tenham as datas dos julgamentos marcadas, devido o acúmulo de processos. mesmo contando hoje com a eficácia comprovada dos computadores e tantos outros recursos atuais? Porque, no Brasil, acontecem coisas que são tão claras e se tornam inexplicáveis, sem soluções? O que será que acontece? Já imaginaram se aqui no Brasil os corruptos fossem tomar atitudes, como as dos dois casos citados na Tailândia e na China? Quantos do grande número existente no legislativo, deputados, senadores e vereadores já ,não existiriam mais? ; todos custando quantias absurdas, para fazerem muito pouco. Alguns até nada fazem, se não acompanharem as atitudes erradas de outros, nas famosas votações secretas e corporativistas. Pelo menos os levantamentos efetuados pela imprensa sempre mostram um rendimento ridículo de projetos de alcance social, que ajudem a melhorar a vida do povo, que é o principal interessado pelos resultados de um governo honesto. Existem casos que, muitos dos políticos, que terminam mandatos sem verem aprovado um projeto seu. Porque não se introduz na Constituição uma cláusula, onde Legislativo, Executivo e Judiciário, que não serviu o povo verdadeiramente, com o seu mandato, não pode mais se candidatar novamente? E, tantas outras medidas que são necessárias ?

Qual é o custo benefício, dos trabalhos dos políticos no Brasil?, posso garantir ... muito alto. Na indústria, no Comércio, em todo o Segundo Setor inteiro, tudo é visto através do investimento e seu retorno e, quando descobrem que o investimento está sendo maior do que a sua receita, tomam as medidas cabíveis, segundo os seus estudos e, infelizmente, os primeiros atingidos são os trabalhadores; que simplesmente são mandados embora. Aí está para provar, o grande número de desempregados neste nosso querido Brasil. Porque na política e os demais órgãos dos três poderes, ficam livres de atos como esses ? O que é a democracia neste nosso Brasil, afinal? Democracia não é o governo do povo para o povo ?. Onde todos têm os mesmos direitos, segundo a Constituição? Pois é, não parece pois, segundo estudos publicados constantemente na imprensa falada e escrita, os custos dos deputados e senadores chegam na somatória de seus benefícios, a valores absurdos ao mês, cada um, mais o custos dos secretários e auxiliares, que não são poucos.

Como brasileiro, confesso que me sinto envergonhado por tudo que vem acontecendo nestes últimos anos. O Presidente Lula, ainda como industriário, no comando do PT das infinitas greves que reclamavam por justiça nos governos, por vinte e três anos, chega ao governo no colo do povo e, por tudo o que brigou com os governantes e, hoje, pratica as mesmas ações que tanto condenou. Quantas vezes ouvimos os seus discursos e, principalmente, reclamação, entre outras coisas, sobre a CPMF, que foi idealizada pelo grande cirurgião Dr. Jatene, na época no ministério da saúde, que seria criada uma arrecadação dos cheques emitidos por cada brasileiro por um tempo determinado, da pessoa jurídica e da pessoa física, sendo o seu resultado encaminhado, exclusivamente para a área da saúde.. Pois bem, quando ele assumiu a Presidência, foi contrário a que se cumprisse a determinação da Lei, alegando que o governo anterior usou para outras áreas e ele também usaria, para não atrapalhar o resultado econômico do seu governo. Mas, esse imposto não foi criado, especificamente, para servir o povo, do qual ele, como presidente recebeu a incumbência de dirigir ? Porque, o povo não poderia exigir que fosse feita justiça para com os menos favorecidos deste país que é a maioria, devolvendo-lhe aquilo que foi criado para salvá-lo das doenças e da morte? E, o SUS, que não conseguia e. não consegue até hoje, suprir as necessidades, justamente por falta dos recursos necessários que não chegam aos seus destinos ?

E, os problemas causados às Santas Casas e Hospitais credenciados no SUS, que não agüentam, com as suas receitas tratar do povo , devido o baixo valor pago pelo SUS, por cada consulta médica, por cada ato cirúrgico; por cada parto; ou manutenção de um Pronto Socorro ou por cada internação? Será que é tão impossível acabar com todos esses problemas e, obviamente, dar um atendimento dígno para os usuários do SUS? Investir na saúde do povo não seria melhor do que no tratamento das doenças que o assolam e matam? Perdoem-me o desabafo, mas está ficando muito difícil engolir tudo isso que vem acontecendo e, todos nós brasileiros, na sua maioria, amarrados, amordaçados e encostados à parede, sentindo-nos sem forças para reagir. Mesmo, ainda, presos nas próprias residência, assustados e acuados pelo medo de sermos assaltados, roubados e, até mortos como vem acontecendo em todo nosso país. Sinceramente não dá para viver assim,

Senhores responsáveis pelo Executivo, Legislativo e Judiciário deste nosso querido Brasil Todos estão aí , eleitos ou indicados para, justamente, não deixar que tudo que vem acontecendo com o nosso país, aconteça. Vamos pesar as consciências e, mudar esse quadro horrível para os brasileiros que confiaram e os colocaram aí.. Achamos que nada está sendo feito para mudar tal situação. É’, completamente ,doloroso para os brasileiros engolir toda a sorte de missões da Polícia Federal, “caçando gente”, dia e noite para outros soltarem noite e dia, com apreensão de documentos, computadores, drogas, armas, listas de “clientes”, daqueles que são presos e. . . Tudo vira nada???. Do que acham que o Brasileiro é feito ? Para serem tão ingênuos e aceitarem pacificamente tanta pouca vergonha? Ele tem coração, tem juízo. Ele é inteligente; sabe refletir e sabe defender a sua família honradamente. Ou os responsáveis por tantas controvérsias, esquecem-se que a comunicação, hoje, percorre o mundo inteiro, no instante em que os fatos acontecem? E, simplesmente , como vem acontecendo nas CPIs, o fato do suspeito sentar-se à frente dos seus interrogadores e negar, com as suas palavras, tudo que acharam para incriminá-lo e, ter o direito de ficar calado? E, todos, de acordo com essa lei exdrúxula , devem aceitar tal atitude, de acordo com as instruções de advogados que trabalham só pelo que recebem, nao pela Justiça? Não seria mais certo, o acusado tentar defender-se; e não simplesmente omitir-se? Que leis retrógradas são essas? Se existem leis superadas, com dúbia ou dupla interpretações, por terem sido instituídas há muitos anos atrás, numa realidade de um Brasil, completamente, diferente, e hoje, cheio de inovações nos ilícitos penais,com crimes os mais absurdos? E, também inovações nos usos e costumes e no relacionamento e... portanto, incompatíveis com as atuais letras das Leis ?

Porque não revê-las, atualizá-las, de acordo com as mudanças constantes na sociedade em seu comportamento para que, acompanhando no mesmo ritmo deixem de surgir os problemas que estão existindo hoje? Chegando, até os nossos Magistrados que sempre foram honrados e respeitados pelo povo, e me lembro bem, quando era moleque, na minha terra em SP. , os Juízes de Direito eram as pessoas mais respeitadas da cidade, só faltavam pedir-lhes a benção. E os de hoje têm os nomes até veiculados nos jornais, nas revistas, na TV, na internet, sendo envolvidos em casos os mais variados das corrupções que têm surgido, muitas vezes uma por semana, com os mais denegridos “Apelidos” que servem de gozação ( principalmente nos outros países) a cada anúncio nos órgãos de comunicações : “ Mensalão – Sangessugas – Chá verde – Navalha – Cavalo de Tróia – Vampiro – Anaconda – Gafanhoto – Sentinela – Catuaba – Faraó – Poeira do asfalto... E tantos outros nomes..... E....

Onde vamos parar? Será esse o processo que fará o nosso Brasil elevar-sea País de Primeiro Mundo ???

BRASILEIROS,PARA NÃO ESQUECEREM , FAÇAM COMO EU, CRIEM UMA RELAÇÃO COM OS SEUS NOMES E , FAMILIARES DESSES CORRUPTOS DO NOSSO PAÍS E, OS EXCLUAM DAS FUTURAS ELEIÇÕES, PORQUE A CADA ELEIÇÃO OUVIMOS QUE : "O POVO ESQUECE FÁCIL O NOME DOS CORRUPTOS, O BRASILEIRO TEM MEMÓRIA CURTA " -

" Só falta dizerem que somos BURROS !!! "

Bene ( b. g. j. ) – 13/08/2009 - MAS...DEUS É BOM !!!DEUS É FIEL!!!-