Saindo da Mediocridade

Saindo da Mediocridade

Andressa Dias

Afinal de contas, o que é mediocridade?

Você já deve ter ouvido a expressão: "Que vida mediocre!", "que pessoas mediocre!"..Não é mesmo?

Mas o que essa palavra representa exatamente?

Segundo o Dicionário Michaelis, mediocre significa médio ou mediano, que está entre o bom e o mau, entre o grande e o pequeno ...

Portanto, mediocre é tudo aquilo que está no "meio termo".

A bíblia relata casos de pessoas que viveram acima da mediocridade.

Quero chamar a atenção para um caso especial.

Todos conhecem a história da viúva de Zarefate ( ou Sarepta )?

Pois bem.... Havia um profeta chamado Elias. O Senhor deu a ele a ordem de ir para uma cidade chamada Zarefate.

Lá, o profeta encontrou uma viúva apanhando lenha, e lhe pediu água. Assim que lhe trouxe água o profeta lhe pediu um pão para comer.

Vejam a resposta de viúva:

(I Reis 17:12) - Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Elohim, que nem um bolo tenho,

senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.

Vamos parar a história por aqui.

A mulher já havia dado a sentença de sua vida e de seu filho: "...para que comamos e morramos".

Se esta mulher estivesse vivendo na mediocridade, certamente ela e seu filho teriam morrido. Teria parado a história no meio. Entre obedecer e fazer sua vontade.

Porem, sábiamente, atentou para o pedido do profeta e obedecendo lhe fez um bolo e lhe deu de comer. Ousou. Obedeceu. Saiu da mediocridade para além do limite.

Sair da mediocridade nos leva a ter uma vida abundante, em todos os aspectos.

Aquele que saí do limite do mediano, recebe abundantemente mais, ou, dá abundantemente mais.

(I Reis 17:14) - Porque assim diz o SENHOR Elohim de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.

E ela recebeu ....

(I Reis 17:15) - E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.

(I Reis 17:16) - Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do SENHOR, que ele falara pelo ministério de Elias.

Como é interessante ver que muitas pessoas tem uma vida mediocre, de todos os lados. No casamento, no trabalho, na escola, na sociedade.... e na Igreja !!!!

Meu alerta é para aqueles que estão hoje servindo a Cristo na mediocridade.

A Bíblia nos chama a atenção para isso. Vejamos alguns pontos:

1 ) - No nosso falar:

(Mateus 5:37) - "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna."

Vejam, a Bíblia já nos oferece o padrão: ou é Sim, ou é não.

Não há meio termo. O meio termo, como vimos nesse texto, é de procedencia maligna.

Será que não estamos sujeitando o nosso falar à mediocridade? Será que somos honestos e verdadeiros conosco e com os outros?

Será que enquanto o nosso coração diz sim, a nossa boca diz não? Precisamos sair do meio. Não existe meio para aquele que deseja servir a YHWH verdadeiramente.

2 ) - No Trabalho para o SENHOR:

(I Corintios 15:58) - Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

..."Sempre abundantes" da a indicação de "além", acima do meio.. Devemos viver acima da mediocridade em nosso trabalho para o SENHOR. De forma abundante.

Seja em que ministério for, seja o que você fizer para o Criador, faça acima do limite mediano. Dê o melhor no seu trabalho para o SENHOR e não se contente em ficar em cima do limite... Seja abundante.

3 ) - No conhecimento da Palavra:

(Colossenses 3:16) - A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com graça em vosso coração.

Quantos de nós separamos tempo abundante para meditarmos na Palavra do Eterno? O conhecimento abundante da Palavra so acontecerá quando separarmos tempo além do meio para dedicarmos a Sua leitura. Conhecemos ao SENHOR através de Sua Palavra. Quando mais a lermos, mais conheceremos a vontade de Elohim para nós.

4 ) - Na oração:

(I Tessalonicenses 3:10) - Orando abundantemente dia e noite, para que possamos ver o vosso rosto, e supramos o que falta à vossa fé?

(I Tessalonicenses 5:17) - Orai sem cessar.

Quanto a oração, acredito eu, que deva ser o momento em que mais somos medíocres. Conversando com muitas pessoas, elas dizem não orar como deveriam.

Alguns, não separam tempo para estar diante do SENHOR. Conseguem fazer de tudo, mas não conseguem orar. Vivem uma vida de oração totalmente medíocre. Se param para orar, o tempo é escasso, contadinho. Os pés de apressam para sair da presença do Senhor, afinal de contas, há tantas coisas para fazer...

Amados, acredito que o momento mais precioso que podemos ter nessa vida, é o tempo em que passamos com o SENHOR em oraçao e adoração.

A oração nos é o único meio pelo qual falamos com Ele. Conversar com o Criador e ouvi-lO deveria ser o momento mais importante, e mais esperado do nosso dia.

Mas não passamos de medíocres quanto a oração. Está na hora de deixarmos o meio e avançarmos para o mais abundante no tempo de oração.

Ouvi uma certa mulher dizer que ela não tem tempo de parar para orar. Levanta para o trabalho e sai de casa falando com o Eterno. Chega em casa, faz tudo o que precisa fazer e vai deitando falando com o SENHOR.

Não estou dizendo que é errado falar com o Senhor dessa forma. Devemos sim, afinal, devemos orar sem cessar. Mas o que pretendo dizer é que devemos separar um tempo de amor para o SENHOR. Um tempo não contado, um tempo onde iremos estar a sós com o Pai, e adora-lo, dizer o quanto o amamos... YHWH deseja passar tempo a sós com cada um de nós, mas nós não temos desejado isso. Ele tem se tornado segundo plano em nossas vidas. Oferecemos a Ele o que nos sobra. Isso é ter uma vida de oração medíocre. Fuja dela !

5 ) - Na fé e no amor:

(II Corintios 8:7) - Portanto, assim como em tudo abundais em fé, e em palavra, e em ciência, e em toda a diligência, e em vosso amor para conosco, assim também abundeis nesta graça.

A nossa fé, ainda que menos que um grão de mostarda, deve ser abundante. Sempre de fé em fé. Não devemos dúvidar, ou esmorecer.

Não podemos coxear. A nossa fé deve ser constante e abundante. E assim também no amor.

Amar o nosso próximo e até nossos inimigos já é bastante difícil, quem dirá pois amar abundantemente?

Amar sem fingimentos ( Rom 12:9 ), acima dos limites. Amar de todo coração.

6 ) - Nas ofertas:

(Provérbios 11:25) - A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.

(II Corintios 9:6) - E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.

(II Corintios 9:7) - Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

Certa vez ouvi de uma amiga uma frase que marcou minha vida. Ela se referia a nossa oferta ao Senhor, mas eu a aplico em tudo na minha vida.

"Quando ofertamos a Elohim de forma contadinha, Ele nos retribui de forma também contadinha. Mas quando ofertamos ao Senhor com abundancia, Ele nos retribui também com abundancia"

E é isso que o texto de II Cor 9:6 está nos dizendo. Aquele que semeia pouco ( seja na sua oferta ao Senhor, ou no seu tempo de oraçao, de leitura, no amor etc.. ) também colherá pouco.

Mas aquele que contribui de forma generosa, abundante ( em tudo ), colherá abundantemente.

Não há lugar para mediocridade na oferta ao Senhor. Não há lugar para mediocridade na vida de quem serve a Cristo.

Do mesmo modo, como devemos amar nosso próximo abundantemente, devemos também atender as necessidades de nossos irmãos de forma generosa.

Com amor não fingido, não com tristeza, porque Deus ama quem dá com alegria. A avareza não deve fazer parte de nossas vidas.

Aquele que atende, também será atendido.

(II Corintios 9:12) - Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Elohim.

7 ) - Na adoração:

(Mateus 26:7) - Aproximou-se dele uma mulher com um vaso de alabastro, com ungüento de grande valor, e derramou-lho sobre a cabeça, quando ele estava assentado à mesa.

Este é um exemplo maravilhoso de adoração verdadeira e extravasante.

Tenho-no aplicado em minha vida de adoração, pois entendi que o SENHOR está a procura de adoradores que O adoram em espírito e em verdade, e uma adoração extravasante, além de atrair o SENHOR pra mais perto, nos leva a uma intimidade profunda com Elohim.

Essa mulher, não mediu seus esforços. Nao se importou com o valor financeiro do unguento. Tudo o que ela queria era adorar.

Alguns discipulos preocupados com aquela atitude, indignaram-se, pois com com a venda desse óleo de estimado valor, poderia-se dar o dinheiro aos pobres. Mas a mulher não deu importancia ao que pensariam dela. Simplesmente adorou, abundantemente. Saiu da mediocridade, quebrou o vaso com óleo puro de Nardo e o derramou sobre Jesus.

Será que podemos comparar nossa adoração a essa atitude? Não será que nosso coração anda preocupado demais com outras coisas, ou até mesmo com o que irão pensar de nós, e estamos deixando a nossa adoração a Elohim no limite do mediano?

Adore, adore, adore a Deus de forma generosa. Entregue seu coração abundantemente ao Louvor dAquele que merece toda glória e toda honra.

Ele é Digno da sua adoração mais extravasante.

8 ) - Em toda boa obra

(II Corintios 9:8) - E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra.

Por fim, devemos abundar em toda boa obra. Tudo o que fizermos, seja parao SENHOR, seja para homens, devemos fazer abundantemente.

Lembra que medíocre também significa aquele que está entre o bom e o mau? Abundar em toda BOA obra, já nos mostra onde devemos andar.

A bondade é o nosso padrão.

O SENHOR não procura um adorador medíocre. Aliás, para esses há uma Palavra deixada por Jesus em Apoc 3.16 :

(Apocalipse 3:16) - Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

Que o Senhor ache em nós um povo abundante. Bondoso, fervoroso, para que não se cumpra em nós essa Palavra e sejamos por Ele vomitados.

Saia da Mediocridade. Ainda há tempo!!!!!