Meditando sobre o Amor

Qual o Grande mandamento da Torah?

Amar ao Eterno acima de todas as coisas:

(Mateus 22:37) - E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

(Mateus 22:38) - Este é o primeiro e grande mandamento.

(Marcos 12:29) - E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único Senhor.

(Marcos 12:30) - Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

Conferir:

(Deuteronômio 6:4) - Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.

(Deuteronômio 6:5) - Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.

E, amar ao próximo como a ti mesmo.

(Mateus 22:39) - E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

(Mateus 22:40) - Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

(Marcos 12:31) - E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

Conferir:

(Levítico 19:18) - Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.

(Mateus 22:40) - Destes dois mandamentos dependem toda a Torá e os profetas.

depender

(lat dependere) vti 1 Estar na dependência de: O negócio depende de combinação. 2 Estar subordinado ou sujeito a: Da obediência a essas prescrições dependerá o seu bem-estar. 3 Estar sob o arbítrio, domínio ou influência: A minha felicidade depende apenas disso. Você não depende de mim em coisa nenhuma. 4 Derivar, proceder, resultar: "A grandeza depende mais do caráter que da educação" (Rui Barbosa). 5 Estar ligado, fazer parte.

A Tora depende do amor. Ou Seja, Ela não caminha sem o amor. Só podemos cumprir a Torah do modo que agrada ao Senhor, se a cumprimos com amor.

Toda a Tora ( instrução ) é dividida em 2 partes:

1 – Relacionada ao Eterno

2 – Relacionada ao homem

Todos os mandamentos relacionados ao Eterno, como por ex: - Não adorar outros deuses, prestar culto somente a YHWH, separar o Dia do Shabat, etc... só podem ser cumpridos quando amamos ao Eterno de todo nosso coração.

Todos os mandamentos relacionados ao homem, como por ex: - Não matar, não adulterar, cuidar dos órfãos e viúvas, não mentir etc... só podem ser praticados quando amamos nosso próximo como a nós mesmos.

Quando Yeshua diz que a Tora depende do amor, Ele em algum momento anula a obediência a Tora, ao contrario, Ele demonstra que, cumprir torah sem amor não é o propósito de Elohim, e de nada vale.

Paulo afirma que sem o amor, nada vale a pena. ( I Cor 13 )

O Amor, é a plenitude da Tora. ( Rom 13:10 )

Todos os mandamentos relacionados ao homem, se resume em amar o próximo. Pois quem ama, não mata. Quem ama, não adulteria, com efeito, está cumprindo a Torah.

Resumir não é anular.

João 13:34 entolên kainên didômi umin ina agapate allêlous kathôs êgapêsa umas ina kai umeis agapate allêlous

João 13:34 Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.

O terno kainos – novo – refere-se à qualidade, a algo precedente, incomum ou previamente desconhecido, em contraste com neos, que tem referencia temporal, no sentido de recente, atual.

Por exemplo, quando um bebe nasce, podemos dizer que ele é um neos, bebe novo, daí vem o neonatal. Novo nascido. Ele é novo no tempo, não existia e veio a existir nesse tempo.

A Palavra kainos, faz referencia a algo que foi reformado para melhor, como por exemplo uma casa antiga que é renovada e fica ainda melhor.

Yeshua queria dizer: Eu melhoro o mandamento, coloco mais qualidade no mandamento:

Que vocês amame, como eu vos amei.

Ou seja, o mandamento de amar o próximo é um mandamento da Torah, mas Yeshua com sua própria vida demonstrou na pratica como devemos amar nosso próximo, se possível dar a vida pelo nosso próximo. Isso seria o mandamento novo de Yeshua.

Ele não invalidou a Tora com um mandamento diferente inexistente anteriormente ( neos ) como que substituindo a Tora, mas um mandamento já existente, porem com uma roupagem melhorada. Afinal, os fariseus diziam que devíamos amar nosso irmão, e odiar nossos inimigos. Mas esse mandamento não existe na Tora. Yeshua mostra que o verdadeiro cumprimento da Tora está em amar até mesmo nossos inimigos. Esse é o conceito do “novo” no verso de João 13:34

João 13:35 Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.

Confere:

(Deuteronômio 28:9) - O SENHOR te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR teu Deus, e andares nos seus caminhos.

(Deuteronômio 28:10) - E todos os povos da terra verão que é invocado sobre ti o nome do SENHOR, e terão temor de ti.

II João 1:4 Muito me alegro por achar que alguns de teus filhos andam na verdade, assim como temos recebido o mandamento do Pai.

5 E agora, senhora, rogo-te, não como se escrevesse um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros.

6 E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, que andeis nele.

Se o amor é o único mandamento que Yeshua deixou, e que deve ser cumprido, de quais mandamentos Yeshua está falando quando diz: (João 14:15) - Se me amais, guardai os meus mandamentos. ?

E se amamos a Ele, guardamos os mandamentos:

(João 14:21) - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

Mas que mandamentos são esses?

(I João 5:2) - Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. ( os mandamentos de Deus )

(I João 5:3) - Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.

(I João 2:6) - Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.

E como Yeshua andou?

(João 15:10) - Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

(João 15:12) - O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

Yeshua obedeceu ao Pai em tudo com base no amor. E é isso que Ele nos ensina, que tudo o que fizermos deve ser feito com amor.

(Deuteronômio 10:16) - Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz.

(Romanos 2:29) - Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.

(I Corintios 7:19) - A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus.

O verdadeiro circunciso, é aquele que cumpre os mandamentos, e não aquele que apenas tira a pele do prepúcio externo, na carne. Quantos são circuncisos na carne mas não amam a Elohim e não cumprem seus mandamentos?

Cumprir a Tora querer amor. Quem ama, guarda os mandamentos.

Andressa Bragança