PARA REFLETIR

O mal...Existe???

Um professor ateu desafiou seus alunos com esta pergunta:

Deus fez tudo que existe?

Um estudante respondeu corajosamente:

"Sim,fez!"

Deus fez tudo mesmo?

Sim,professor-respondeu o jovem.

O professor replicou:

Se Deus fez todas as coisas,então Deus fez o mal,pois o mal existe,e considerando-se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos,então Deus é mal.

O estudante calou-se diante de tal resposta e o professor,feliz se vangloriava de haver provado uma vez mais que a Fé era um mito.

Outro estudante levantou a mão e disse:

Posso lhe fazer uma pergunta,professor?

O jovem ficou de pé e perguntou:

Professor o frio existe?

Mas que pergunta é essa? Claro que existe,você por acaso nunca sentiu frio.

Na verdade,professor,o frio não existe.Segundo as leis da física,o que consideramos frio,na realidade é ausênsia de calor.todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia,mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia.O zero absoluto é a ausênsia total e absoluta de calor,todos os corpos ficam inertes,incapazes de reagir,mas o frio não existe.Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta calor.

E a escuridão existe? -continuou o estudante.

O professor respondeu:

mas é claro que sim.

O estudante respondeu:

Novamente o senhor se engana,a escuridão tampouco existe.A escuridão é na verdade a ausênsia de luz.Podemos estudar a luz,mas a escuridão não.O prisma de Newton decompõe a luz branca nas várias cores de que se compõe,com seus diferentes comprimentos de onda.A escuridão não.Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superficie que a luz toca.Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente neste local,não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente.

Finalmente,o jovem estudante perguntou ao professor:

Diga,professor,o mal existe?

Ele respondeu:

Claro que existe.Como eu disse no inicio da aula,vemos roubos,crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo,essas coisas são o mal.

Então o estudante respondeu:

O mal não existe professor,ou ao menos não existe por si só.O mal é simplesmente a ausência de Deus.É,como nos casos anteriores,um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus.Deus não criou o mal.Não é como a Fé ou o Amor,que existem como existe a luz e o calor.O mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações.É como o frio que surge quando não há calor,ou a escuridão que acontece quando não há luz.

(AUTOR DESCONHECIDO)

"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão,face a face,em todas as épocas da humanidade". Allan Kardec.

JOÃO PANTANEIRO
Enviado por JOÃO PANTANEIRO em 15/10/2009
Reeditado em 17/10/2009
Código do texto: T1866808
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.