A LENDA DO MONGE E DO ESCORPIÃO

Monge e discípulos iam por uma estrada e,quando passavam por uma ponte,viram um escorpião sendo arrastado pelas águas.O monge correu pela margem do rio,meteu-se na água e tomou o bichinho na mão.

Quando o trazia para fora,o bichinho o picou e,devido à dor,o homem deixou-o cair novamente no rio.Foi então a margem tomou um ramo de árvore,adiantou-se outra vez a correr pela margem,entrou no rio,colheu o escorpião e o salvou.

Voltou o monge e juntou-se aos dicípulos na estrada.Eles haviam assistido à cena e o receberam perpexos e penalizados.Mestre,deve estar doendo muito!Porque foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda!Picou a mão que o salvara! Não merecia sua compaixão! O monge ouviu tranquilamente os comentários e respondeu:

Ele agiu conforme sua natureza,e eu de acordo com a minha.

Esta parábola nos faz refletir a forma de melhor compreender e aceitar as pessoas com que nos relacionamos.Não podemos e nem temos o direito de mudar o outro,mas podemos melhorar nossas próprias reações e atitudes,sabendo que cada um dá o que teme o que pode.

Devemos fazer a nossa parte com muito amor e respeito ao próximo.

Cada qual conforme sua natureza,e não conforme a do outro.

(AUTOR DESCONHECIDO)

"No mundo,tereis tribulações-tende confiança;eu venci o mundo". JESUS

JOÃO PANTANEIRO
Enviado por JOÃO PANTANEIRO em 23/10/2009
Código do texto: T1882680
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.