MARIDO, MULHER, E. . . FILHOS = FAMÍLIA

No início da formação social da família, ‘a mulher coube a identidade reprodutora e, responsável pela execução de uma série de tarefas, conhecidas como trabalhos domésticos. Ao homem, como conseqüência, foram atribuídos trabalhos com características , positivamente valorizadas no mundo do trabalho, como : racionalidade, perspicácia intelectual, pensamento lógico, capacidade e interesses profissionais e políticos e... força. Às mulheres, foram atribuídas a intuição, a fragilidade, a abnegação, a docilidade, a sensibilidade, entre outras, supostamente fundamentais, para o bom andamento no espaço doméstico e que foram definidores da identidade feminina. Em decorrência disto, durante muito tempo a definição da identidade feminina caminhou, paralelamente a uma maciça discriminação das mulheres; uma vez que, a partir disso lhe foram negadas todas as capacidades socialmente valorizadas e que sempre garantiram a primazia dos homens na vida pública. E, H O J E ???

Apesar do grande avanço da mulher no mercado de trabalho, agora, veladamente, ela continua a desempenhar o papel de reprodutora de filhos com todas as mesmas responsabilidades anteriores na constituição familiar e . . . cabe-lhe mais, a cooperadora no aumento do salário que só o marido colocava em casa . Atirou-se a mulher, no mercado de trabalho com todo afinco, conseguindo, num curto espaço de tempo , completar as lacunas existentes, não preenchidas pelo homem. Revelou-se muito capaz de assumir os mais variados cargos, chegando até, a ganharem mais que os maridos. Só que, ainda continua a sofrer discriminações na sociedade, onde os seus salários são sempre mais baixos do que os dos homens, trabalhando num mesmo cargo.

E, NA FAMÍLIA ???

A função de esposa, de mãe continua sendo a mesma em muitos casos, onde o marido não corresponde ‘a sua disposição de bravura, continuando no mesmo ritimo , quer dizer, os filhos são cuidados só pela mãe e suas obrigações se transformaram em algo acima de suas forças. Inclusive fica para ela a grande missão de instruir os filhos na educação, nos estudos e no respeito e na moral, que hoje em dia está tão carente na vida do lar. A função de esposo, para muitos homem, continua as mesma, mesmo com todo o esforço da companheira. Claro que, graças a Deus existem exceções, alguns esposos, que verdadeiramente amam a esposa e a família, conheço vários, reconhecem o esforço da companheira e, também se tornam responsáveis pela manutenção, constante, da casa e dos filhos.

COMO SOMOS ?

É´, a psicologia da mulher e do homem são diferentes no comportamento dentro do casamento. Por isso, é bom que não esqueçam, nunca, a necessidade do diálogo franco e aberto no dia a dia da vida. O devido respeito de um para com o outro e de ambos para com os filhos é super importante . Ambos são diferentes porque foram criados para se completarem, segundo os planos do Criador, no casamento e na doce missão de reprodutores dos seus filhos. Deus poderia dispensar-nos dessa sublime missão ; poderia colocar no mundo toda a população existente, sem necessitar da nossa ajuda. Mas... Ele, por amor, deixou-nos essa missão maravilhosa que, só não damos valor se formos ingratos ao Seu amor. Cada um deve estudar o outro sempre, durante toda a vida a dois pois, o ser humano é um poço de surpresas e de superações. Sempre temos algo mais a partilhar com o outro. Por isso o namoro, por isso o noivado, para se conhecerem e, estarem prontos a adivinharem o que o seu par pensa, do que ele, ela, gosta e respeitar tudo com muito amor e... fidelidade.

Assim se evitam os transtornos, os desentendimentos na vida a dois, os atritos e a coragem de ceder, sempre que for para que ambos continuem se amando e... aos seus filhos. Quem ama de verdade... a tudo tolera em nome desse amor verdadeiro... Quando não se toleram, é possível também, que não se amem mais... nem aos filhos... E... pior ainda, saírem da casa por outro falso amor, quebrando o juramento feito diante de Deus. “ Eu João te recebo, Maria por minha mulher e, te prometo ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-te e respeitando-te, todos os dias da minha vida. Tudo isso também a mulher jura para o marido. -Lembram-se desse Juramento, que fizeram, um para o outro, diante do altar de Deus, no dia do tão esperado casamento ? Que tanto vocês sonharam?????????????????????????????????

Bene - 29/10/2009 - ( b. g. j. ) - DEUS É BOM !!! DEUS É FIEL !!! -