NATAL SOLIDÁRIO

  Repassado do site dos Correios do Brasil

  http://www.correios.com.br/institucional/conheca_correios/acoes_cidadania/papai_noel.cfm
 
 
Projeto Papai Noel dos Correios - 2009
O que é:
O Projeto Papai Noel dos Correios é uma ação corporativa, desenvolvida em todas as 28 Diretorias Regionais, que tem como foco principal o envio de carta-resposta às crianças que escrevem ao “Papai Noel”. O objetivo central é manter a magia do Natal.

Além de estimular a redação de cartas manuscritas pelas crianças, o projeto visa atender aos pedidos de presentes de Natal de crianças em situação de vulnerabilidade social, estimular o voluntariado dentro e fora da empresa e incentivar a solidariedade dos empregados e da sociedade.

  
A quem se destina?
O destinatário do projeto é a criança de até 10 anos que envia pelos Correios uma cartinha ao Papai Noel. As cartas que partem das comunidades carentes em todo o País são separadas e colocadas à disposição da sociedade para quem quiser adotá-las. Ou seja, nem todas as crianças carentes serão necessariamente atendidas.

  
 
Como é feita a triagem?
Para adoção, será dada prioridade às cartas escritas por crianças que não tenham sido contempladas com presentes no ano passado, que contenham pedidos de brinquedos e que indiquem condição socioeconômica familiar condizente com o projeto.

Serão descartadas as correspondências que não contêm remetentes ou as com endereços repetidos. Portanto, não adianta mandar mais de uma carta, pois não se trata de sorteio. Assim, é importante o correto preenchimento do nome e endereço do destinatário, com CEP. Cartas de adultos não são atendidas, bem como pedidos de medicamentos, celular, MP3, DVD, notebooks e afins. Os critérios de atendimento de pedidos são razoabilidade e possibilidade.
Cada Regional tem um método de trabalho para classificação e seleção das cartas destinadas para adoção, considerando diversos fatores, tais como: tamanho da área abrangida, número de correspondências, número de adoções, número de voluntários envolvidos, etc.
Prazos
Participarão do projeto as cartas recebidas até 5/12/2009.
Todos os esforços serão feitos pelos Correios para que tanto os presentes doados quanto as respostas às cartas das crianças sejam entregues até o dia do Natal.

Quem pode colaborar?
Todas as pessoas da sociedade podem colaborar, tanto como voluntários para auxiliar na leitura e triagem das cartas, como para adotar um pedido. Para isso, basta entrar em contato com a “Casa do Papai Noel” de sua região         

Histórico do projeto
O projeto no formato atual existe desde 1997, embora ações isoladas deste tipo nos Correios tenham sido registradas há mais de 20 anos. Atualmente, envolve empregados voluntários dos Correios em todo o Brasil, com a colaboração também de voluntários da sociedade. Não possui caráter político, religioso, partidário ou comercial.

Números
Desde a criação do projeto o número de correspondências vem aumentando, embora não seja esta a meta dos Correios. Abaixo, os dados dos últimos quatro anos:
Ano
Cartas recebidas
Cartas respondidas
Cartas adotadas
2005
395.183
145.474
130.655
2006
501.605
177.549
226.934
2007
792.760
231.552
357.971
2008
1.078.711
365.446
464.481
Informações para a Imprensa
Números em todo o Brasil (balanço geral) são divulgados pela assessoria de imprensa em Brasília.
Números por região podem ser obtidos junto às assessorias de comunicação dos Correios em cada Estado.
 
 
Transcrevo em parte uma carta de um menino carente de minha cidade.


São Bento do Sul, 10 de outubro de 2009.
 
Querido Papai Noel

Meu pai está desempregado, ele não consegue trabalhar porque está muito doente.

Minha mãe trabalha como doméstica  e ganha pouco menos de um salário mínimo, chegamos a passar fome às vezes.

Ela sustenta a família: meu pai, mais 2 irmãs, 2 irmãos e eu.

No ano passado eu mandei uma cartinha para o Senhor pedindo uma bola de futebol.

Minhas irmãs também mandaram cartas, só que não fomos atendidos, talvez o Senhor não tenha achado o endereço pois moramos muito afastados do centro da cidade.

Ficamos tristes é verdade, mas compreendemos pois o Senhor tem  muitas cartas para atender, por isso este ano estamos mandando nossos pedidos de presentes que acho que irão ser atendidos.

Eu gostaria de ganhar um carrinho de brinquedo, aquele de bombeiro que eu vi numa loja do calçadão, e se possível uma calça jeans, a que tenho tá rasgada e velha.

Meus irmãos e irmãs também pediram brinquedos e roupas.

Vou escrever o endereço na cartinha, com o nome do bairro e a rua onde moramos, não tem número, a casa é pequenina, sem pintura e não tem chaminé, mas o Senhor pode entrar pela porta da frente que eu estarei esperando na sala.

Não se esqueça de nós querido Papai Noel.

Feliz Natal.

Obrigado deste seu amigo Gabriel.


____________________________________________

Visite meu Blog:  http://poeteiroderua.blogspot.com/