Seu maior desafio...

No texto de Machado de Assis intitulado "Um cão de lata no rabo", um concurso é aberto a grupos de estudantes para que desenvolvam textos acerca do tema que é o próprio título. Sem dúvida, um desafio fora lançado, acompanhado de uma idéia do tipo: "mostrem-me o que vocês podem fazer !!!". No conto, o tal concurso rendeu vários bons trabalhos, dentre os quais, três foram julgados excelentes, pois apresentaram-se em dissertações com estilos totalmente diferentes, mas igualmente brilhantes.

Nossa vida é feita de desafios, e nós precisamos ser desafiados por terceiros ou nós mesmos, seja para sairmos do ócio e fazermos algo prazeroso, ou para mostrarmos a nós mesmos que podemos, e que mesmo que o resultado não seja o esperado, ainda sim, houve resultado.

Não existe esforço vão, tudo é crescimento, é aprimoramento, é experiência adquirida.

O desafio pode estar no aluno que estuda para a prova, no mecânico que testa o motor, no pedreiro que ergue o edifício.

Há desafio na vida da dona de casa que dá remédio e banho para baixar a febre do filho, do advogado dativo que defende o homicida confesso, do juiz que tem que escolher entre a lei ou bom senso.

Para quem vive na miséria, o desafio é sobreviver; para quem vive no luxo, o desafio é não falir.

O desafio do doente é a reabilitação, o do médico é a obtenção da cura para a enfermidade, o do bombeiro é salvar a vida alheia sem perder a própria.

O desafio do crente é não sucumbir ao pecado, o do sacerdote é arrebanhar mais fiéis e pregar a palavra.

Contudo, ninguém precisa ficar esperando inerte que outros lancem desafios, basta pegar aquele desafio que está aguardando, todo desafiador dentro de nós mesmos e que vem sendo há tempos adiado.

O objetivo é seguir tentando, e no final, rir por ter conseguido, chorar por ter faltado pouco ou recomeçar do zero, com mais força de vontade.

E assim, nunca se acomodar, não ficar parado vendo o tempo passar; continuar seguindo adiante, pois os desafios esperam para serem enfrentados.

BORGHA
Enviado por BORGHA em 17/12/2009
Reeditado em 21/12/2009
Código do texto: T1982590
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.