Discurso de Formatura
   
      Encerramos a primeira etapa.
     Hoje vocês dizem adeus ao que era seguro: o colégio, os antigos amigos, a rotina de anos, e partem para uma nova viagem na vida, em busca do futuro, da segurança verdadeira, do crescimento intelectual e pessoal.
     Hoje é um dia de festa, mas para que esta festa acontecesse, muitas lágrimas desceram no rosto, muitos suores escorreram no nervosismo das provas, angústias diante das avaliações que decidiriam o destino de cada um de vocês. E vocês conseguiram. Enfrentaram seus monstros pessoais, seus problemas internos e buscaram seus objetivos com a garra de quem quer vencer.
     A primeira etapa foi conquistada, mas a jornada ainda não chegou ao fim. Os novos horizontes estão aí, próximos, tirando o sono de vocês. Mas não querem só sonhar, é preciso transformar os sonhos em realidade, por isso diminuir as horas enrolados em cobertas, com a cabeça no travesseiro é preciso. A realidade é feita de sonhos, mas os sonhos, se não realizados, tornam a realidade mais difícil do que realmente é. Devemos, pois, persegui-los, mas não viver deles. Christopher Reeve disse certa vez que “Sonhos: Temos tantos que no início parecem impossíveis. Com o tempo eles parecem improváveis. Quando temos força de vontade, logo eles se tornam inevitáveis”.
     Renunciar a muitos momentos de diversão para chegarem até aqui foi necessário, mas não pensem que não precisarão mais dizer não às festas, e baladas, e momentos de descontração daqui para frente, pois muitos e piores momentos de renúncia virão. Portanto se querem vencer, ou melhor, serem aprovados na escola da vida, a dedicação será fundamental para a construção do profissional competente e do bom cidadão.
     Hoje é um dia feliz, ao mesmo tempo triste para mim. Afinal foram quatro anos de convivência, de brigas, de risadas, de conselhos, de piadas, de crescimento, de amizade. E agora, eu já sinto saudade. Hoje perdi alunos, mas ganhei, em cada sorriso, a amizade e o respeito.
     Parabéns a todos vocês pela primeira de muitas conquistas.
      Desejo a todos muito sucesso em suas escolhas. E meu muito obrigado por fazer parte desta linda historia.