A MULHER COM HEMORRAGIA E A FILHA DE JAIRO

Ev. Matheus 8, 18-2

Lendo esta passagem , vemos e sentimos uma realidade que, para os que não creem, fica difícil de sentir a sua verdade. Só mesmo aqueles que acompanham as narrações dos Apóstolos, Matheus, Marcos Lucas e João e as cartas de Paulo, é que fortificados pela fé, conseguem enxergar e sentir , vivendo cada momento narrado por eles, sobre os atos de Jesus. Neste Evangelho, constatamos o poder da fé de uma mulher que sofria há doze anos de uma hemorragia constante e já incurável. Desesperada acompanha aquela multidão que ia com Jesus para a casa de Jairo, que havia pedido a Jesus que salvasse a sua filha única que estava para morrer. E, cheia de fé, com muita dificuldade para chegar perto de Jesus, não desiste e, ao se aproximar, com muito esforço e coragem, O toca, pensando :- “ se ao menos lhe tocar o manto estarei curada.. E, determinada, faz isto acontecer, toca suavemente o manto com muito esforço. Mesmo assim, com todo o cuidado em não importuná-lO . Ele percebe e pergunta quem O tocou, a mulher, com toda a humildade lhe diz que fora ela e conta o seu problema e, Jesus lhe diz :- “ Filha, a tua fé te salvou, vai em paz.”

Agora, vejamos um outro detalhe. No momento em que ela toca o manto, Jesus caminhava na direção da casa de um cidadão chamado Jairo, que havia implorado a que Ele salvasse a sua filha única, de doze anos que estava morrendo. Por isso deveria estar, como qualquer um de nós, muito ansioso por que chegassem logo ‘a sua casa, sem interrupções, como aquela provocada pela mulher. Porém esse detalhe não existiu. Matheus e os outros evangelistas, contam o fato mas nada dizem a respeito de Jairo reclamar que fossem depressa salvar a sua filha,, que não deviam se atrasar. Se ele estava inquieto, preocupado, se reclamava, pensando só em seu problema ou se se arrogava ao direito de ser atendido primeiro , porque chegou primeiro, como nós, muitas vezes fazemos nos lugares em que chegamos, e, até mesmo com Deus.

Aí, nós devemos entender o porque Deus nunca pode nos atender da forma e no tempo que pedimos e queremos. Só Ele, que tudo sabe, pode nos atender no momento certo, nos pedidos que lhe fazemos. Nem sempre da forma que queremos, para nossa surpresa, da maneira que Ele sabe que é a que precisamos. Assim, devemos entender as Suas demoras em nossos pedidos. `À s vezes ficamos, completamente, desanimados com nossos problemas tão pequenos, ínfimos , em vista dos doze anos de sofrimento daquela mulher e, da morte de uma filha única de doze anos, como a de Jairo.

Como CRISTÃOS VERDADEIROS (com letras maiúsculas), devemos lutar contra essa nossas reações, que ‘as vezes nos enfraquecem a fé, tornando-nos ainda mais vulneráveis, para com os problemas que surgem na nossa vida, que nós mesmos os criamos ou... que outros criam para nós. Cada um e cada uma de nós (homens e mulheres), deve-se preocupar de crer muito e cumprir os compromissos da fé que abraçamos ao nos declararmos cristãos. Com a Fé, com a Verdade, com a Fraternidade, com o Perdão e com . . .a PAZ !!!

Bene – ( b. g. j.)-- DEUS É BOM!!! DEUS É FIEL!!! - 10/02/2010