TEMPO DE QUARESMA

Entramos, após o carnaval, no tempo da quaresma, isto é, de vivermos quarenta dias com Jesus num deserto, mesmo sem deixarmos de cumprir com as nossas obrigações diárias; tanto em nossa casa, como no trabalho, na escola, onde estivermos. É o tempo de reflexão, de levantamento de dados ,que devem ser apurados e direcionados para os devidos lugares. É tempo de examinarmos os nossos passos até aqui e termos a coragem de mudar tudo aquilo que praticamos de maneira errada, ou com displicência, deixando-nos levar pelos valores materiais do mundo. Jesus nos fala da esmola, dos pobres , dos desamparados, dos que não têm o que comer, o que beber, o que vestir; dos que não têm o reconhecimento de uma minoria abastada, que não aprende dividir, a partilhar seus bens. A esmola é um meio de repararmos as diferenças gritantes, existentes em nosso querido país e no mundo todo. Que só estará agindo como Jesus ensinou, na hora em que , os que podem , interessarem-se pelos que não podem. Não é dando as migalhas que lhes sobram mas, colaborando junto com uma esmola digna e, promovendo a pessoa humana, ajudando-a a sair da situação em que está vivendo.

Jesus nos fala, depois, sobre a necessidade de orarmos, de mantermos com a linguagem da oração, o nosso contato com Deus , nosso Criador, num recolhimento espiritual mesmo no dia-a-dia; em casa, no trabalho, na escola, no trânsito, em todos os lugares. Meditando em silêncio e falando com o Pai sobre os nossos objetivos e propósitos. Ele é Onipotente, Onipresente e Onisciente:- tudo pode, tudo vê e tudo sabe mas... Ele quer ouvir-nos sempre. É na oração que conseguimos esse momento sublime, em que somos colocados em seu colo amoroso e, ali, ouvidos e entendidos pelo seu amor. A oração nos transporta, embora continuemos no mundo, para o diálogo confortante e animador para o nosso espírito. Assim, como nosso corpo material necessita do alimento que se transforma em energia; o alimento do espírito nos vem através do contato com o Deus maravilhoso, que nunca nos abandona, como suas criaturas que somos.

E, quando se fala em Jejum e Abstinência da carne e da pouca alimentação, que hoje a Igreja prevê apenas para dois momentos :- na Quarta feira de cinzas,. abertura da “quaresma” e na Sexta feira Santa, que nos relembra a morte de Jesus, após o horrível sacrifício para livrar a humanidade inteira do pecado que mata, que aniquila, que desestrutura o nosso espírito e nos leva por caminhos tortuosos e perigosos durante a nossa vida. Mas, o que a Igreja quer com isso, é nos alertar, abrir os nossos olhos e o nosso coração, para as realidades que que vivemos neste mundo tão desigual. Para uma grande maioria que vive mas... que sua dignidade humana não é respeitada; lhe é usurpada, lhe é tirada. Vivem em condições as mais dolorosas, onde lhes falta todo o essencial para sentir-se, pelo menos, satisfeita por estar viva e com os seus direitos respeitados. Quaresma quer dizer 40 dias, mas o que Jesus nos ensina é um tempo inteiro da nossa vida, voltada para a caridade, dom que nos move e comove, diante dos momentos onde a injustiça predomina e, totalmente cega, embora veja, procura ignorar tudo, quando é para tirar aqueles que não têm voz e nem vez, da situação deprimente em que vivem. O mundo só será melhor e como Deus idealizou, quando todos entenderem as mensagens de Jesus e, se despirem do orgulho, da vaidade e da ganância, que matam.

-QUARESMA E’ TEMPO DE REFLEXÃO – E’ TEMPO DE PERDÀO –

-É ’ TEMPO DE DOAÇÃO-.

-É’ TEMPO DE VIVER MOVIDO PELO CORAÇÃO. AMEM !!!

DEUS É BOM !!! DEUS É FIEL !!! - Bene-(bgj) – CTBA. 18/02/2010