Podemos construir nosso manual de vida, antes mesmo de viver.

Para todo equipamento novo que compramos notamos que junto a ele vem sempre um manual, sim, um manual de instruções, o que é e como funciona o aparelho, o que fazer e o que não fazer com ele, enfim tudo que você precisa para tê-lo por longa data em perfeito funcionamento.

Na vida existe algumas diferenças, nosso primeiro manual é vivo e nos ensina como cuidar de nossa mente e do nosso corpo. Nossos pais exercem essa função ao orientar a partir de cada ação, muitas vezes nos alertando dos riscos que corremos fazendo determinados tipos de atividades.

Quando crescemos passamos a ter duas opções:

Aprender com a vida;

Aprender com os outros.

Já vi muitas pessoas orgulhosas de tudo que aprenderam com a vida e sem dúvida a vida ensina muiti, a questão é, a vida não tem didatica, quando ela precisa te ensinar algo ela vem e te mostra na maioria das vezes de forma dura o que era para você já ter aprendido, sendo assim, se aprende muito com a vida, mas devido ao choque que ela traz em seus ensinamentos o ideal seria aprendermos mais uns com os outros.

É fato que cada cabeça uma sentença e cada vida tem suas diferenças, mas se nos esforçacemos mais para aprender com a história dos outros limitaríamos o número de vezes onde a professora vida entra em ação, dessa forma poupando você de alguns ensinamentos, afinal, basta ver a cara de dor de alguém que foi picado por uma abelha para descobrir que é bom não brincar com elas ou você prefere sentir na pele?

Portanto, leia mais, ouça mais, pergunte mais, ao seu lado pode estar uma história que evitará que você passe por algo que não gostaria lá na frente.

Um forte abraço e que nossas pegadas sejam marcas de um caminho de sucesso,

Rafael Régis Somera