NÃO PROFANAR O QUE É SANTO - Mat. 7, 6 - 12

Jesus nos alerta neste trecho do evangelho de Mateus, a que nos preocupemos em honrar aquilo que é Santo. Não devemos aceitar as banalizações sobre as coisas de Deus. São muito comuns nestes dias em que vivemos. É muito fácil nos depararmos com pessoas que desrespeitam e fazem pouco caso de coisas relacionadas a Deus. Por exemplo, as piadas contadas em ambientes os mais diversos, na mais completa falta de respeito ao Deus no qual cremos e, aos que crêem e são obrigados a ouvirem calados, pedindo ao Senhor que os perdoem por tais atitudes. Também na televisão, nos jornais, no rádio, nas revistas, todos querem tentar fazer o povo rir. Falam de padres, de freiras, de pastores, dos crentes; sempre daqueles que se preocupam em viver e divulgar o Plano Salvífico do Pai. Sabemos que existem aqueles que erram, mesmo sendo padres,pastores e aqueles leigos que, também, cometem suas faltas. Não podemos nos fundamentar nesses raros casos generalizando, como se todos fossem iguais...Temos , se cremos nas coisas do Pai, que tomar atitudes, evitando as blasfemias tão comuns nos dias de hoje mas sim, nos preocuparmos com as nossas atitudes, através das quais,poderemos levar os que fazem parte da nossa vida, a também também amarem a Deus e respeitá-lo na altura que Ele merece.

E, quando Jesus nos fala:- “ Não profanar o que é Santo”, quer nos dizer, também, não destruam o coração do ser humano, tornando tudo tão banal, ficando aqueles que são atingidos, como que anestesiados para as coisas de Deus e, se calam, aceitando tudo sem reação . Aos que perseveram na fé, Jesus diz:- “Tudo o que pedires ao Pai em meu nome, Ele vos concederá; procurai e achareis; batei e as portas se abrirão. Se vocês que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus, tudo vos dará..” Muitos, esquecem Deus e, cuidando só do que é material na sua vida, desprezam a vida do espírito que é muito mais importante. São nos momentos em que nos recolhemos em nosso coração e , buscando ali a humildade e a usamos, é que Deus nos provê de tudo o que necessitamos. Esse nosso coração não pode ser contaminado com as coisas que o enfraquecem e nos permitem a aceitar e viver certas situações no mundo, que nos atingem todos os dias.

Temos que policiar os nossos procedimentos, não embarcando nas coisas que nos afastam do bem; fazendo o que os outros fazem, porque é “engraçado”, porque faz as pessoas rirem, usando e abusando da Bondade de Deus, como as pessoas que não seguem os conselhos de Jesus, fazem. Se dizemos que cremos no Plano de Salvação, trazido a nós por Jesus, ao preço da sua própria vida, temos que testemunhar com as nossas atitudes, agindo de maneira diferente daqueles que não crêem. Temos que ter a coragem de nos portarmos fielmente às nossas crenças, sendo sério , não rir e ser verdadeiro ao dizer que não gosta das piadas ou do que foi falado em tom de gozação. Temos que nos manter fiéis ao nosso Deus tão misericordioso, pregando e vivendo os seus ensinamentos. Com educação e humildade, teremos forças para agirmos com coerência sobre aquilo que cremos e participarmos da conversão de muitos irmãos. DEUS É BOM !!! DEUS É FIEL !!! - Bene - (Ctba) - ( b. g. j.) - 08/04/2010