UM HOMEM DE SUCESSO

Ben Carson é um homem de sucesso. Ele já escreveu alguns livros onde conta como conseguiu obter tanto sucesso. No seu livro “A Grande Visão”, ele ensina muitas lições de vida.

Ele é neurocirurgião pediátrico e tinha apenas 33 anos quando fez uma cirurgia de separação de irmãos siameses que o tornou famoso. Nessa época ele se tornou Diretor de Neurocirurgia Pediátrica do hospital mais importante dos Estados Unidos (John Hopkins).

Ele conta que sua mãe, Sonya Carson, nasceu em uma família grande e extremamente pobre, a penúltima de 24 filhos. Ela passou a maior parte de sua infância pulando de um lar de adoção para outro. Quando ela tinha apenas treze anos, conheceu o pai de Carson e casou-se com ele – um homem mais velho que prometia salvá-la da pobreza. Mais tarde, ela descobriu que seu marido era contrabandista e traficante e, além disso, ele tinha outra mulher e filhos.

Quando Ben tinha oito anos, seu pai partiu de repente e abandonou totalmente a família. Sua mãe ficou com dois filhos para criar sozinha. Para piorar, ela nunca tinha tido nenhum emprego e sua formação escolar não passava da 3a. série primária incompleta.

Carson conta no seu livro que, quando era criança, ele era talvez um dos piores alunos que se podia ter. Aliás, seu apelido era orelhudo. Quando estava na 4a série, suas notas estavam péssimas em quase todas as matérias. Sua mãe ficou arrasada. Ela trabalhava em três empregos como doméstica e sabia que a vida não tinha muito para lhe oferecer. E ela estava vendo seus dois filhos seguindo pelo mesmo caminho.

A Sra. Carson não sabia o que fazer. Então orou, pedindo a Deus para lhe dar sabedoria, para que seus filhos compreendessem a importância que o estudo tinha no seu futuro. Deus lhe deu a sabedoria: desligar a televisão. Dali para frente, ela deixaria seus filhos escolher dois ou três programas para assistir durante a semana. Em todo o resto do tempo livre, eles deveriam retirar dois livros por semana da Biblioteca Pública, fazer um resumo por escrito e entregar para ela. Carson ficou extremamente descontente com essas novas regras. Todos seus amigos ficavam lá fora, se divertindo.

Alguns meses se passaram. Quando ele estava na 5a série, ainda era o orelhudo da classe. Ninguém sabia sobre o seu novo hábito de leitura. Um dia o professor de Ciências entrou na classe e mostrou uma pedra negra brilhante. Ele perguntou: "Será que alguém sabe me dizer o que é isso?"

Carson nunca tinha levantado o braço. Achou que um dos melhores alunos fosse responder. Mas, nada. Quando ele viu que ninguém ia levantar, pensou: “Essa é a minha grande chance.” Então, levantou a mão e todo mundo virou espantado para olhar para ele. Então ele respondeu: “é uma pedra obsidiana”. O professor disse: "Está certo! É uma obsidiana."

E Carson continuou explicando que a obsidiana é formada pela erupção vulcânica. E deu vários outros detalhes sobre essa pedra. Seus colegas não conseguiam acreditar que toda aquela informação geológica estava saindo da boca de um orelhudo.

Então ele pensou: “Carson, você sabia a resposta porque leu todos aqueles livros. E se você lesse livros sobre todas as matérias? Será que então você não saberia mais do que todos esses alunos que caçoam de você?”

Daquele dia em diante nenhum livro ficou a salvo dele. Lia tudo o que estava ao seu alcance. Quando tinha cinco minutos livres, aproveitava para ler. Quando ia para o banheiro, aproveitava para ler. Quando esperava o ônibus, aproveitava para ler. Depois de um ano e meio, esse menino negro, pobre e burro deixou de ser um dos últimos da classe para ser um dos primeiros.

Ele conta que uma das primeiras lições de vida e de sucesso ele próprio aprendeu através desses acontecimentos, quando tinha seus 14 anos. Ele reconheceu que agora que era um dos primeiros da classe, ele tinha a mesma inteligência de quando ainda era um dos últimos. A única diferença era que, na 5a série, ele achava que era burro e por isso agia como um burro e não se saía bem. Já na 7a série, ele achava que era inteligente, por isso agia como alguém inteligente (estudando bastante) e se saía bem. Ou seja, ele descobriu que sempre foi capaz de ser inteligente, mas nunca antes havia se dedicado para desenvolver sua inteligência.

Ele agora sabe que não só ele, mas todas as pessoas têm grandes potenciais a serem explorados. Essa é uma das importantes lições de vida que ele passa para todos nós. Ele diz assim: “Todas as pessoas têm talentos e qualidades com que contribuir.”

O filme "Mãos Talentosas - A História de Ben Carson (Gifted Hands)" conta mais sobre a vida deste homem de sucesso.